sexta-feira, 31 de maio de 2013

Seedorf vai a campo

 O craque Seedorf participou do treino técnico desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão, sob chuva fina, e estará em campo contra o Cruzeiro amanhã. É um grande alívio para os botafoguenses, pois sabemos da importância do holandês para o time.
 O meia Fellype Gabriel fez exercícios na academia e continua sendo dúvida para o jogo deste sábado.

Saudações alvinegras.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Notas Curtas

- O Botafogo não foi avisado com antecedência sobre não poder utilizar o campo anexo do Engenhão para treinamento nesta quinta-feira. Simplesmente o Comitê Organizador Local (COL) cedeu o local para a seleção inglesa realizar seu treinamento e tivemos que treinar em General Severiano;  

- Estava previsto o retorno do Presidente Maurício Assunção ao clube nesta quinta-feira, após um período licenciado em virtude de problemas de saúde de seu pai;

- Continua sem definição a situação de Dória. Minha torcida é, claro, que ele permaneça, mas caso isso não seja possível, em virtude da situação financeira do clube, espero, como já havia dito antes, que não o liberem para outro time brasileiro;


- Seedorf treinou nesta quinta-feira com os reservas e aumentam as chances de sua participação na partida de sábado, contra o Cruzeiro, em Volta Redonda.

Força Marinho Chagas!

 Desejo pleno restabelecimento a Marinho Chagas, que se encontra internado na UTI de um hospital de Natal, com infecção pulmonar.
 Marinho, apelidado de o “Bruxa”, atuou pelo Botafogo de 1972 a 1976, tendo defendido a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, quando foi eleito o melhor lateral esquerdo da competição.

 Sua estreia pelo alvinegro foi em 1972, contra o Santos, que tinha Pelé, e Marinho marcou o gol do Botafogo no empate em 1x1, na partida em que teria dado um lençol no rei.

Saudações alvinegras.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Botafogo 2x1 Santos - 2ª rodada do Brasileiro

 O Botafogo conseguiu a primeira vitória no Brasileiro superando o Santos, em Volta Redonda, por 2x1. A vitória foi muito importante, conquistamos os três pontos, mas não tivemos uma boa apresentação, sobretudo no 2º tempo. Seedorf não atuou em virtude de uma amigdalite.
 O jogo começou de forma bem lenta. Marcamos o primeiro gol após roubada de bola no meio de campo, quando Júlio César avançou pela esquerda, invadiu a área e tocou de calcanhar para Lodeiro chutar da entrada da grande área. O goleiro defendeu parcialmente e a bola sobrou para Fellype Gabriel, na entrada da pequena área, tocar de cabeça para as redes. 
 A partir do gol o time alvinegro se soltou mais. Andrezinho recebeu uma bola livre na grande área, dominou e cruzou na medida para Antonio Carlos cabecear, mas o goleiro se esticou para evitar o gol.
 Rafael Marques, que já havia arriscado um chute de fora da área com o goleiro mandando para escanteio, arriscou outro, com a bola tocando no zagueiro e encobrindo o goleiro: 2x0 Botafogo. 
 Fellype Gabriel rendeu, neste 1º tempo, muito mais que nas duas últimas partidas do time, assim como Lodeiro. 
 No 2º tempo recuamos, assim como ocorreu contra o Corinthians. Demos campo ao Santos, buscando encaixar um contra ataque, mas conseguimos apenas tomar sufoco do adversário. 
 A melhor chance que tivemos nesta etapa foi em jogada de bola parada, quando houve lançamento na área e Bolívar cabeceou com muito perigo, rente à trave, porém para fora. 
 O Santos quase marcou quando, em jogada pela direita, o lateral chutou buscando o ângulo e a bola bateu no ferro que sustenta a rede. 
 Depois falhamos na marcação, um atacante avançou pela esquerda e enfiou para Montillo, que livre e em condições marcou o gol. Depois, em nova falha de marcação, o mesmo Montillo recebeu novamente livre dentro da área e, na frente de Renan, chutou para fora.
 Vitinho entrou no início do 2º tempo no lugar de Fellype Gabriel, que sentiu um incômodo na coxa,  mas somente conseguiu algumas boas jogadas no fim da partida. 
 Renato substituiu Andrezinho, para fechar o meio, mas a marcação não funcionou bem. Andrezinho, em minha opinião, destoou do restante da equipe. Errou muitas jogadas e parecia sem ritmo.
 No fim do jogo André Bahia entrou no lugar de Lodeiro.
 As falhas de marcação no 2º tempo me fizeram ficar preocupado com a possível negociação de Dória.
 O Botafogo jogou com Renan, Lucas, Bolívar, Antonio Carlos e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel (Vitinho), Andrezinho (Renato) e Lodeiro (André Bahia); Rafael Marques.
 Valeu pela vitória e pelos três pontos e agora é preparar para a partida de sábado contra o Cruzeiro, que hoje empatou em 2x2 com o Atlético/PR.


Saudações alvinegras!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Campanha pelo Engenhão

 Foi publicado pelo site UOL ontem que a torcida do Botafogo está fazendo uma campanha, via Twiter, para que o clube possa voltar a utilizar o Engenhão.
 Nesta  terça-feira o lateral Júlio César aderiu à campanha da torcida. O técnico Oswaldo de Oliveira também apoiou a iniciativa dos torcedores.
 A torcida também está marcandovia Facebook, um abraço no estádio para o dia 08 de junho, às 15 horas (leia aqui a matéria do UOL).
 Muito importante a iniciativa da torcida do Botafogo, afinal precisamos de um posicionamento sobre a questão do Engenhão, que vem se arrastando.

Saudações alvinegras.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Notas Curtas

- Em sorteio realizado nesta segunda-feira, na sede da CBF, ficou definido que o Botafogo fará o primeiro jogo contra o Figueirense, pela Copa do Brasil, em casa, tendo que decidir esta fase em Santa Catarina;

- O Botafogo definiu nesta segunda-feira o acerto com o atacante Elias, que assinou contrato de empréstimo até o final do ano. Achei desnecessária esta contratação, mas como já está fechada é torcer para que ele possa ser útil;

- O atacante Alex retornou dos Emirados Árabes Unidos, onde estava emprestado a um clube local. Ele já deverá participar dos treinamentos nesta terça-feira. Este sim eu considero que será muito importante para o clube durante o Brasileiro;

- Os atletas decidiram, em reunião nesta segunda-feira, que irão se concentrar para a partida de quarta-feira, em Volta Redonda, contra o Santos. A princípio, a tendência era pela viagem no dia do jogo, em função do atraso salarial;

- Cidinho foi submetido à nova cirurgia no joelho e deverá retornar aos gramados somente em 2014.

Necessidade de maior clareza nas informações

 Sobre a denúncia que circulou durante esta segunda-feira nas redes sociais e blogs, referente à interdição do Engenhão, do naming rights que o Botafogo teria praticamente fechado e de privilégios a determinados clubes, sabemos que precisa ser comprovada, assim como apurada.

 O que sempre me incomodou desde a interdição do Engenhão é o silêncio do clube na maior parte do tempo. 
 A torcida acompanha, sofre, vibra, festeja, se preocupa e merece que a direção a informe sobre a situação vivida pelo clube. 
 No caso do Engenhão a sensação é que tentam passar que também sabem pouco do que está acontecendo, mas, se não sabem, aí mesmo é que deveriam convocar os torcedores em busca de apoio, para reivindicar em conjunto (clube/torcida) uma posição mais clara da Prefeitura sobre a interdição. 
 A falta de informações claras acabam gerando cada vez mais dúvidas e não poderia ser diferente.
 A situação anda tão complicada que até os jogadores têm reclamado, nesta questão dos salários atrasados, da ausência da diretoria.

Saudações alvinegras.

Sobre o zagueiro Dória

 A notícia que veicula sobre a possibilidade de negociação de Dória não é novidade, afinal, diante da crise financeira pela qual o clube atravessa, era de se esperar a negociação de algum atleta para sanar as dívidas, principalmente as salariais.
 O que não concordo em nenhuma hipótese é que o Botafogo se desfaça do atleta e ele reforce o Cruzeiro, como estão especulando. Sabemos que clubes europeus já haviam se interessado e, sendo necessário negociar com empresários, que se coloque uma cláusula impedindo que ele se transfira para outro clube brasileiro, pois do contrário, além de enfraquecer o time, o clube estaria reforçando um rival do campeonato.
 O Cruzeiro negou a notícia de que serviria de ponte para um grupo de empresários, que contratariam Dória junto ao Botafogo, o colocaria no clube mineiro e depois o negociaria com a Europa.
 Já o goleiro Jefferson disse, conforme matéria do Lancenet, que na reunião com elenco hoje a diretoria informou que está negociando o zagueiro para quitar as dívidas.
 Repito, sabemos das dificuldades e da necessidade do clube fazer dinheiro, mas se desfazer de atleta que hoje é titular incontestável e deixá-lo reforçar outro clube brasileiro é absurdo.

Saudações alvinegras.

sábado, 25 de maio de 2013

Botafogo 1x1 Corinthians - 1ª rodada do Brasileiro

 O Botafogo estreou no Campeonato Brasileiro com um empate de 1x1 contra o Corinthians, no Pacaembu.
 O 1º tempo foi bastante pegado, com muita marcação e poucas chances claras de gol. Erramos muitos passes. 
 O Corinthians chegou em chutes de fora da área, sendo um de Emerson, que obrigou Jefferson a fazer excelente defesa, mandando para escanteio.
 Em nossa primeira chance marcamos o gol. Após troca de passes na direita, Seedorf recebeu aberto pela direita e cruzou de primeira, a meia altura, achando Rafael Marques no meio da área. O atacante escorou bonito e mandou para o fundo das redes.
 Ainda tivemos uma chance após Seedorf lançar da meia esquerda para Rafael Marques na área. Ele dominou junto a linha de fundo, olhou e tocou para trás para Lucas. O lateral chutou de primeira, mas por cima do gol.
 No 2º tempo a partida continuou com bastante marcação, mas recuamos bastante, dando campo para uma pressão do adversário.
 Sofremos o gol de empate quando o juiz marcou um toque de Vitinho, que havia acabado de entrar no lugar de Fellype Gabriel. A tv repetiu o lance uma vez e, mesmo Vitinho estando com o braço meio aberto, achei que a bola bateu no ombro, mas o juiz marcou e vida que segue. Na cobrança foi feito lançamento para nossa área, com a bola batendo na cabeça de Marcelo Mattos e indo no ângulo, tirando Jefferson da jogada.
 Melhoramos depois das mexidas (entraram Andrezinho e Lima nos lugares de Lodeiro e Júlio César), deixando de ficar muito atrás, mas o empate perdurou até o fim do jogo. 
 A equipe, apesar dos problemas salarias, teve uma boa postura em campo, atuando de forma aguerrida.
 Em minha opinião, Fellype Gabriel, assim como no jogo contra o CRB, teve atuação abaixo das que vinha apresentando no Estadual.
 Marcelo Mattos fez uma boa partida, mas não pode tentar driblar adversários no campo de defesa, como ocorreu no 2º tempo. Em um lance desses perdeu a bola, mas por sorte o atacante fez falta. É sempre um risco jogadas como esta.
 O time do Botafogo foi o seguinte: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antonio Carlos e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel (Vitinho), Seedorf e Lodeiro (Andrezinho); Rafael Marques.
 Nossa próxima partida será quarta-feira, às 19h30, contra o Santos, em Volta Redonda


 Saudações alvinegras.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sem concentração - nota do clube

 Os jogadores do Botafogo se reuniram com diretores nesta sexta-feira e ficou definido que o embarque para São Paulo, para o confronto com o Corinthians, será mesmo amanhã, dia da partida.
 A posição dos jogadores de não se concentrarem, conforme postei ontem, é em função de atraso salarial.
 O clube emitiu a seguinte nota:

"O Botafogo de Futebol e Regatas reconhece que há um atraso no pagamento da remuneração de seus atletas e considera legítimo que o assunto seja -como vem sendo - discutido entre eles e a direção do clube.
O Botafogo de Futebol e Regatas está trabalhando e continuará a fazê-lo para regularizar, no menor prazo possível, essa situação, errada e incômoda".

 Saudações alvinegras.


Mais uma vez salários atrasados

  Segundo matéria do site Globo.com, os jogadores do Botafogo comunicaram, por escrito, que devido aos salários atrasados só viajarão para São Paulo no próprio sábado, dia do jogo de estreia no Campeonato Brasileiro contra o Corínthians. 
 Além disso, no comunicado os atletas reclamam da falta de comunicação entre os dirigentes e a equipe de futebol profissional. 
 Quando a equipe vem se ajustando, mostrando um bom futebol, tendo conquistado o Estadual de forma incontestável, começam a aparecer problemas financeiros que podem desestabilizar o grupo.
 Os atletas reclamam da falta de comunicação da diretoria e, sem querer defender qualquer dirigente, lembro que no momento que Anderson Barros estava se desligando do clube os atletas lamentavam e temiam que poderiam ocorrer atrasos de salários. 
 A reação dos jogadores na época mostrava que o então dirigente tinha um bom relacionamento com eles e passava confiança aos mesmos. Os atrasos salariais que vem ocorrendo, mesmo antes da interdição do Engenhão, parecem mostrar que o temor dos atletas não era absurdo.

Saudações alvinegras. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Botafogo 3x0 CRB


 O Botafogo venceu o CRB por 3x0 nesta quarta-feira, em Volta Redonda, e se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil, quando enfrentará o Figueirense. Os gols foram marcados por Antonio Carlos, Andrezinho e Rafael Marques.
 Quem não assistiu o jogo e olhou apenas o placar pode achar que a classificação foi tranquila, mas não foi bem assim. Fizemos os dois últimos gols mais para o fim da partida e enquanto o 1x0 permanecia havia o temor de levar um gol, que nos complicaria.
 O 1º tempo foi fraco, meio lento. Parece que os dias sem jogos não fizeram bem à equipe. 
 Lodeiro teve duas chances em chutes a gol, mas o goleiro fez grandes defesas, uma no início e outra no final da 1ª etapa.
 Rafael Marques mandou uma bola na trave em jogada nascida em contra ataque.
 Fizemos o gol após um escanteio, quando Lima recebeu e cruzou na área, a defesa falhou e Antonio Carlos dominou e mandou para o fundo das redes.
 O CRB teve duas chances. A primeira após cruzamento na área, com Schwenck ganhando no alto de Antonio Carlos e cabeceando para o gol, obrigando Jefferson a fazer grande defesa, mandando para escanteio. A segunda quando em outra bola lançada na área, a defesa parou e Schwenck escorou de carrinho, na frente de Jefferson, com a bola saindo fraca pela linha de fundo.
 O 2º tempo começou com o CRB tentando dar uma pressão no Botafogo. Schwenck cobrou uma falta chutando bem forte, no ângulo, e Jefferson fez uma excelente defesa, mandando para escanteio. O adversário ainda cruzou umas bolas em nossa área e temi que alguma delas sobrasse para um atacante. Um gol do CRB poderia desestabilizar o time, que teria que buscar o segundo gol de qualquer maneira.
 A partir da metade do 2º tempo passamos a criar algumas jogadas. Lodeiro recebeu uma bola na área, driblou o goleiro, mas sem ângulo chutou para fora. 
 Seedorf cobrou uma falta do meio da rua, mandando um balaço e a bola explodiu no travessão. Depois o holandês fez uma jogada sensacional na direita, dando um grande drible no zagueiro, partindo para a área junto a linha de fundo e chutando cruzado, mas Rafael Marques e Lodeiro não alcançaram a bola, que saiu.
 Em jogada iniciada por Lodeiro, que tocou na direita para Lucas, o lateral foi a linha de fundo e cruzou rasteiro na marca do pênalti, onde Lodeiro chutou forte, mas no meio do gol e o goleiro espalmou.
 O 2º gol nasceu quando Lima recebeu no meio e lançou para Andrezinho entre os zagueiros. O meio campista, que havia substituído Lodeiro, recebeu, penetrou na área, driblou o goleiro e tocou com tranquilidade para o fundo do gol.
 No 3º gol, Seedorf dominou no meio de campo e deu um grande passe para Rafael Marques. O atacante dominou e na saída do goleiro chutou colocado, fechando o placar da partida.
 Hoje destacaria Jefferson pelas duas grandes defesas no jogo. Gostei da partida de Gabriel e da movimentação de Rafael Marques que, em vários momentos, apareceu colaborando com a marcação, jogando para o time. 
 Hoje vários jogadores estiveram abaixo do que podem render, como Vitinho, que substituiu Fellype Gabriel.
 Seedorf fez algumas grandes jogadas, já citadas no texto sobre o jogo.
 A equipe jogou com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antonio Carlos e Lima; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel (Vitinho), Seedorf (Renato) e Lodeiro (Andrezinho); Rafael Marques.

Saudações alvinegras!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Notas Curtas


- Segundo o site Terra, Seedorf declarou estar feliz jogando no Brasil e que pretende cumprir o seu contrato com o Botafogo;

- Enquanto isso, a imprensa italiana cita o holandês como um dos favoritos do Presidente do Milan para assumir o comando da equipe, enquanto o Vice-Presidente é favorável à manutenção do treinador Allegri;

- O Botafogo praticamente acertou a contratação do atacante Elias, que disputou o Campeonato Estadual do RJ pelo Resende, para compor o elenco;

- O time que enfrentará o CRB nesta quarta-feira, em Volta Redonda, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, deverá ter duas alterações: Antonio Carlos substitui Dória, que está servindo à seleção brasileira sub20, e Lima entra no lugar do contundido Júlio César. A equipe deverá entrar em campo com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antonio Carlos e Lima; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques;

- A cantora Thalita Pertuzatti, que participou do The Voice, gravou um clipe, publicado no site Globo.com, cantando músicas do Botafogo. O clipe tem a participação de atletas e de torcedores, como Hélio de La Peña. Para quem ainda não viu vale a pena  dar uma conferida.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Festa de Premiação do Campeonato Estadual do RJ

 Em instantes será iniciada a festa de premiação aos melhores do Campeonato Estadual 2013, conquistado pelo Botafogo após vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio. 
 O evento está sendo transmitido pelo Canal PFC (no 122 da Sky).
 O Botafogo tem 10 indicados para a seleção do campeonato, além de concorrer com o treinador, a revelação e grandes chances com o craque do campeonato.

 20h40 - O evento se inicia.

 20h53 - Melhor goleiro: JEFFERSON.

 20h56 - Melhor lateral direito: LUCAS.
       - Melhor zagueiro central: BOLÍVAR.

 21h00 - Melhor quarto-zagueiro: DÓRIA.
       - Melhor lateral esquerdo: Carlinhos (Fluminense)

 21h35 - Melhor 1º volante: GABRIEL.
       - Melhor 2º volante: Jean (Fluminense).
       - Melhor meia direita: SEEDORF.
       - Melhor meia esquerda: LODEIRO.
       - Melhor 1º atacante: Hernane (Flamengo).
       - Melhor 2º atacante: Fred (Fluminense). 

       - Melhor treinador: Oswaldo de Oliveira.

       - Revelação do campeonato: VITINHO.

       - Craque do Campeonato: SEEDORF.


 Saudações alvinegras.

Botafogo Bicampeão da Spax Cup

 A equipe sub20 do Botafogo conquistou o Bicampeonato da Spax Cup, disputada na Alemanha.
 Nesta segunda-feira a equipe venceu o Olympiakos na semifinal, nos pênalits (5x3), após empate de 1x1 no jogo.
 Na final, contra o Köln, o Botafogo venceu por 1x0 e sagrou-se Bicampeão do torneio.
 Paulo Ricardo marcou o gol do empate na semifinal e o gol do título na final, mostrando ser decisivo.

 Parabéns para a garotada alvinegra pela conquista do título!!!!

 Saudações alvinegras!

 Atualizações às 20h05.

domingo, 19 de maio de 2013

Juniores no torneio Spax Cup

 A equipe sub20 do Botafogo estreou ontem na Spax Cup, na Alemanha, com um empate por 1x1 contra o Borussia Dortmund.
 Neste domingo o time alvinegro disputou duas partidas. Na primeira vencemos o Besiktas por 1x0 e na segunda partida empatamos com o Köln por 3x3. 
 Com os resultados o Botafogo e o Köln se classificaram para as semifinais, onde o Glorioso enfrentará o Olympiakos, nesta segunda-feira, e o Köln jogará contra o Schalke 04.
Se passarmos pelo Olympiakos iremos decidir o título, buscando o bicampeonato, também nesta segunda-feira.

Saudações alvinegras!

Notas Curtas

- O Botafogo está negociando com o representante do atacante Elias, que disputou o Estadual pelo Resende. Os jogos que assisti do Resende não consegui ver tanta qualidade no atleta. Me parece mais uma aposta do clube, mas diante da situação financeira atual se torna desnecessário;

- O site Lancenet publicou notícia sobre o oferecimento ao Botafogo do atacante chileno Gustavo Canales, que atualmente está no Unión Espanhola. O atacante foi campeão da Copa Sulamericana de 2011 atuando ao lado de Eduardo Vargas, hoje no Grêmio;

- A equipe sub20 do Botafogo empatou no sábado, por 1x1, com o Borussia Dortmund, na estreia da Spax Cup na Alemanha. A equipe volta a campo neste domingo;

- A seleção brasileira sub20 realizou um amistoso contra o Aracruz/ES e venceu por 4x0. Dória atuou como titular. Enquanto o jovem zagueiro foi convocado e está participando de amistosos como este, a equipe do Botafogo se prepara para o jogo de volta contra o CRB com Antonio Carlos como titular;

- Falando em Antonio Carlos, ele declarou que a boa fase da defesa se deve ao conjunto adquirido pela equipe. Respeito a opinião dele, mas considero que a boa fase da zaga se deve à qualidade técnica da dupla formada por Bolívar e Dória.

sábado, 18 de maio de 2013

Lodeiro

 Em entrevista para o site oficial do Botafogo, Lodeiro, que foi um dos principais destaques do clube na conquista do Estadual, falou da felicidade pelo título e da importância em se manter o caminho de vitórias para terminar da melhor maneira este ano.
 Falou da surpresa pela quantidade de gols marcada por ele e disse que nunca havia sido artilheiro da equipe.
 Entre outras colocações do uruguaio, destaco a seguinte: "O Botafogo é um time grande, de muita história, sou um privilegiado de usar essa camisa. Sinto orgulho de jogar no Botafogo. Estou feliz, desfruto cada dia de treinos ao estar com os companheiros e ir ao campo. O clube representa muito na minha vida".
 É de jogadores com este espírito que precisamos sempre ter no clube.
 Sabemos que Lodeiro deverá desfalcar a equipe em algumas partidas, para defender a seleção uruguaia, mas esperamos que, quando estiver à disposição do Glorioso, ele não só mantenha as atuações do Estadual, mas que possa render ainda mais, contribuindo para uma grande campanha do clube no Brasileiro.

Saudações alvinegras!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Indicações para a seleção do Campeonato Estadual

 A FERJ divulgou os três indicados de cada posição que concorrerão para estar na seleção do Campeonato Estadual 2013, conquistado pelo Botafogo.
 Abaixo os atletas alvinegros que aparecem entre os indicados:
 Jefferson; Lucas; Bolívar, Dória; Júlio César; Gabriel; Marcelo Mattos; Seedorf; Lodeiro; Rafael Marques.
 A lista mostra que apenas em uma posição de atacante não aparece atleta do Glorioso. Nas demais posições um jogador botafoguense está concorrendo.
 Ainda aparecem Vitinho, concorrendo à revelação, e Oswaldo de Oliveira, que concorre a melhor treinador.

Saudações alvinegras.

Concessão do Engenhão Suspensa

  A Prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu a concessão do Engenhão ao Botafogo, enquanto não for solucionado o problema na cobertura do estádio. 
 Pela reportagem do Lancenet a concessão será retomada assim que o problema for resolvido e, inclusive, o tempo que o estádio ficar fechado será acrescido ao final da concessão, em 2027.
 Com a suspensão o clube ficará isento de arcar com os custos de manutenção.
 *Atualizado às 22h45.

 Saudações alvinegras.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Seedorf se aperfeiçoando para ser treinador


 De acordo com publicação do site O Globo, Seedorf está fazendo um curso a distância da Federação Holandesa de Futebol, para se tornar treinador e ser credenciado pela UEFA. 
 Como parte do curso ele deverá, este ano, realizar alguns treinamentos para alguma equipe junior.

Saudações alvinegras.

Parabéns Nilton Santos!!!


 Hoje Nílton Santos faz aniversário. O melhor lateral esquerdo que tivemos recebeu a visita de dirigentes e dos jogadores Octávio e Gabriel, que levaram presentes e fizeram uma festinha alvinegra para o craque. 

 Parabéns Enciclopédia pelos 88 anos de vida! 

 Saudações alvinegras!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Comissão para emitir relatório sobre o Engenhão


 Conforme publicação do site Globo.com, foi publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro a constituição da Comissão Especial de Avaliação do Engenhão, que deverá analisar os laudos que tratam da situação do estádio e emitir relatório final, no prazo de 15 dias, com as possíveis soluções.

 Saudações alvinegras.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Ausências nas primeiras rodadas do Brasileirão

 Já são certas as ausências de Jefferson, convocado por Felipão para a Copa das Confederações, e Dória, convocado para servir à seleção sub20 em treinamentos e amistosos. 
 O goleiro do Botafogo ficará de fora  dos jogos do clube entre a 2ª e 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.
 O jovem zagueiro, que deverá se apresentar já no dia 16 de maio à seleção, ficará ausente no jogo de volta da Copa do Brasil, contra o CRB, e também das 5 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
 Além dos dois, há a possibilidade de ficarmos sem Lodeiro nas primeiras rodadas do Brasileirão, pois é bem provável que ele seja convocado para defender a seleção Celeste durante a Copa das Confederações.
 Para a posição de Jefferson, Renan deverá entrar e tenho plena confiança que deverá fazer grandes atuações.
 O substituto de Dória ficará a cargo do treinador decidir, mas me parece que a tendência é pela entrada de Antonio Carlos, salvo alguma surpresa. Minha preferência é pela entrada de André Bahia para atuar ao lado de Bolívar. Espero que o fato do substituto começar atuando nas primeiras rodadas não seja utilizado como motivo para mantê-lo no time quando do retorno de Dória, até porque acredito que o mesmo não será feito, nem teria cabimento, quando do retorno de Jefferson. 
 Caso Lodeiro fique ausente é provável que Vitinho comece jogando, pois o mesmo tem participado de quase todas as partidas, mesmo que entrando no 2º tempo, e quase sempre com muita importância para o time.

 Saudações alvinegras.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Notas Curtas


- A CBF desconvocou, a pedido do Botafogo, Gabriel e Vitinho para o período de treinamentos e amistosos da seleção sub20. Dória, apesar do pedido do clube, continua convocado. O pior é que o reserva imediato, no pensamento do treinador, é Antonio Carlos, pelo menos assim foi durante o estadual. Reitero que prefiro André Bahia. Dos três convocados, Dória é quem eu mais torcia para ser liberado;

- A CBF divulgou algumas alterações em jogos das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O Botafogo vai enfrentar o Bahia na quarta rodada em Feira de Santana e não em Salvador;

- O time retornou aos treinamentos no campo anexo do Engenhão nesta segunda-feira. Fellype Gabriel, que ficou na academia, e Júlio César, que está contundido, não treinaram;

- Há expectativa, em função de manter o nível de grandes atuações, que o nome de Jefferson apareça amanhã na lista de convocados pelo treinador Felipão para a Copa das Confederações.


domingo, 12 de maio de 2013

100 anos do clássico Botafogo x Flamengo

  No embalo dos 100 anos do clássico entre Botafogo e Flamengo, que se completa nesta segunda-feira, 13 de maio (data do 1º clássico - 1x0 Botafogo), destaco o jogo que mais me marcou.
 Não teria como não ser a partida do dia 21 de junho de 1989, válida pela decisão do Campeonato Estadual, que terminou com a vitória do Glorioso por 1x0, gol de Maurício, quebrando um jejum de títulos após 21 anos. Fomos campeões invictos.
 O gol foi marcado por Maurício aos 12 minutos do 2º tempo, após cruzamento de Mazolinha da esquerda, com o camisa 7 escorando para o fundo das redes.
 Me lembro, como se fosse hoje, a ansiedade desde o gol de Maurício até o fim da partida, que veio após um lançamento em direção a nossa defesa, com Mauro Galvão cortando de cabeça para a intermediária e o árbitro encerrando o jogo, para alívio e felicidade da galera alvinegra.
 Nós chegamos à decisão após vencermos o 2º turno. Por termos somado o maior número de pontos, somados os dois turnos, entramos com um ponto extra na decisão. Como as vitórias valiam 2 pontos na época, ao empatarmos o 1º jogo da decisão por 0x0, no dia 18 de junho, ficamos com 2 pontos e o adversário com 1. 
 Fomos para o jogo do dia 21 de junho e uma vitória nos daria o título. Um novo empate ou derrota forçaria a realização de um terceiro jogo final. Com o gol de Maurício e a vitória por 1x0 conquistamos o título.
 O time da decisão foi o seguinte: Ricardo Cruz, Josimar, Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Vítor; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha). O time era treinado por Valdir Espinosa.
 No time adversário atuaram, entre outros, Bebeto e Zico.
 Ainda nesta campanha, houve outro jogo contra o Flamengo em que o adversário vencia por 3x1 e já contava com a vitória, quando buscamos o empate no final do jogo, com um gol contra de Gonçalves, então zagueiro adversário, e Vítor. Este jogo deu mais confiança para a equipe buscar o título.

 Saudações alvinegras!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Engenhão - falta de definição


 O Botafogo divulgou nota hoje em que declara apoio e confiança à Prefeitura em relação ao Engenhão. 
 Sinceramente, o clube está sendo muito prejudicado com a situação e, ao invés de apoio e compreensão, deveria haver um pouco mais de cobrança. Deveria cobrar o porquê da demora na divulgação de solução para o caso, o que será preciso fazer e o prazo para tal. Se está sendo aguardado mais algum laudo, algum estudo, que seja divulgado qual, por quem está sendo feito e quando ficará pronto. 
 Acho mais, que se o clube sabe tais respostas e por isso apoia, compreende e não cobra solução com mais veemência, que então divulgue. A torcida se preocupa com a situação que a interdição do Engenhão está causando ao clube e merece um comunicado.
 Ainda sobre o Engenhão, o site UOL publicou hoje que seleções que disputarão a Copa das Confederações realizarão treinos no Engenhão. Se há risco, este não afetaria quem está no gramado??

Saudações alvinegras.

Juniores perdem a decisão

 O Botafogo perdeu nesta quinta-feira a decisão do Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup para o Zurich, na Suíça, por 5x0. O Glorioso havia chegado à decisão ao vencer o Borussia Dortmund por 2x1, também na quinta-feira. 
 Agora o alvinegro viaja para a Alemanha para a disputa do Torneio Spax Cup, do qual é o atual campeão.

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Notas Curtas


- O site Globo.com publicou que um grupo de engenheiros do Consórcio formado pela Odebrecht e OAS visitou o Engenhão nesta quarta-feira, mas o clube não soube informar o que exatamente foi feito durante a visita. Esta novela está mais que desagradável, até pelo fato de não haver uma posição oficial sobre solução e/ou prazo para reabertura;

- A festa do Campeonato Estadual vai ser realizada no próximo dia 20 de maio, quando haverá a entrega da taça ao Botafogo (a de Volta Redonda era a Taça Rio) e a premiação aos melhores do campeonato;

- O clube deve lançar a nova camisa ainda este mês, antes da estreia no Brasileirão;

- Segundo matéria do site UOL, projeto de lei foi apresentado nesta quarta-feira, por três vereadores, para retirar do Engenhão o nome de João Havelange. Sou favorável que o estádio tenha o nome de Nílton Santos.



Resultados dos juniores na Europa


 O Botafogo publicou em sua página oficial os resultados do time de juniores no primeiro dia de disputa do torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup, disputado na Suíça. O clube venceu o Grasshopper por 2x1, o Basel por 2x0 e empatou com o WYNRS NZ por 1x1. 
 O Glorioso lidera o Grupo B com 07 pontos e, nesta quinta-feira, às 11h40, enfrenta o Borussia Dortmund, que tem 04 pontos, buscando a vaga para a final do torneio.
 No Grupo A Manchester United e Zurich, com 07 pontos cada, disputam a vaga para a final. 
 A garotada começou muito bem a passagem pela Europa. Espero que passe para a final do torneio e possa conquistar o título.

 Saudações alvinegras.

Treinamento e folga

 Os jogadores do Botafogo se reapresentaram nesta quarta-feira, quando fizeram um treinamento regenerativo. Ao final do treinamento foram informados que estarão de folga até domingo. 
 O grupo retornará aos treinamentos na próxima segunda-feira, iniciando os preparativos para o jogo de volta contra o CRB, pela Copa do Brasil, no dia 22 de maio.

 Saudações alvinegras.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Loco Abreu parabeniza o Botafogo

 Em seu site oficial, o atacante Loco Abreu parabenizou o Botafogo pelo título do Campeonato Estadual quando, assim como em 2010, com Abreu presente, o Glorioso foi campeão vencendo os dois turnos.
 Escreveu Abreu em site"Felicitaciones a Botafogo por la obtención del Campeonato Carioca. Un fuerte abrazo todos los hinchas del Fogao por esta nueva conquista".

Saudações alvinegras!

Alguns números do Campeão


 O Botafogo conquistou o título do Campeonato Estadual de 2013 de forma direta, ao vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio.

 O clube realizou 19 jogos, com 15 vitórias, 03 empates e 01 derrota. Venceu os 11 últimos jogos, incluindo aí as duas semifinais e as duas finais de turno.

 O time marcou 46 gols e sofreu 10, tendo o melhor ataque do campeonato e, também, a melhor defesa.

 Os 46 gols do Glorioso foram marcados pelos seguintes jogadores: Lodeiro 08; Seedorf 07; Vitinho 05; Fellype Gabriel 05; Bolívar 04; Rafael Marques 04; Lucas 02; Júlio Cesar 02; Bruno Mendes 02; Dória 02; Andrezinho 01; Antonio Carlos 01; Cidinho 01; Sassá 01; Márcio Azevedo 01.

 O Botafogo disputou os seguintes clássicos:

 - 01 vitória por 2x0 contra o Flamengo e 01 derrota por 1x0;
 - 01 vitória por 1x0 contra o Fluminense e 01 empate por 1x1;
 - 02 vitórias contra o Vasco: 1x0 e 3x0.

 Os jogadores que mais atuaram foram:

Jefferson (17 jogos);
Fellype Gabriel (17 jogos);
Bolívar (16 jogos); 
Lodeiro (16 jogos);
Marcelo Mattos (15 jogos);
Bruno Mendes (15 jogos - saiu do banco em 05);
Júlio César (15 jogos - saiu do banco em 05);
Vitinho (15 jogos - saiu do banco em 09);
Lucas (14 jogos - entrou no decorrer do jogo em 01);
Seedorf (14 jogos - em 02 deles veio do banco);
Gabriel (11 jogos - entrou durante a partida em 01);
Dória (11 jogos - veio do banco em 02);
Rafael Marques (10 jogos);
Antonio Carlos (10 jogos - saiu do banco em 01).

Saudações alvinegras!!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Notas Curtas


- Matéria publicada pelo site Globo.com fala da investida de representantes de clubes europeus em Vitinho, com ofertas de 4,5 e 5 milhões de euros, mas o clube não abriu negociação. O Botafogo tem 60% dos direitos econômicos;

O Botafogo pagou o salário atrasado aos jogadores, faltando agora quitar um mês de direitos de imagem para os atletas que têm direito;

- O título do Botafogo, com direito à emoção de Seedorf, repercutiu em diversos jornais pelo mundo, como na Itália, Espanha e Holanda. A Fifa também noticiou o título alvinegro;

- A CBF adiou o jogo de volta do Botafogo contra o CRB pela Copa do Brasil, do dia 15 para o dia 22 de maio. A equipe, que se reapresenta na quarta-feira, terá agora duas semanas para se preparar para a partida.

domingo, 5 de maio de 2013

Sobre a vitória por 1x0 - Botafogo Campeão!!!


 O Botafogo venceu o Fluminense por 1x0, conquistando a Taça Rio e o Campeonato Estadual de 2013, pois havia conquistado também a Taça Guanabara.
 O 1º tempo foi fraco, tecnicamente falando. Muito pegado, muitas discussões, muitas faltas, muito nervosismo e cartões amarelos para os dois lados.
 A partir dos 30 minutos o adversário esteve ligeiramente superior, pois o Botafogo se defendia e não conseguia encaixar um contra-ataque.
 Jefferson fez algumas defesas. A mais difícil foi quando, após um escanteio, a bola bateu em Bolívar e se dirigia para o gol, mas Jefferson se esticou e salvou.
 Chegamos por meio de escanteios e numa falta cobrada sem perigo por Seedorf.
Quando parecia que o 1º tempo terminaria 0x0, houve escanteio a nosso favor e a bola foi cortada para o meio campo. Lucas dominou e chutou de bem longe, a bola bateu em Dória na meia-lua e sobrou para Rafael Marques, que ajeitou e chutou fora do alcance do goleiro: 1x0.
 Ainda chegamos em jogada pela esquerda de Seedorf, que cruzou rasteiro, a zaga cortou e a bola sobrou para Fellype Gabriel na grande área, mas o chute saiu por cima do gol.
 O 2º tempo foi mais movimentado, porém sem muitas chances.
 Perdemos Júlio César, contundido, logo no início desta etapa, entrando Lima em seu lugar. 
 O Botafogo tocava a bola, jogando melhor que na 1ª etapa.
 Seedorf começou o 2º tempo jogando aberto pela direita e dando trabalho aos marcadores. Em jogada pela direita, ele foi ao fundo e cruzou na área, mas Rafael Marques concluiu para fora. 
 Em outra jogada do holandês pela direita, a bola foi lançada na esquerda para Lodeiro que, vendo o goleiro adiantado, tentou encobri-lo, mas a bola passou perto do travessão.
 Jefferson fez uma grande defesa ao tirar a bola dos pés do adversário, que recebeu livre na esquerda, após falta não marcada em Fellype Gabriel.
 Nossa melhor chance foi quando em bola cruzada na área adversária, Bolívar foi puxado, a bola sobrou para Dória marcar o gol, mas o árbitro marcou o pênalti, não considerando a vantagem. Seedorf cobrou a penalidade chutando forte, no alto e a bola explodiu no travessão. 
 Mesmo não liquidando o jogo com o pênalti, soubemos controlar o restante da partida e nem precisamos da vantagem, pois vencemos o jogo por 1x0. 
 Entraram ainda Vitinho, com boa participação, e Lucas Zen, este no final do jogo.
 A torcida acreditou, lotou a sua parte nas arquibancadas e fez uma bela festa antes, durante e depois do jogo.
 A Taça Rio foi conquistada pelo Botafogo com 9 vitórias em 9 jogos realizados.
 A equipe atuou com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf (Lucas Zen) e Lodeiro; Rafael Marques (Vitinho).
 Vamos comemorar o título, pois merecemos!

Saudações alvinegras!!!
Botafogo Campeão Estadual em 2013!!!!

É CAMPEÃOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


BOTAFOGO 1 X 0 FLUMINENSE (Gol de Rafael Marques)!!!!!!!!!!!!

BOTAFOGO CAMPEÃO DA TAÇA RIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BOTAFOGO CAMPEÃO ESTADUAL DE 2013!!!!!!!!!!!!!!!!

PODE COMEMORAR GALERA ALVINEGRA!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 4 de maio de 2013

Laudo sobre o Engenhão entregue ao Botafogo

 Segundo publicação do site globo.com, o Botafogo recebeu nesta sexta-feira o laudo sobre o Engenhão. O referido laudo é composto por dois volumes em inglês e o clube está em fase inicial de leitura.
 Pela matéria publicada há informação sobre a tendência do fechamento durar até 2014. Haja prejuízo!
 Aguardaremos a posição oficial do Botafogo a respeito do assunto.

 Saudações alvinegras. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Notas Curtas


- Restam mil ingressos para a torcida do Botafogo assistir a decisão da Taça Rio. Esses ingressos foram colocados à venda pelo clube após não serem retirados por sócios e podem ser adquiridos neste sábado em General Severiano;

- Os juniores do Botafogo viajarão para participar do Torneio Blue Stars/FIFA Younth Cup 2013, na Suíça, nos dias 8 e 9 de maio. Em seguida o clube participará do torneio Spax Cup, na Alemanha, torneio este que conquistamos em 2012;

- Segundo o Lancenet, o Deputado Estadual Chico Alencar propôs que o nome do Engenhão seja mudado, passando de João Havelange para João Saldanha. Importante lembrar a vontade de torcedores de que o Engenhão se chame Nilton Santos;

- Falando no Engenhão, nada da apresentação do laudo, mas não seria nesta semana? 

Dória, Gabriel e Vitinho convocados para seleção que está fora do Mundial


 Foi publicado pelo site Globo.com que Dória, Gabriel e Vitinho foram convocados nesta sexta-feira para a seleção sub20. 
 Eles terão que se apresentar no dia 16 de maio e ficarão com a selação durante um mês. Isso quer dizer que em caso de necessidade de decisão do Estadual (esperamos que isso não aconteça) eles ficariam fora do segundo jogo. Além disso, estariam fora das primeiras partidas do Brasileirão. 
 O mais curioso disso tudo é que a seleção sub20 está fora do Mundial da categoria e a convocação é para treinamentos e participação em torneios e amistosos, o que considero absurdo.
 Dória e Gabriel são titulares do Botafogo e Vitinho tem participado de praticamente todas as partidas, sendo importantíssimo para o time.
 O clube deve pedir a liberação dos atletas e espero que a CBF não se negue a atender o pedido. 

 Saudações alvinegras.