domingo, 31 de maio de 2015

Glorioso sobe duas posições após o dever de casa cumprido

 O Botafogo venceu o Vitória/BA por 2x0 no Estádio Nilton Santos neste sábado, soma agora 10 pontos no Brasileiro e termina a rodada na 2ª colocação. Estamos atrás do líder Bahia no critério de saldo de gols.

 O time alvinegro, mesmo com suas limitações já conhecidas, conseguiu manter a partida sob controle, na maior parte da mesma. Logo no início do jogo, aos 4 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda, Giaretta, posicionado no 2º pau, cabeceou e abriu o placar: 1x0 Fogão!

 O gol poderia ter dado uma tranquilidade, mas houve sim uma relaxada inicial. Aos 14 minutos tomamos um pequeno susto, quando em bola lançada na direção da nossa área, Renan Fonseca deixou passar para Jefferson e quase um atacante se antecipou a ele.

 Aos 16, Giaretta perdeu para um atacante, que avançou pela direita, o zagueiro tentou fazer a falta, não conseguiu e o adversário chutou cruzado, mas felizmente a bola saiu. A partir daí nos equilibramos e passamos a dominar o jogo.

 Aos 21 minutos Carleto dominou na linha de meio de campo, fez um grande lançamento na área para Arão, que dominou com categoria, tirou do goleiro e fez um golaço: 2x0 Glorioso!

 Aos 33 foi a vez de Daniel Carvalho lançar Bill, que dominou fora da área e chutou forte, mas o goleiro se esticou e mandou para escanteio. Ainda tivemos um bom contra-ataque aos 45, puxado por Daniel Carvalho, mas após troca de passes, a auxiliar marcou impedimento inexistente de Gilberto.

 Mal começou a 2ª etapa e, com 1 minuto, Gilberto tabelou com Elvis e chutou cruzado, com perigo, mas para fora. Já cansado, com cartão amarelo e sem conseguir render mais, Daniel Carvalho deu lugar a Fernandes aos 20 minutos. Logo depois, aos 24, Carleto sentiu uma contusão e foi substituído por Luis Ricardo.

 Aos 32 minutos Gilberto lançou Pimpão na área, o atacante cabeceou no travessão e no rebote Elvis chutou por cima. Aos 38 saiu Elvis e entrou Diego Jardel, que no minuto seguinte puxou um ataque pela direita, tirou do goleiro junto à linha de fundo, cruzou rasteiro, paralelo a linha de gol, mas ninguém conseguiu tocar na bola.

 Mesmo com alguns espaços no 2º tempo, o adversário atacava de forma desordenada e assustaram somente aos 42 minutos, após falha de Luis Ricardo, com o atacante chutando na trave.

 Ainda poderíamos ter ampliado: aos 47, quando o goleiro bobeou, soltou a bola nos pés de Pimpão, que mandou por cobertura, mas o zagueiro cortou em cima da linha; aos 48 Pimpão serviu Jardel, na área, mas o arremate foi interceptado para escanteio.

 Daniel Carvalho recebeu cartão amarelo na partida.

 Estiveram presentes no estádio 10.039 torcedores, com renda de R$ 282.490,00.

 Jefferson foi a segurança de sempre; Gilberto, enfim, voltou a fazer boa partida; Renan Fonseca em minha opinião, o melhor do time; Giaretta ainda não me passe segurança na zaga; Carleto vou destacar a bela assistência para o gol de Arão; Luis Ricardo não entrou bem.

 Marcelo Mattos não comprometeu, mas precisa evitar faltas bobas; Willian Arão mais uma boa partida e um golaço; Elvis muito apagado; Daniel Carvalho melhor do que no jogo em Brasília, mas ainda aquém do que esperamos; Fernandes não conseguiu mostrar muita coisa; Diego Jardel entrou com vontade e em pouco tempo participou de alguns lances de perigo.

 Pimpão fez boa partida; Bill, nada além da vontade em ajudar na marcação em alguns lances.

 Botafogo: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carleto (Luis Ricardo); Marcelo Mattos, Willian Arão, Elvis (Diego Jardel) e Daniel Carvalho (Fernandes); Pimpão e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pitaco sobre os afastamentos

 Nesta quarta-feira foi noticiado o afastamento de Murilo, André e Tássio do grupo principal de jogadores, com os três passando a treinar em separado. Murilo já fazia parte do elenco desde 2014 e o jovem André é oriundo da base.

 Em relação ao Tássio, considero que com o afastamento a comissão técnica assume um erro em relação à sua contratação, já que o atleta chegou para esta temporada. Muitos alvinegros na época reprovaram a contratação, em função do aproveitamento registrado ultimamente pelo jogador.

 Recebi no twitter alguns comentários, bem coerentes por sinal, sobre essa opinião, em que consideraram, com base na grande reestruturação feita no elenco e um quase recomeço, que mesmo com esse erro o saldo é positivo em relação às contratações.

 O questionamento que faço é que há no grupo outros atletas com rendimento bem abaixo do desejado, mas estes recebem muitas chances. O Tássio, por exemplo, entrou em campo apenas em seis partidas, sendo que em quatro delas começou no banco.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 24 de maio de 2015

Mais uma decisão no sábado. Sócio já pode fazer check-in

 É exagero chamar o jogo da 4ª rodada de decisão? Em minha opinião não, já que os pontos conquistados no início da competição têm a mesma importância dos que forem ganhos nas rodadas finais, então, que cada partida seja encarada pela equipe como decisão. 

 No próximo sábado enfrentaremos o Vitória/BA no Estádio Nilton Santos, às 16h30. O Botafogo está na 4ª posição na competição, com sete pontos, dentro da zona de acesso, mas o time baiano, na 6ª colocação, tem apenas um ponto a menos que o Glorioso, o que mostra a importância da partida e a atenção que o time precisa ter.

 Depois do jogo de sábado, o Botafogo voltará a campo três dias depois, na terça-feira, 02 de junho, em Curitiba, contra o Paraná e na sexta-feira seguinte, 05 de junho, enfrentará o Mogi Mirim, no Estádio Nilton Santos.

 Para o jogo de sábado a participação da torcida será fundamental para a equipe buscar a vitória, que nos manterá entre os quatro primeiros colocados. Aliás, vencendo, o Glorioso ganhará uma ou duas posições, dependendo do resultado de Sampaio Corrêa e Náutico, que se enfrentam na rodada. Há até chance de terminarmos na liderança, mas para isso, além do resultado entre Sampaio Corrêa e Náutico, o Bahia não poderá vencer o Paraná, em Salvador.

 Os sócios proprietários e os sócios torcedores já podem fazer check-in para a partida de sábado. As informações sobre os procedimentos para o check-in estão disponíveis no site do programa de sócio do clube, inclusive sobre como devem agir os alvinegros que aderirem ao programa de sócio torcedor a partir de terça-feira, 26 de maio.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo 

sábado, 23 de maio de 2015

Sem jogar, não se vence

 O Botafogo empatou por 0x0 com o Atlético/GO neste sábado, desperdiçando a chance de terminar a rodada na liderança. O mando de campo era do adversário, mas nós é que podemos dizer que jogamos em casa, já que o jogo foi em Brasília, com nossa torcida apoiando o time.

 O jogo foi de baixa qualidade técnica. O Botafogo teve mais posse de bola na 1ª etapa, mas com Daniel Carvalho em tarde ruim, não conseguiu traduzir o domínio em chances de gol.

 O adversário tentou chegar, no início, em lançamentos longos nas costas da nossa zaga, tendo Jefferson, em uma delas, que sair do gol e interceptar nos pés do atacante.

 O mais perto que nós chegamos foi com Lulinha: aos 7 ele cabeceou para fora; aos 15 driblou um marcador, chutou e a zaga cortou; aos 24 ele dominou na esquerda, chutou cruzado, mas para fora.

 A melhor oportunidade do 1º tempo foi do Atlético/GO aos 26, quando o atacante recebeu livre na área, chutou  forte e Jefferson espalmou e evitou o gol.

 No 2º tempo o Botafogo voltou com Diego Jardel na vaga de Daniel Carvalho. Nesta etapa o alvinegro conseguiu se impor somente a partir dos 30 minutos, o que, convenhamos, é muito pouco.

 Tomamos dois sustos: aos 3 minutos, quando eles cruzaram da esquerda e a bola tocou no travessão de Jefferson; aos 17, quando levamos um contra-ataque, o atacante recebeu na área, driblou Jefferson, perdeu o ângulo e chutou para fora.

 O Glorioso tentou chegar por meio de chutes de fora da área: aos 6, com Arão, mas para fora; aos 13 um bom chute de Jardel, mas a bola passou pouco cima do travessão; aos 16 Elvis arrancou com a bola e chutou, mas o goleiro se esticou e mandou para escanteio; aos 29 Tomas chutou forte e o goleiro pulou e espalmou para escanteio.

 O treinador iria substituir Gilberto por Luis Ricardo, mas com a contusão de Camacho, quem entrou foi Airton, aos 20. Neste momento também entrou Tomas e saiu Elvis.

 Aos 27 eles chegaram com perigo, obrigando Jefferson a sair do gol, atrapalhar o atacante, com o chute final saindo por cima.

 Aos 34 aconteceu um bate-rebate na área adversária e por duas vezes eles interceptaram chutes nossos.

 Com o fraco futebol apresentado não merecíamos mais do que o empate mesmo.

 Bill recebeu cartão amarelo na partida.

 Jefferson continua sendo uma segurança na nossa meta; Gilberto errou demais e continua devendo; A dupla de zaga não comprometeu, com destaque para Renan Fonseca; Esperava mais de Pedro Rosa hoje e me decepcionei.

 Arão bem no jogo; Camacho teve uma participação razoável; Airton entrou errando alguns passes, mas depois não comprometeu; Elvis já atuou melhor que hoje; Tomas entrou e apareceu apenas em um chute de longe, com perigo; Daniel Carvalho mal no jogo, foi substituído por Diego Jardel, que acabou se saindo melhor do que ele na partida.

 Lulinha apareceu em alguns lances no 1º tempo, mas caiu de produção na 2ª etapa; Bill continua sem funcionar e parece que continua intocável como titular.

 Botafogo: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Pedro Rosa; Camacho (Airton), Willian Arão, Elvis (Tomas) e Daniel Carvalho (Diego Jardel); Lulinha e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Antes da interação com os profissionais, Luis Henrique estará com a seleção

 O atacante Luis Henrique, artilheiro da Copa do Brasil sub17, com 14 gols em 10 partidas, será observado pelo treinador René Simões em treinamentos a serem realizados com os profissionais, segundo disse o próprio treinador.

 Antes desta interação com os profissionais, o jovem atacante estará com a seleção brasileira sub17, no período de 1º a 16 de junho, para disputa do Torneio Suwon Cup, na Coreia do Sul.

 Entre a volta da equipe profissional de Brasília, após o jogo contra o Atlético/GO, e a apresentação de Luis Henrique à seleção, haverá um período de apenas uma semana, não suficiente para que o jovem seja observado e para que se adapte à rotina dos profissionais, o que deverá acontecer mesmo após o seu retorno da seleção.

 Vale destacar que o referido torneio servirá de preparação para a Copa do Mundo sub17, que será realizada no Chile, no período de 17 de outubro a 08 de novembro.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O Fogão buscou um resultado muito bom na Copa do Brasil

 O Botafogo foi até Florianópolis e empatou por 2x2 com o Figueirense, pela Copa do Brasil. A gente espera sempre vencer, mas diante das circunstâncias o resultado foi muito bom.

 Quais foram essas circunstâncias? Perdemos chances de gol, como no 1º tempo, com Henrique; falhamos defensivamente, inclusive com gol contra em que os dois zagueiros foram na mesma bola; estávamos perdendo de 2x0; o gol de empate aconteceu aos 48 minutos do 2º tempo.

 O resultado de 2x2 permite que no jogo de volta, no Estádio Nilton Santos, a gente possa empatar por 0x0 ou 1x1 para avançar para as oitavas de final.

 O jogo começou e logo com 1 minuto eles chegaram pela esquerda, mas Giaretta cortou na área. Aos 7 minutos Elvis enfiou boa bola para Henrique, mas o chute do atacante foi para fora.

 O Botafogo, que pareceu meio perdido no início, foi equilibrando aos poucos, mas aos 20 tomamos um grande susto, quando o adversário chutou com força e a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo.

 Aos 28 minutos a bola foi recuada por um jogador adversário, o zagueiro deixou passar para o goleiro, mas Henrique se antecipou, cortou o goleiro, mas esbarrou nele e se desequilibrou, perdendo o ângulo na jogada, mas ainda conseguiu tocar para Elvis no meio da área, que chutou e o goleiro defendeu.

 Um minuto depois da grande chance que perdemos, saiu o gol do Figueirense, quando a bola foi cruzada na nossa área e o jogador do time catarinense escorou livre: 0x1. Como diz o treinador Muricy, a bola pune. Perdemos um gol e no lance seguinte o adversário não perdeu.

 O Botafogo voltou do intervalo com Emerson na vaga de Renan Fonseca, que havia recebido cartão amarelo aos 38 minutos. Mal a etapa final se iniciou e sofremos o 2º gol, em mais uma falha defensiva, aos 4 minutos, quando a bola foi cruzada na nossa área, um atacante tocou de cabeça, Jefferson salvou em cima da linha, mas Emerson chutou para cortar e a bola bateu em Giaretta e entrou: 0x2.

 Após o 2º gol o adversário se fechou em busca de encaixar uma jogada de contra-ataque e matar o jogo. O Botafogo passou a tocar a bola buscando espaços na defesa adversária. Aos 8 minutos cruzamos uma bola na área e Henrique, livre, cabeceou fraco e em cima do goleiro.

 Airton recebeu cartão amarelo aos 12 e o treinador, possivelmente temendo uma expulsão, o substituiu por Camacho, aos 16.

 Aos 32 Luis Ricardo fez boa jogada pela direita, entrou na área, cruzou rasteiro, a bola atravessou toda a pequena área e sobrou na esquerda para Pimpão, que chutou e o goleiro defendeu para escanteio. Após a cobrança, aos 33, Giaretta cabeceou no ângulo e diminuiu para o Fogão: 1x2.

 Aos 36 Camacho lançou na área e Bill, livre, foi cabecear, mas pegou meio que de ombro e perdeu a chance. Aos 42 Diego Jardel foi lançado, entrou na área e achei que o marcador o empurrou. O meia caiu no lance, mas o juiz não marcou o pênalti.

 Aos 43, após falha de Giaretta na direita, um adversário concluiu a gol, mas Jefferson salvou com uma defesaça.

 Aos 45 Carleto avançou bem pela esquerda, cruzou, mas Bill novamente cabeceou mal, na direção da linha lateral. Aos 48 Carleto cobrou falta da entrada da área, com força, o goleiro deu rebote e Luis Ricardo aproveitou e chutou para o fundo das redes, empatando a partida: 2x2.

 Receberam cartões amarelos: Renan Fonseca, Elvis, Carleto e Airton.

 Jefferson fez duas defesas dificílimas na partida; Achei Luis Ricardo melhor no apoio do que na marcação; Renan Fonseca me pareceu se desdobrar  para fazer a dele e cobrir os espaços dos companheiros; Continuo achando que Giaretta pode ajudar mais como volante do que como zagueiro; Carleto fez boa partida; Depois da trapalhada proporcionada por ele e Giaretta no gol contra, Emerson se firmou na partida.

 Airton não comprometeu; Willian Arão muito bem na partida; Gostei da participação de Elvis; Atuação fraca de Diego Jardel; Depois de não ter aprovado a sua estreia, hoje gostei da participação de Camacho.

 Pimpão pode render muito mais do que mostrou hoje; Com Henrique em campo, pensava se não seria melhor o Bill; Depois que Bill entrou, pensava se não seria melhor ter continuado com Henrique.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca (Emerson), Giaretta e Carleto; Airton (Camacho), Willian Arão, Elvis e Diego Jardel; Pimpão e Henrique (Bill).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

terça-feira, 19 de maio de 2015

Sub17 perdeu o jogo e o título

 A equipe sub17 do Botafogo foi derrotada por 3x1 para o Vitória/BA, no Estádio Nilton Santos, com o adversário devolvendo o placar que fizemos no 1º jogo. Com o resultado, a decisão foi para as cobranças de pênaltis e o alvinegro foi derrotado por 4x3, perdendo o título.

 O time baiano abriu o placar no 1º tempo, fez 2x0 na 2ª etapa, mas Luis Henrique diminuiu para o Botafogo. O 1x2 era favorável para o alvinegro, que criou situações para empatar, mas o adversário não desistiu da partida e encontrou espaços na nossa defesa. Eles perderam uma grande chance, após o nosso goleiro ser driblado e tiveram um pênalti nos minutos finais, que foi convertido e levou a decisão para as cobranças de pênaltis.

 Na campanha o Botafogo venceu os 05 jogos fora de casa e não conseguiu nenhuma vitória em casa. 

 De positivo, a participação do atacante Luis Henrique na competição, sendo o artilheiro com 14 gols e deverá ser observado pelo treinador da equipe profissional.

 Saudações alvinegras.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Uma semana com muito Botafogo

 Esta semana será de emoções com o Botafogo. Teremos três jogos importantes, sendo dois da equipe profissional e um da equipe sub17.

Terça-feira - 16h30 - Estádio Nilton Santos
Decisão da Copa do Brasil sub17

 O Botafogo decidirá a Copa do Brasil sub17 contra o Vitória/BA. No 1º jogo, em Salvador, vencemos por 3x1 e agora o título virá até com derrota por um gol de diferença. Ao adversário somente resta vencer por três gols de diferença ou por dois(*) para levar para os pênaltis.

* Atualização em 19/05/2015, corrigindo informação equivocada de nossa parte de que somente com 3x1 para eles haveria decisão por pênaltis. Na decisão da Copa do Brasil não é considerado o gol qualificado (marcado na casa do adversário), o que faz com que uma vitória para cada time, pelo mesmo saldo de gols, independente do placar, força a decisão por pênaltis.

 A vantagem do Glorioso é excelente, mas o time não pode se apegar à ela, devendo manter o nível das atuações anteriores. Que o nosso atacante Luis Henrique, artilheiro da competição com 13 gols, possa deixar a sua marca mais uma vez e que possamos comemorar o título.

 O torcedor alvinegro terá acesso no Setor Oeste e, para isso, deverá levar 01 kg de alimento não perecível. O Setor Sul estará reservado para torcedores do clube baiano.

Quarta-feira - 19h30 - Florianópolis
Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil

 Na quarta-feira enfrentaremos o Figueirense pela 3ª fase da Copa do Brasil. Ainda não sabemos qual a formação que o treinador mandará a campo nessa partida, mas esperamos que o Botafogo faça um excelente jogo e consiga vantagem para a partida de volta no Estádio Nilton Santos.

 O árbitro do jogo será Marcelo Aparecido R. de Souza, de São Paulo.

Sábado - 16h30 - Brasília
3ª rodada do Brasileiro

 No sábado viajaremos para enfrentar o Atlético/GO, mas embora o mando de campo seja deles, nos deslocaremos até Brasília, já que o clube goiano preferiu levar o jogo para a Capital Federal.

 Nossa torcida é grande em Brasília e esperamos que compareça em peso e incentive o Glorioso em busca da vitória.

 Estamos na liderança da competição, ao lado do Sampaio Corrêa, e vencendo no sábado poderemos nos isolar na frente e embalar no campeonato.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

sábado, 16 de maio de 2015

O 2º passo foi dado: Fogão 4x1!

 No dia do aniversário de Nilton Santos, que completaria 90 anos, dentre as inúmeras homenagens ao Eterno Lateral, podemos inserir também a vitória do Botafogo sobre o CRB, por 4x1, pela 2ª rodada do Brasileiro.

 O alvinegro assumiu, ao lado do Sampaio Corrêa, a liderança da competição, mas ainda restam dois jogos na rodada, que serão realizados às 21 horas, tendo o Atlético/GO chances de alcançar o topo, caso goleie.

 O Botafogo começou jogando em busca do gol, com Pimpão aberto pela direita e Sassá pela esquerda. Logo aos 4 minutos, Sassá tocou da esquerda para o meio, Pimpão chutou, o zagueiro cortou, a bola foi ajeitada para Bill chutar, porém em cima do goleiro.

 Aos 6 a bola sobrou para Bill livre na área, mas de costas para a meta, ele rolou para Arão que chutou e a zaga cortou para escanteio. Aos 14 Sassá arriscou de longe, com força, mas a bola foi fora.

 De tanto insistir acabamos chegando ao gol aos 16, quando Sassá fez grande jogada pela ponta esquerda, cruzou na área e Bill de carrinho mandou para as redes: 1x0 Fogão.

 Sassá vinha fazendo boa partida, aberto na esquerda, mas em jogada junto à linha de fundo, na metade desta etapa, sentiu após uma queda e acabou caindo de rendimento, assim como o time alvinegro.

 Nesta etapa o adversário pouco chegou. Tiveram uma jogada nas costas de Gilberto nos primeiros segundos de jogo e outra já aos 41, em cobrança de falta, em que a bola foi lançada com perigo na nossa área, mas Jefferson segurou firme.

 No 2º tempo chegamos nas redes do adversário logo aos 3 minutos, com Bill, mas a arbitragem marcou impedimento inexistente do nosso atacante. Ainda sentindo a contusão, Sassá só resistiu 4 minutos na 2ª etapa, saindo para a entrada de Lulinha.

 O Glorioso buscava atacar e aos 8, após pixotada da defesa adversária, a bola sobrou para o estreante Lulinha na entrada da área, que ajeitou e chutou no canto: 2x0 Fogão.

 Ainda sem condições físicas de atuar o jogo inteiro, Daniel Carvalho deu lugar a Elvis aos 11 minutos. Aos 16 Pimpão recebeu na esquerda, entrou na área e rolou na meia lua para Arão chutar rasteiro, no canto e ampliar: 3x0 Fogão.

 Aos 18 saiu Marcelo Mattos, que já tinha cartão amarelo, e entrou Camacho. Aos 21 Elvis puxou contra-ataque, abriu para Pimpão na direita, que cruzou na área, onde Elvis, que já se encontrava ali, cabeceou no canto, o goleiro falhou e a bola foi para as redes: 4x0 Glorioso.

 Aos 25 Pimpão puxou um ataque junto à linha lateral, mas o assistente marcou saída de bola e reposição para o adversário. Pimpão reclamou, já que a bola tocou no adversário antes de sair e seria nossa, e jogou a bola fora do local da cobrança. Como já tinha amarelo, recebido aos 35 do 1º tempo, acabou sendo expulso após receber o 2º.

 Com 10 em campo, o Botafogo procurou administrar o jogo, mas acabou cedendo alguns espaços na defesa: aos 31 o adversário diminuiu após tabela pela direita em que saiu um chute de dentro da área, na frente de Jefferson: 4x1; aos 33 Jefferson fez grande defesa, após chute forte de dentro da área; aos 40 em jogada rápida, quase eles chegaram novamente, mas o chute foi para fora.

 Depois de um bom tempo, parece que enfim temos um meia de qualidade e experiência, que é Daniel Carvalho. Foi bom o retorno de Elvis, que mostrou que pode ser o companheiro de Daniel Carvalho no meio.

 Dos estreantes, gostei da movimentação de Lulinha, que inclusive marcou um gol. Em relação ao Camacho, vou esperar outra partida, pois a de hoje não gostei.

 Um ponto negativo na partida foi a fraca arbitragem, inclusive com gol nosso mal anulado e distribuição de cartões como forma de se impor no jogo. A atitude de Pimpão também foi ruim, por mais que tivesse razão no lance, já que a bola era nossa, mas já tendo cartão não poderia agir daquela forma.

 Me preocupa ainda as atuações dos laterais, sendo que um deles, no caso Gilberto, por mais que tenha jogado mais do que seu colega da esquerda, também pode render bem mais.

 Receberam cartões amarelos: Marcelo Mattos; Willian Arão; Carleto (segundo informação da emissora de tv, após o apito final do 1º tempo, por reclamação) e Elvis.

 Estiveram presentes no Estádio Nilton Santos neste sábado 12.535 torcedores.

 Botafogo: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos (Camacho), Willian Arão e Daniel Carvalho (Elvis); Pimpão, Bill e Sassá (Lulinha).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quinta-feira, 14 de maio de 2015

NOTAS CURTAS - nº 38

- Até o momento está mantido o horário de 16h30 para a final da Copa do Brasil sub17, entre Botafogo e Vitória/BA, dia 19 de maio, no Estádio Nilton Santos. O ideal era que o jogo fosse realizado no mesmo horário da 1ª partida em Salvador: 19h. O horário vespertino dificulta a presença dos alvinegros que estiverem trabalhando ou estudando;

- Sobre a decisão do sub17, sempre é bom lembrar que vencemos o 1º jogo na Bahia por 3x1 e temos boa vantagem para a partida final no Rio. O nosso atacante, Luis Henrique, é o artilheiro da competição com 13 gols em 09 jogos. O vice-artilheiro tem 07 gols;

- O adversário do Botafogo na 2ª rodada do Brasileiro, no próximo sábado, é o CRB. A equipe alagoana perdeu ontem em casa para o Grêmio pela Copa do Brasil, por 3x1. Com o resultado não haverá o jogo de volta em Porto Alegre;

- O árbitro para a partida entre Botafogo e CRB será Paulo H. Schleich Vollkopf, do Mato Grosso do Sul;

- Sobre a partida de sábado, os ingressos para o setor Norte custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Para o setor Leste os preços são R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) e para o setor Oeste R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia). Sócios Torcedores e Sócios Proprietários têm acesso gratuito. Sócio Torcedor "Botafogo no Coração + Desconto" tem desconto de 50% no preço do ingresso. Maiores informações no site oficial do Botafogo;

- Na 3ª rodada do Brasileiro, no dia 23 de maio, iremos viajar para enfrentar o Atlético/GO. O clube goiano tem o mando de campo, mas resolveu levar o jogo para Brasília. A grande torcida alvinegra da capital federal terá a chance de comparecer e apoiar o Fogão;

-  Ontem ficou definido o nosso próximo adversário na Copa do Brasil. Será o Figueirense, que eliminou o Avaí no clássico catarinense.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Chegamos a 25 jogos no ano com bom aproveitamento

 O Botafogo atingiu neste último sábado a marca de 25 partidas disputadas em 2015, considerando nesse nº o amistoso com o time chinês treinado pelo Cuca.

 O aproveitamento do Glorioso nestes 25 jogos é bom (69%), com 16 vitórias, 04 empates e 05 derrotas.

 Em 2014, após 25 jogos, o clube teve 7 vitórias, 07 empates e 11 derrotas, com aproveitamento de apenas 37%. Aliás, em 2014, o total de vitórias durante todo o ano foi 17. Atualmente já temos 16.

 Até aqui, em 2015, marcamos 47 gols e sofremos 21. Em 2014, após 25 jogos, marcamos 27 gols e sofremos 30.

 O artilheiro do time em 2014 foi Zeballos, com 09 gols. Neste ano, transcorrido menos de um semestre, o artilheiro de momento é Bill, com os mesmos 09 gols.

 Torçamos para que o bom desempenho possa até melhorar para que façamos um excelente Brasileiro.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

sábado, 9 de maio de 2015

Vitória com dificuldade, mas muito importante. Será um longo ano...

 O Botafogo venceu o Paysandu, em Belém, em sua estreia no Brasileiro da série B. A vitória foi muito importante, são três pontos na classificação e o início da busca pelo retorno para a série A.

 Apesar do resultado positivo, a atuação preocupou. Já era esperado um jogo difícil, mas não uma atuação ruim, como a que ocorreu. O gol de Pimpão trouxe alívio no final. O curioso é que o atacante não esteve em noite inspirada, mas acabou sendo o responsável pela vitória.

 O time alvinegro jogou junto o estadual, chegou até a final da competição, enquanto o adversário deste sábado ainda está em formação, com jogadores recém-chegados. Além disso, novamente nossos titulares foram poupados no jogo pela Copa do Brasil no meio de semana, para que treinassem e focassem na partida deste sábado, mas o que vimos em campo não agradou.

 Em minha opinião Giaretta precisa jogar como volante, na vaga de Mattos. Em relação ao comando de ataque, até quando ficaremos com Bill em campo apenas cometendo, recebendo e cavando faltas?

 Que Daniel Carvalho entre completamente em forma para assumir a titularidade logo. Em pouco tempo em campo mostrou muito mais qualidade do que Diego Jardel, Tomas e Gegê juntos.

 Outro jogador que venho gostando e que tem subido de produção ao longo do ano é o zagueiro Renan Fonseca.

 No 1º tempo tivemos o domínio do jogo, mais posse de bola, mas não conseguimos criar situações de gol. O mais perto que chegamos foi aos 22 minutos, em lançamento de Fernandes para Arão na área, mas o volante não dominou. Diego Jardel, embora não tenha se escondido do jogo, não conseguiu criar em nosso meio de campo. Aos 40 ele puxou um ataque desde a linha de meio de campo, mas perdeu a bola próximo da meia lua, quando poderia ter tocado para Pimpão, que estava aberto na esquerda, sem marcação.

 Quase fomos castigados antes do intervalo: aos 43 minutos um atacante recebeu na direita, bateu Giaretta e chutou cruzado, mas Jefferson defendeu para escanteio e evitou o gol.

 Voltamos para o 2º tempo com a mesma formação. Com um minuto de jogo Carleto cruzou, o goleiro cortou mal, três jogadores nossos chegaram na bola, mas foi Arão que chutou, mas a zaga interceptou.

 O time jogava mal e o treinador fez uma alteração aos 17, tirando Diego Jardel e colocando Daniel Carvalho, que logo criou um jogada, aos 19, quando puxou contra-ataque, tocou para Pimpão, recebeu de volta e chutou, mas o goleiro mandou para escanteio.

 Aconteceram mais duas substituições no Glorioso: aos 27 entrou Luis Ricardo e saiu Gilberto; aos 30 entrou Sassá e saiu Fernandes. Assim que entrou, Sassá recebeu de Daniel Carvalho na esquerda, chutou cruzado e o goleiro mandou para escanteio.

 Aos 41 minutos Carleto dominou no campo de ataque, lançou na área e Pimpão escorou para as redes: 1x0 Fogão.

 Ainda houve tempo para quase ampliarmos: aos 48 Pimpão avançou pela direita e chutou cruzado, mas a bola saiu sem que Bill conseguisse tocar para o gol.

 Receberam cartões amarelos: Gilberto e Carleto.

 Botafogo: Jefferson, Gilberto (Luis Ricardo), Renan Fonseca, Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes (Sassá) e Diego Jardel (Daniel Carvalho); Pimpão e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dissecando a tabela do Botafogo no 1º turno do Brasileiro - REPUBLICAÇÃO

 Tendo em vista que no próximo sábado, às 21 horas, faremos nossa estreia no Brasileiro/2015, republicarei a postagem de 05 de março de 2015, quando foi analisada a tabela de jogos do Glorioso no 1º turno da competição:

“A Confederação divulgou hoje a tabela do 1º turno da série B. Nessa 1ª fase faremos 09 jogos em casa e 10 fora.

Tendo na competição clubes de diversos Estados, inclusive com todas as regiões do país representadas, será grande o número de viagens que o Glorioso terá que fazer.

Iniciaremos com uma viagem longa até Belém, para enfrentar o Paysandu, dia 8 ou 9 de maio. Depois teremos jogos intercalados entre o estádio Nilton Santos, Goiânia e Curitiba.

 Da 6ª até a 10ª rodada não sairemos do Sudeste, o que evitará um desgaste e, quem sabe, possibilitará uma arrancada do time. Nessas 05 partidas jogaremos 03 no Niltão, uma em Macaé e outra no interior de São Paulo.

 Depois do período anterior, com menos desgaste, duas viagens serão necessárias, sendo uma mais longa (Fortaleza) e outra nem tanto (Bragança).

 Nas sete últimas rodadas atuaremos 04 vezes no nosso estádio, saindo uma vez para Recife, outra para Salvador e na última rodada para Belo Horizonte, quando enfrentaremos o América, no dia 14 ou 15 de agosto. Nesses 07 jogos teremos, então, apenas duas viagens que poderão gerar maior desgaste.

 Considero que a tabela do 1º turno está razoável e, com um bom planejamento, poderemos chegar na metade da competição bem posicionados na tabela de classificação. Esta é a minha expectativa e a minha torcida”.

Saudações alvinegras. 

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

Classificação com tranquilidade na Copa do Brasil

 O Botafogo venceu o Capivariano por 3x0 e avançou para a próxima fase da Copa do Brasil, quando pegará Avaí ou Figueirense.

 Podemos dizer que o time jogou para o gasto e a vitória acabou acontecendo com bastante tranquilidade. Com menos de um minuto, talvez sentindo a estreia no Glorioso, Pedro Rosa falhou duas vezes no mesmo lance, próximo da nossa área, mas o adversário não aproveitou a oportunidade. 

 Sem o time paulista nos incomodar, chegamos com perigo aos 9 minutos, quando Sassá chutou forte da meia lua, a bola bateu no travessão, quicou em cima da linha e não entrou. O primeiro gol do Fogão saiu aos 17: Sassá lançou na área para Gegê, que dominou e chutou colocado.

 A melhor oportunidade do adversário aconteceu aos 35, em chute de longa distância, defendida por Jefferson com segurança, espalmando para o lado da área. Um minuto depois Henrique recebeu na área, pela direita, avançou e cruzou na pequena área para Sassá cabecear para as redes: 2x0.

 Aos 41 Henrique teve boa oportunidade, após passe de Luis Ricardo, mas o atacante concluiu de longe, para fora, quando o goleiro saía do gol. 

 O time voltou do intervalo com Daniel Carvalho na vaga de Diego Jardel. O jogo no 2º tempo esteve mais morno, mas Daniel mostrou bom domínio e toque de bola. Aos 12 saiu Alisson e entrou Giaretta. Acredito que o zagueiro tenha pedido para sair, pois somente o cartão amarelo não justificaria essa substituição.

 Daniel Carvalho sofreu duas faltas na entrada da área, após fazer boas jogadas. Aos 21 o meia cobrou escanteio da esquerda e Luis Ricardo cabeceou e ampliou: 3x0 Botafogo.

 Aos 29 Cidinho retornou aos gramados, na vaga de Fernandes, mas sem ritmo e com pouco tempo em campo, somente apareceu aos 39, quando chutou cruzado de dentro da área, para fora.

 Receberam cartões amarelos: Emerson e Alisson.

 Gostei mais uma vez da atuação do jovem zagueiro Emerson. Sobre Pedro Rosa, uma partida é pouco, mas gostei de sua participação no apoio. Ainda precisa ser melhor testado na marcação, já que o ataque adversário pouco incomodou. Com as opções que temos no meio de campo, Daniel Carvalho mostrou que quando estiver com ritmo de jogo será titular. Sassá fez um 1º tempo muito bom, mas caiu de rendimento na 2ª etapa.

 Agora vamos estrear no Brasileiro, no próximo sábado, em Belém, contra o Paysandu.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Emerson, Alisson (Giaretta) e Pedro Rosa; Airton, Fernandes (Cidinho), Diego Jardel (Daniel Carvalho) e Gegê; Sassá e Henrique.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

terça-feira, 5 de maio de 2015

Uma torcida diferenciada

 A torcida botafoguense é diferenciada. A paixão pelo Glorioso é algo inenarrável, não à toa dizemos que "não escolhemos, mas fomos escolhidos".

 A festa protagonizada pelos alvinegros na decisão de domingo foi linda. Não foi a primeira, nem será a última, com toda certeza. O zelo e a dedicação daqueles que trabalharam para que tudo saísse perfeito nas arquibancadas do Maracanã foi de se tirar o chapéu, exemplificados pelo nosso mosaico exibido na partida.

 A galera não se cansa de apoiar e incentivar o clube, seja em jogos com grande número de torcedores na arquibancada ou naqueles em que a presença é pequena.

 Mesmo nas dificuldades e percalços encontrados ao longo do caminho, alguns criados, infelizmente, por quem deveria trabalhar pelo melhor para o clube, como em 2014, mesmo quando alguns tentam diminuir a grandeza do Botafogo, por despeito ou sabe-se lá por qual outro motivo, a sua torcida jamais desanimou, jamais abaixou a cabeça, pelo contrário, nestes momentos é que ela cresce, fica forte, se une e defende o Glorioso.

 O setor norte do Maracanã, exclusivo da nossa torcida no jogo de domingo, teve, segundo o borderô disponibilizado e considerando os ingressos utilizados, 16.958 alvinegros, contra 17.137 torcedores do setor exclusivo do adversário. As poucas cadeiras vazias no setor norte foram devido ao fato de alguns torcedores adversários terem adquirido ingressos do referido setor, mas eles não puderam ficar, afinal era exclusivo nosso. Triste é saber que alguns jornalistas tiveram essa "ideia genial", ainda nos primeiros dias de venda, mas a nossa torcida mostrou que é forte, compareceu e encheu o seu setor, para "decepção" dessas pessoas.

 A torcida alvinegra com certeza carregará o time do Botafogo em 2015 para o lugar de onde não poderia ter saído, que é a série A.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Foi um bom aprendizado para a sequência da temporada. Sigamos em frente.

 O campeonato estadual serviu como aprendizado para o time do Botafogo, ainda em formação, visando o restante da temporada e a competição mais importante que virá: o Brasileiro. Sim, o principal objetivo do clube tem que ser o retorno para a série A e não podemos perder esse foco.

 Queria muito ter conquistado o título do estadual sim, não desprezo essa competição, mas de nada adiantaria vencê-la se no final do ano não estivermos de volta na série A. Cheguei a ver matéria cujo título dizia que um zagueiro minimizava o fracasso no Estadual. Fracassou? O então desacreditado, a quarta força da competição para muitos, com elenco de série B, deixou para trás dois times que eram considerados favoritos no início do ano.

 Os êxitos alcançados e os tropeços que tivemos no Estadual poderão ser importantes para o resto da temporada. Servirão para análises e lições. A direção precisa avaliar tanto o trabalho da comissão técnica até aqui, quanto o desempenho dos atletas. Os que não forem aprovados que sigam seu rumo e aqueles que precisam melhorar o rendimento, que treinem ainda mais. Torçamos também para que novos atletas que porventura cheguem deem resultado.

 Sobre o trabalho da comissão técnica até aqui, um dos detalhes que me preocupava era em relação à preparação física, mas o clube já fez a devida alteração no setor. O trabalho do treinador mostrou-se eficaz em termos de motivação, isso não dá para negar, mas faltou algo na questão técnica e tática. Pouco se viu de evolução na equipe em relação ao início do campeonato. O jogo decisivo de ontem foi um exemplo, pelo futebol apresentado. Precisamos que o trabalho técnico e tático seja igualado ao desenvolvido na parte motivacional.

 Em relação ao time, faço algumas observações, com as quais podem concordar ou discordar. Acho que o time atual pode fazer boa campanha no Brasileiro, mas algumas questões precisam ser ajustadas:

- Gilberto e Fernandes caíram de produção em relação ao início do Estadual e ambos são importantes. É preciso que a comissão técnica se preocupe com esse detalhe;

- Carleto não começou bem e não percebi melhora em seu rendimento no transcorrer da competição. Talvez uma sombra no elenco fosse necessária. Vamos observar o recém chegado Pedro Rosa;

- O zagueiro Renan Fonseca, que no início não passava segurança, cresceu bastante de produção durante o campeonato, sendo, para mim, uma boa surpresa. Em muitos momentos se desdobrava para cobrir espaços deixados pelos companheiros;

- Giaretta poderá nos ajudar bastante atuando como volante ou até como lateral esquerdo, mas acho que ele não pode ser o companheiro de Renan na zaga. Está aí uma posição que precisávamos trazer um bom jogador;

- Willian Arão é um dos destaques do time e poderia ter Giaretta ao seu lado na cabeça de área ou até algum dos garotos da base;

- Marcelo Mattos, cuja experiência não nos ajudou na decisão e que cometeu algumas falhas, como a que resultou no 1º gol do adversário na decisão, não pode ser titular;

- Nossa maior carência é o setor de criação, que não funcionou até aqui, depois de vários serem testados. Agora teremos a opção de Daniel Carvalho e espero que ele possa ajudar, mas, além dele, seria importante buscarmos outro meia;

- Muitos torcedores têm cobrado um atacante que chegue para resolver. Infelizmente, Bill, pelo que mostrou até aqui, é para compor elenco. Há o argumento que o meio de campo não cria e a bola não chega na frente, mas nas vezes em que chegou, geralmente foi desperdiçada. Um atacante seria a terceira peça importante para a sequência da campanha em 2015.

 São apenas opiniões minhas, sempre pensando no melhor para o time e para uma campanha sem grandes sustos no Brasileiro.

 Antes de terminar gostaria de destacar a vontade que a equipe demonstrou, mesmo quando faltou qualidade. A gente respeita quem luta, se aplica e honra a camisa do clube. 

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 3 de maio de 2015

Tivemos treino secreto, mas futebol em campo, nada

 O Botafogo foi derrotado por 2x1 pelo Vasco e perdeu o título do estadual 2015. Por ter perdido a primeira partida, o alvinegro precisava vencer por um gol para levar para os pênaltis ou por dois gols ou mais de diferença para ser campeão direto.

 Eu estava animado antes do jogo, confiava que dava para vencer, mas após o jogo começar e ver como o time se comportava em campo, não conseguia mais, em nenhum momento, mesmo após empatarmos, vislumbrar a possibilidade da vitória, por mais que torcesse por ela.

 A comissão técnica fez treinos secretos durante a semana, poupou o time no jogo pela Copa do Brasil contra o Capivariano, mas o que vimos em campo foi uma equipe desorganizada, sem jogadas trabalhadas e sem incomodar o adversário. Nosso meio de campo mais uma vez não funcionou e isso prejudica a criação de jogadas. A atuação foi inferior a do 1º jogo, podemos dizer que a atuação foi uma decepção.

 No início do jogo parecia até que pressionaríamos o adversário. Luis Ricardo enfiou boa bola para Bill na área, mas a conclusão do atacante foi em cima do goleiro. A pressão que parecia que viria, não veio. Eles cresceram no jogo e passaram a chegar com perigo, como aos 27, quando Renan salvou com os pés, para escanteio.

 Aos 30, um dos destaques do nosso time na competição, Willian Arão, saiu contundido, após levar pancada em choque com o goleiro Renan, em jogada aérea na nossa área. Entrou Fernandes no seu lugar.

 O mais perto que chegamos da meta adversária foi aos 35, em chute de Pimpão de longe, mas o goleiro deu um tapinha para escanteio. O 1º gol deles saiu em vacilo defensivo, quando ao invés de despacharmos a bola, ficamos trocando passes atrás, aos 46, e Marcelo Mattos perdeu a bola, eles se aproveitaram e abriram o placar.

 No 2º tempo o Botafogo voltou com Diego Jardel na vaga do nulo Tomas. Aos 13 o goleiro defendeu falta cobrada por Carleto.

 Aos 15 o treinador tirou Luis Ricardo e colocou Sassá. Chegamos com Pimpão aos 19, mas o chute foi em cima do goleiro.

 Com o adversário atrás, fechado, a gente tentava chegar na vontade, mas sem organização. Aos 29 minutos Gilberto brigou pela bola na meia lua e tocou para Diego Jardel na grande área e o meia deslocou o goleiro e empatou: 1x1.

 Com Fernandes expulso aos 39, o time ficou aberto, tentando buscar a vitória e acabou sofrendo o gol aos 48, após cobrança de lateral, em que a bola foi na nossa área e o atacante chutou e marcou: 2x1 Vasco.

 Receberam cartões amarelos: Willian, Gilberto, Marcelo Mattos, Fernandes, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Diego Jardel.

 Recebeu cartão vermelho: Fernandes (02 cartões amarelos).

 Muitos atuaram bem abaixo do que podem, mas, mesmo não sendo craques, poderiam mostrar mais do que mostraram na decisão deste domingo.

 O time começou desacreditado, ninguém esperava que a final do campeonato tivesse a presença do Botafogo, assim como não acreditavam no título da Taça Guanabara, conquistada pelo Glorioso.

 Podemos dizer que o time foi além do que se esperava dele, mas ao chegar na final, o que se espera é que a equipe mostre alguma organização, algumas jogadas trabalhadas, que imponha seu futebol pelo menos em partes do jogo, mas isso não aconteceu.

 Agora é focar na estreia no Brasileiro, no próximo sábado, contra o Paysandu, em Belém. Antes temos jogo de volta pela Copa do Brasil, contra o Capivariano, mas o foco principal tem que ser o Brasileiro e nosso retorno para a série A.

 Que o Estadual tenha servido para os dirigentes avaliarem o trabalho da comissão técnica, assim como o desempenho dos jogadores e avaliar as posições que precisam de reforços.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão (Fernandes), Luis Ricardo (Sassá) e Tomas (Daniel Carvalho); Pimpão e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo