segunda-feira, 29 de junho de 2015

Situação após 9 rodadas

 Após a 9ª rodada do Brasileiro, é esta a classificação até a 10ª posição:




 O Botafogo lidera, agora com apenas um ponto de vantagem para o 2º colocado, que é o Paysandu, e três para o 5º, o América/MG. Cinco pontos separam o 4º colocado do 10º.

 O aproveitamento do Botafogo caiu um pouco, para 74%. Dos 20 pontos conquistados, 10 foram como mandante e 10 como visitante.

 O melhor ataque da competição é do Macaé, com 19 gols. O Glorioso marcou 16 gols e nosso artilheiro é Pimpão, com 05, seguido de Willian Arão, Bill e Lulinha, com 02 gols cada.

 A melhor defesa é do Bahia, com apenas 04 gols sofridos. O Botafogo sofreu 07.

 Atletas pendurados com 02 cartões amarelos: Carleto, Daniel Carvalho, Gilberto e Willian Arão.

 O próximo jogo do Fogão será contra o Sampaio Corrêa (8º colocado), sexta-feira, 21h50, no Nilton Santos.

 Os nossos concorrentes ao acesso, no momento, farão os seguintes jogos na 10ª rodada:

 - Paysandu (2º) x Atlético/GO - terça-feira - 18h30;
 - Vitória (6º) x Bahia (3º) – sábado – 16h30;
 - Bragantino (10º) x Santa Cruz – sábado – 16h30;
 - Náutico (4º) x Oeste – sábado – 16h30;
 - ABC x Macaé (7º) – sábado – 16h30;
 - América/MG (5º) x Mogi Mirim – sábado – 21h;
 - CRB (9º) x Boa Esporte – sábado – 21h.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 28 de junho de 2015

Sinal de alerta ligado

 Em relação à derrota do Botafogo para o Macaé, por 4x2, no campo do adversário, particularmente não tenho muito a dizer sobre o jogo em si, já que, em função de viagem, não pude assisti-lo. Já sobre o resultado, o mesmo não pode ser considerado normal, devido à grandeza do Botafogo.

 Podem dizer que foi a primeira derrota na competição, mas da maneira que foi, levando quatro gols do Macaé, considero inaceitável.

 É cedo para dizer que o sinal de alerta deve ser acendido? Considero que não, até por faltarem muitos jogos, há tempo para analisar o que aconteceu e o que precisa ser corrigido e modificado.

 Pelo que consegui acompanhar, com certa dificuldade, a postura do time no 1º tempo foi praticamente responsável pelo resultado.

 Três volantes foram para o jogo e mesmo assim sofremos três gols no 1º tempo. Talvez reconhecendo o equívoco na formação inicial, o treinador alterou o time ainda na 1ª etapa. O alvinegro chegou a reagir no 2º tempo, diminuindo para 3x2, com gols de Daniel Carvalho e Roger Carvalho, mas em nova falha levamos o 4º gol, que decidiu a partida.

 Outro detalhe: o René já rebateu críticas sobre revezamento no time, alegando que isso ocorre com grandes clubes europeus e lá não há crítica. A questão é que tais clubes possuem elencos caríssimos e os suplentes geralmente estão no mesmo nível dos titulares.

 Diante das dificuldades financeiras e da falta de qualidade no elenco, precisamos definir nosso time titular e modificá-lo apenas quando ocorrerem lesões e suspensões.

 O jogo de ontem pode ser considerado um acidente de trabalho? Em minha opinião o acidente de trabalho ocorreu na rodada anterior, no empate, em casa, contra o Boa, que estava nas últimas posições.

 Ainda lideramos a competição, porém a vantagem que tínhamos diminuiu e, além disso, o futebol apresentado também caiu de nível.

 Curiosamente, sempre que tem tempo para treinar, o time não apresenta bom futebol. A direção precisa conversar sobre isso com a comissão técnica e cobrá-la, assim como aos jogadores.

 O nosso time é limitado, mas não fica atrás dos outros, porém há necessidade de ser mostrado em campo o que é desenvolvido nos treinos, pelo menos é o que se espera.

 Reitero que a comissão técnica precisa ser cobrada pela direção do clube sobre os últimos resultados e sobre o futebol que tem sido mostrado em campo, enquanto temos tempo suficiente para isso.

 O time do Botafogo ontem foi este: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Luis Ricardo; Andreazzi, Willian Arão, Fernandes (Lulinha) e Diego Jardel (Daniel Carvalho); Pimpão e Bill (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Vamos com o que temos até o final e a união será importante

 Após a excelente entrevista da Rádio Botafogo com o presidente Carlos Eduardo Pereira, nesta última terça-feira, muitas questões foram esclarecidas e os alvinegros deveriam assistir e se inteirar sobre a situação atual do clube.

 Dentre as inúmeras questões abordadas na entrevista, chama atenção a situação deixada pela gestão anterior, com vários fatos “desagradáveis” sendo descobertos pela nova direção.

 Diante dos problemas financeiros, o elenco foi montado dentro das nossas possibilidades orçamentárias, vislumbrando passar o ano sem atrasos salariais, que geralmente acabam por afetar o rendimento em campo.

 Segundo o presidente, podem ocorrer casos fortuitos, como o de Donizete, que conseguiu judicialmente bloquear recursos do clube, mesmo o clube tendo retornado ao Ato Trabalhista, o que gerou atraso no pagamento de parte dos direitos de imagem. Caso não aconteçam situações como esta, o departamento de futebol não terá problemas no ano.

 Lógico que podemos deduzir, com isso, que não adianta ninguém clamar por reforço de peso, pois isso não vai acontecer, simplesmente porque o clube não tem como arcar com tal despesa.

 O presidente falou que o elenco não será reduzido e que a situação de Marcelo Mattos, como todos já sabem, foi por salário acima do que o clube pode pagar atualmente.

 O clube ainda negocia a renovação de Renan e Gilberto, mas, segundo o presidente, ambos têm contrato até o final do ano. O que pode acontecer, caso não haja renovação agora, é eles assinarem pré-contrato com outro clube.

 Mais do que nunca precisamos estar conscientes que é com esse elenco que vamos até o final do ano, salvo a chegada de um ou outro dentro da nossa realidade salarial, caso agora de Rafael Oliveira.

 Diante de tudo que foi esclarecido pelo presidente na entrevista para a Rádio Botafogo, podemos dizer que a união entre torcida, elenco e direção será muito importante para alcançarmos os objetivos em 2015.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 21 de junho de 2015

Situação após 8 rodadas

 Finalizada a 8ª rodada do Brasileiro, segue a classificação atualizada até a 10ª posição:



 O Glorioso é o líder, com 03 pontos de vantagem para o 2º colocado e 04 para o 5º. A situação está embolada entre o 2º, Náutico, e o 7º, Bahia, com apenas 02 pontos separando eles.

 O aproveitamento do Botafogo é de 83% e dos 20 pontos adquiridos, 10 foram atuando como mandante e 10 como visitante.

 O melhor ataque da competição é do Macaé, com 15 gols. O Fogão marcou 14. O nosso artilheiro é Pimpão, com 05 gols, seguido de Willian Arão, Bill e Lulinha, com 02 gols cada.

 A defesa do Botafogo é a melhor do campeonato, com apenas 03 gols sofridos.

 Atletas pendurados com 02 cartões amarelos: Carleto, Daniel Carvalho e Gilberto. Giaretta recebeu o 3º cartão contra o Boa e está fora do próximo jogo.

 O nosso próximo compromisso será contra o Macaé (9º colocado), em Macaé, no próximo sábado, às 16h30.

 Os principais concorrentes ao acesso, no momento, terão os seguintes jogos na 9ª rodada:

 Criciúma x América/MG (4º) - terça-feira - 19h30;
 Paysandu (5º) x Vitória (3º) - terça-feira - 21h50;
 Bahia (7º) x Luverdense - sábado - 16h30;
 Santa Cruz x Sampaio Corrêa (6º) - sábado - 16h30;
 ABC (10º) x Náutico (2º) - sábado - 16h30;
 Boa Esporte x Bragantino (8º) - sábado - 21h.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

sábado, 20 de junho de 2015

10 dias sem jogar para mostrar pouca coisa

 O Botafogo ficou 10 dias sem atuar, somente treinando e, com isso, esperávamos que mostrasse mais futebol, mas infelizmente não foi isso o que aconteceu e o resultado de empate por 1x1, no Nilton Santos, diante do Boa Esporte, foi sim decepcionante.

 Na última postagem alertamos que o Boa era um adversário “chato” quando atuava fora de seus domínios e hoje mostrou isso, com bastante marcação, mas mesmo assim o Botafogo deveria mostrar mais.

 O alvinegro teve amplo domínio, mais posse de bola, mas não soube o que fazer com ela ou não teve competência para isso.

 Já opinamos aqui que para um treinador não basta motivar o elenco, mas também deve fazer o time ter opções de jogadas, fazer o time fluir em campo.

 A dificuldade hoje começou logo aos 3 minutos, quando aconteceu o gol deles, por meio de jogada em velocidade, em que o atacante recebeu entre nossos zagueiros, avançou e chutou no canto: 0x1.

 Giaretta atuava no 1º tempo como um terceiro zagueiro, mas os três batiam cabeça e isso preocupava. Podíamos ter empatado logo aos 5, com Pimpão, que recebeu na esquerda, invadiu a área e tentou encobrir o goleiro, mas a bola foi para fora.

 O gol de empate saiu aos 21, quando Gilberto fez grande jogada pela direita, foi ao fundo, cruzou na marca do pênalti e Pimpão subiu e cabeceou para as redes: 1x1.

 Aos 33 um adversário avançou com perigo pela direita, tirou Luis Ricardo da jogada e arrematou, mas Renan salvou, fazendo boa defesa.

 Aos 43 cruzamos uma bola da direita e ela bateu no braço do zagueiro, que estava esticado, mas o juiz ignorou o pênalti.

 O Botafogo voltou do intervalo com Sassá na vaga de Elvis. No 2º tempo corrigimos nosso setor defensivo, posicionando melhor os zagueiros, assim como Giaretta, com o adversário não mais encontrando espaços.

 Mesmo ser incomodado na defesa e com maior posse de bola, não conseguíamos incomodar o adversário e furar sua marcação. Tivemos duas chances: aos 18, com Jardel tocando para Bill, que tentou completar de carrinho, mas o arremate saiu torto; aos 20, quando Pimpão lançou na área, Jardel ajeitou de cabeça e Bill chutou de virada, mas para fora, perdendo grande chance.

 Bill foi substituído aos 28 por Henrique e acho que demorou, porque está difícil aturar o atacante titular. Sabemos que faltam opções, já que alguns, como Henrique, não aproveitam as chances quando as recebem, mas com Bill muitas vezes dá a sensação de estarmos atuando com um a menos.

 (*) Giaretta recebeu amarelo e não enfrenta o Macaé. Houve informação de que Gilberto também teria recebido amarelo, mas após conferir a súmula, já publicada, verificamos que tal informação não procede.

 Renan não teve culpa no gol e evitou o 2º gol ainda no 1º tempo; a zaga passou insegurança no 1º tempo, mas se firmou na 2ª etapa; Gilberto teve boa atuação no 1º tempo e deu assistência para o gol; Luis Ricardo com atuação aquém da esperada hoje.

 Giaretta rendeu mais no 2º tempo; Arão fez uma boa partida; Elvis e Diego Jardel com atuações ruins; Daniel Carvalho entrou e não apareceu.

 Pimpão fez um 1º tempo muito bom e deixou sua marca; sobre Bill, já falei no texto do jogo; Sassá entrou mal, errando tudo que tentou; Henrique entrou e não mostrou nada.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Luis Ricardo; Giaretta, Willian Arão, Diego Jardel (Daniel Carvalho) e Elvis (Sassá); Pimpão e Bill (Henrique).

*Atualização de informação sobre cartão amarelo.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

terça-feira, 16 de junho de 2015

Um visitante "chato" na sexta-feira

 O Boa Esporte, nosso adversário de sexta-feira no Nilton Santos, é um visitante que podemos chamar de "chato". A equipe mineira, que encontra-se na zona de rebaixamento, tem 100% de sua pontuação (05 pontos) conquistado como visitante.

 O Boa, que perdeu as três partidas que fez em casa, saiu-se melhor fora de seus domínios, com uma vitória, dois empates e uma derrota, marcando 03 gols e sofrendo dois: derrota para o Atlético/GO por 1x0; empate com o Paraná por 1x1; vitória sobre o Mogi por 2x0; empate com o Santa Cruz por 0x0.

 Com o adversário se comportando melhor fora de seus domínios, o Glorioso precisará entrar focado, manter os pés no chão e não desconcentrar por estar na liderança, evitando, assim, qualquer surpresa desagradável. Somente a postura do time em campo e o apoio da torcida nas arquibancadas pode tornar a partida mais fácil.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Resumo do desempenho do Botafogo após 7 rodadas

 Após 7 rodadas do Brasileiro, o Glorioso lidera a competição com 19 pontos (90% de aproveitamento), de forma invicta.

 No momento estamos com 03 pontos a mais do que o 2º colocado e 05 a mais do que o 5º.

 O Botafogo atuou três vezes em casa e está com 100% de aproveitamento, marcando 09 gols e sofrendo apenas 01.

 Como visitante o alvinegro lidera, com 10 pontos, tendo vencido três partidas e empatado uma.

 O ataque do Botafogo é o 2º melhor do campeonato, com 13 gols marcados. O ataque mais produtivo é do Macaé, com 14 gols.

 O artilheiro alvinegro no Brasileiro é Pimpão, com 04 gols. Quem lidera a artilharia do campeonato é Robert, do Sampaio Corrêa, com 06 gols. Também marcaram pelo Fogão: Willian Arão, Bill e Lulinha, 02 gols cada; Elvis e Giaretta marcaram 01 gol; o outro gol nosso foi marcado contra pelo adversário.

 A nossa defesa é a melhor da competição, com apenas 02 gols sofridos, com a média de 01 gol a cada três partidas e meia. Além dos nossos goleiros, Jefferson e Renan, importante ressaltar a evolução de Renan Fonseca durante a competição.

 Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Bill são os jogadores que entraram em campo nas sete rodadas. Willian Arão, Pimpão e Daniel Carvalho participaram de seis partidas.

 Temos cinco jogadores pendurados com 02 cartões amarelos: Carleto, Marcelo Mattos, Daniel Carvalho, Giaretta e Gilberto.

* Atualização às 22 horas, com inserção de mais dois jogadores pendurados com 02 cartões amarelos, após alerta do amigo Wesley Machado.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Espinha dorsal

 Hoje foi publicada matéria no site globo.com sobre o interesse de renovação do Botafogo com alguns jogadores específicos, já visando a próxima temporada. Os nomes citados são do goleiro Renan, do lateral Gilberto, do zagueiro Renan Fonseca, do volante Willian Arão e do atacante Pimpão.

 Particularmente concordo com os nomes destacados, pois compõem a espinha dorsal do time atual, obviamente com Jefferson no lugar do Renan, por questões indiscutíveis, mas o goleiro reserva é outra peça importante no elenco, substituindo Jefferson, até aqui, muito bem.

 Critico Gilberto quando falha na marcação ou exagera em firulas, mas são críticas construtivas, por saber que o lateral pode render mais.

 Renan Fonseca cresceu bastante de produção em relação ao início da temporada e vem sendo, em minha opinião, um dos destaques do time, cumprindo bem sua função e ainda ajudando os companheiros de defesa.

 Willian Arão é a boa surpresa desse elenco. Chegou um pouco desacreditado e hoje podemos dizer que é o motor do time e um dos responsáveis pela boa campanha até aqui.

 Pimpão é o nosso atacante decisivo, marcou os gols das vitórias em três jogos fora de casa. É o artilheiro do time na competição.

 Agora, antes mesmo de se pensar em 2016, será importante que o clube consiga mantê-los este ano, para esta campanha de retorno à série A, de resgate da dignidade.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mais uma vitória, hoje em ritmo de treino

 O Botafogo alcançou a 6ª vitória no Brasileiro, após 7 rodadas e se mantém na liderança da competição: 1x0 contra o Oeste. Não fizemos um grande jogo, mas o que importa é que vencemos, com Pimpão mais uma vez resolvendo.

 O 1º tempo foi sonolento, com o Botafogo controlando o jogo, mas sem ser objetivo. Somente chegamos com perigo aos 22 minutos, quando Pimpão cruzou da direita e Bill cabeceou na trave e aos 32, quando Daniel Carvalho roubou uma bola na entrada da área, chutou e o goleiro mandou para escanteio.

 No 2º tempo, logo aos 5 minutos, eles avançaram em velocidade pela direita, a bola foi chutada, Renan se esticou, deu um tapinha e a bola bateu na trave. No rebote, antes que a bola chegasse ao atacante, Renan deu mais um tapinha e atrapalhou a conclusão do adversário.

 O treinador alvinegro alterou o time aos 13, colocando Lulinha no lugar de Elvis, e os 15, tirando Marcelo Mattos e colocando Roger Carvalho.

 Com o 2º tempo um pouco mais movimentado, chegamos aos 17 com Gilberto, que avançou e tocou para Pimpão, mas o chute do atacante foi para fora. Aos 21, Luis Ricardo fez boa jogada pela esquerda, avançou, cruzou rasteiro e Pimpão escorou na pequena área, para o fundo das redes: 1x0 Fogão.

 Aos 28 minutos Sassá entrou na vaga de Daniel Carvalho e aos 34 ele recebeu de Arão na área, cortou um marcador, chutou e o goleiro salvou. Um minuto depois um adversário chutou com perigo dentro da área e Renan salvou para escanteio.

 Aos 45 Luis Ricardo fez grande jogada pelo meio, chutou de longe, mas a bola saiu por muito pouco. Seria um golaço.

 Daniel Carvalho recebeu cartão amarelo na partida.

 Renan esteve bem no jogo e fez duas defesas difíceis; Gilberto cometeu algumas falhas defensivas no 2º tempo; Renan Fonseca atuou bem; Giaretta esteve melhor quando passou a atuar como volante; Roger Carvalho entrou e não comprometeu; Luis Ricardo realizou uma boa partida, inclusive com assistência para o gol.

 Marcelo Mattos não esteve bem. Após falha sua no 1º tempo, Renan Fonseca foi obrigado a cometer falta perigosa; Willian Arão, dessa vez com partida apenas razoável; Elvis teve atuação ruim; Daniel Carvalho uma e outra boa jogada, mas tem condições de jogar mais; Lulinha entrou e não apareceu.

 Pimpão mais uma vez foi decisivo para a vitória; Bill, apenas o espírito de luta e uma bola cabeceada na trave; Sassá entrou e deu algum trabalho aos marcadores.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Luis Ricardo; Marcelo Mattos (Roger Carvalho), Willian Arão, Elvis (Lulinha) e Daniel Carvalho (Sassá); Pimpão e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 7 de junho de 2015

Quem colocar em campo na terça?

 Na próxima terça-feira, 09 de junho, vamos a campo enfrentar o Oeste, pela 7ª rodada. O jogo será no interior de São Paulo, mas não em Itápolis, já que o estádio de lá não oferece, no momento, a capacidade mínima exigida no regulamento. A partida será realizada em Osasco.

 Em relação à equipe que deve ir a campo, acredito que não deve fugir muito da escalação contra o Mogi. Em minha opinião, a defesa deve ser Renan Fonseca e Roger Carvalho, já que este último me passa mais segurança que Giaretta na zaga.

 O lateral esquerdo Pedro Rosa foi mal diante do Mogi e Luis Ricardo entrou e atuou melhor. Isso é garantia de que Luis Ricardo, se mantido, vai atuar bem? Claro que não, até porque, contra o Vitória, ele substituiu Carleto e não esteve bem. Outras opções são Jean e até mesmo Giaretta, mas acredito que  o treinador efetivará Luis Ricardo.

 Se considero que Giaretta está abaixo de Roger Carvalho para atuar na zaga, para a cabeça de área já penso diferente, achando que Giaretta deveria permanecer no lugar de Marcelo Mattos e atuar ao lado de Willian Arão. Mattos tem apresentado problemas físicos, além de muitas faltas cometidas.

 Para o setor de criação, eu iria com Elvis e Daniel Carvalho, com Lulinha ficando como opção no banco.

 No ataque seria Pimpão e quem? Sinceramente, sou um dos muitos que têm criticado as atuações de Bill. Gostaria de ver um atacante daqueles chamados de "matador" no nosso comando de ataque, mas infelizmente qual a opção que temos no elenco? Atacante de referência, com características parecidas com as do Bill temos somente Vinícius Tanque. Seria a solução? Difícil dizer.

 Sassá utiliza mais a velocidade e ao meu ver é boa opção para o transcorrer do jogo, pegando os adversários desgastados, ou para substituir Pimpão, na ausência deste. Tássio teve poucas chances e está treinando separado do grupo, por critério e avaliação da comissão técnica, a mesma que o contratou.

 Continuamos carecendo de um atacante que seja contratado não para servir como sombra para Bill, mas para assumir a titularidade.

 Resumindo, meu time para terça-feira seria: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Luis Ricardo; Giaretta, Willian Arão, Elvis e Daniel Carvalho; Pimpão e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

sábado, 6 de junho de 2015

Uma vitória que nos mantêm firmes na liderança

 A vitória por 3x0, contra o Mogi Mirim, nos manteve na liderança, com 16 pontos em 18 disputados e fez a diferença no saldo de gols, em relação ao Náutico, aumentar. O jogo teve tempos distintos e mudou mesmo após o gol nos minutos finais do 1º tempo e pela postura apresentada no 2º tempo.

 Na 1ª etapa praticamente o que fizemos foi dar toquinho para um lado, toquinho para o outro lado e zero de objetividade. Saíamos da defesa e quando a bola chegava junto a linha de meio de campo era irritantemente recuada novamente para a zaga.

 Nas poucas vezes que jogamos em velocidade, fomos mais produtivos, como aos 30 segundos de jogo, em blitz intensa, que culminou com chute de Gilberto para corte da zaga e aos 42 minutos, quando Daniel Carvalho, junto da linha de meio de campo, lançou de primeira para Lulinha na direita, que cruzou rasteiro na área e Pimpão, no 2º pau, escorou para as redes e abriu o placar para o Fogão.

 Tivemos outro lance de perigo aos 29, quando Camacho lançou na área para Pimpão ajeitar e chutar no canto, mas para fora.

 Eles nos assustaram aos 32, quando cruzaram rasteiro e a bola atravessou a nossa área e aos 46, após rebote de escanteio, quando a bola foi mal chutada, para fora.

 O time voltou para o 2º tempo com Luis Ricardo na vaga de Pedro Rosa. Além dessa mudança, também mudou a postura em campo e logo aos 3 minutos, após escanteio da esquerda, a bola sobrou para Pimpão, que chutou forte, o goleiro deu rebote, a zaga não cortou e Bill aproveitou e chutou para as redes: 2x0 Fogão.

 Não demorou para ampliarmos: aos 9 Gilberto avançou desde a linha de meio de campo, chegou no bico da grande área e cruzou rasteiro para a marca de pênalti, onde Lulinha somente escorou para o fundo das redes: 3x0 Fogão.

 Com a vitória encaminhada, o treinador mexeu aos 12, tirando Daniel Carvalho e colocando Tomas. Aos 19 Lulinha enfiou um bolão para Bill, mas o goleiro foi mais rápido e chegou primeiro na bola.

 O treinador resolver dar uma chance para Vinícius participar do jogo, tirando Bill aos 25 minutos. O Botafogo passou a controlar o jogo, tocando a bola, sem se desgastar.

 Mesmo cadenciando o jogo, tivemos algumas chances de fazer mais: aos 35 Pimpão tabelou com Gilberto, a zaga cochilou e Lulinha aproveitou e chutou forte, mas para fora; um minuto depois Camacho também tabelou com Gilberto, recebeu de volta na área, mas chutou em cima do goleiro; aos 42 Luis Ricardo fez grande jogada pela esquerda, chutou e o goleiro defendeu para escanteio; aos 47 Gilberto chutou forte, o goleiro defendeu parcialmente, a bola bateu na trave e não entrou.

 8.779 (7.838 pagantes) alvinegros se fizeram presentes no Nilton Santos. A renda foi de R$ 138.390,00.

 Lulinha foi o único alvinegro a receber cartão amarelo na partida.

 O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, contra o Oeste, no interior de São Paulo.

 Renan não teve trabalho no jogo; Gilberto fez um bom 2º tempo; Renan Fonseca fez outra boa partida; Roger Carvalho voltou bem. Prefiro ele como companheiro de Renan Fonseca; Pedro Rosa fez uma boa jogada antes de um minuto de jogo, depois nada, além de atrasar bolas do meio para trás. Foi substituído no intervalo por Luis Ricardo, que esteve melhor.

 Giaretta atuou como volante e nessa posição passa mais segurança; Camacho fez um jogo razoável, mas o adversário não incomodou; Lulinha deu a assistência para o gol de Pimpão e marcou o 3º. Ele cresceu no 2º tempo; Daniel Carvalho errou muitos passes, mas deu um passe em profundidade precioso para Lulinha, no lance do 1º gol e cobrou o escanteio no lance do 2º. Foi substituído por Tomas, que continua devendo.

 Pimpão cresceu no 2º tempo junto com o time. Marcou o 1º gol nos últimos minutos da 1ª etapa, que parece ter mudado a cara do jogo; Bill marcou o 2º gol e mais nada; Vinícius não conseguiu aparecer, até porque o time havia diminuído o ritmo.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Pedro Rosa (Luis Ricardo); Giaretta, Camacho, Lulinha e Daniel Carvalho (Tomas); Pimpão e Bill (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Foi na garra! Bem ao estilo dessa competição.

 O Botafogo foi até Curitiba e venceu o Paraná por 2x1, terminando a rodada na liderança. Se faltou futebol de qualidade, sobrou disposição ao alvinegro, que parece ter se adequado bem ao estilo em que as equipes disputam a série B.

 A vitória parecia improvável a partir dos 30 minutos do 2º tempo, após Arão ser expulso, mas ela veio com o gol marcado por Pimpão, quando o cronômetro ia registrando 48 minutos.

 O jogo começou feio e o Botafogo tentava se adaptar ao campo e ao intenso frio. Logo aos 3 minutos um adversário chutou com perigo, mas a bola foi fora. Até perto dos 25 minutos chegamos apenas por meio de chutes descalibrados.

 Aos 26 Elvis fez jogada pela direita, foi no fundo e cruzou rasteiro na pequena área, onde Bill dividiu com o zagueiro e a bola foi para as redes: 1x0 Fogão. A arbitragem assinalou gol contra.

 Aos 39 Pedro Rosa perdeu a bola e ainda cometeu um pênalti. Na cobrança, aos 40, o Paraná empatou: 1x1.

 A 2ª etapa começou e tomamos um sufoco inicial: aos 7 minutos eles chegaram com perigo após Gilberto perder na corrida, de forma impressionante; aos 8 Renan espalmou para escanteio uma bola cabeceada pelo adversário; após a cobrança do escanteio a bola sobrou para eles chutarem forte, mas Renan mandou novamente para escanteio; após a cobrança deste, aos 9, Renan salvou no reflexo.

 Aos 10 minutos o treinador tirou Diego Jardel e colocou Lulinha. Aos 25 sacou Elvis e colocou Tomas.

 O jogo estava equilibrado, mas aos 29 o juiz marcou um toque de mão de Arão, que para mim não houve e ainda mostrou amarelo para o nosso jogador. Inconformado, Arão exagerou nas reclamações, recebeu o 2º amarelo e foi expulso, nos prejudicando muito. Aos 32 minutos um adversário ganhou de dois marcadores e chutou por cima, com perigo.

 Com um jogador a mais em campo, o adversário fez substituições ofensivas, buscando a vitória. Em função disso e tentando aumentar nosso poder de marcação, nosso treinador tirou Bill aos 35 e colocou o zagueiro Roger Carvalho.

 Os últimos minutos foram emocionantes. Aos 46 tomamos um susto, após a bola atravessar nossa área, sem que ninguém tocasse nela. Aos 47 cobramos uma falta do nosso campo de defesa para o ataque, o zagueiro falhou e a bola sobrou para Pimpão, que chutou cruzado, o goleiro não conseguiu defender, a bola resvalou na trave e morreu no fundo das redes: 2x1 Fogão!

 Giaretta, Renan e Marcelo Mattos receberam cartões amarelos. Arão foi expulso.

 Renan fez defesas difíceis e importantes; Gilberto não repetiu a boa atuação de sábado; Renan Fonseca fez outra grande partida; Giaretta foi bem; Pedro Rosa cometeu falha que originou o gol deles; Roger Carvalho entrou e ajudou na marcação.

 Mattos fez um jogo razoável; Arão vinha bem até cometer a bobagem e ser expulso. Esperamos que ele aprenda que não adianta reclamar daquela forma; Diego Jardel foi mal no jogo; Elvis fez uma partida razoável; Lulinha e Tomas entraram e não produziram;

 Sobre Pimpão, destaco o gol da vitória; Bill pelo menos disputou a bola com o zagueiro no lance do nosso 1º gol.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Pedro Rosa; Marcelo Mattos, Willian Arão, Elvis (Tomas) e Diego Jardel (Lulinha); Pimpão e Bill (Roger Carvalho).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

terça-feira, 2 de junho de 2015

Mais um passo a ser dado: o 5º de 38

 O jogo do Botafogo nesta terça-feira, contra o Paraná, será mais um passo rumo ao nosso retorno. Será uma partida difícil, pela 5ª rodada, em que buscaremos mais uma vitória que nos manterá na 2ª posição ou até mesmo alcançar a liderança.

 No momento temos 10 pontos, a mesma pontuação do líder, Bahia, que enfrentará o Macaé, 4º colocado, no Estado do RJ. O Náutico, 3º colocado, também tem 10 pontos e receberá o Ceará, em Recife.

 Queremos e torceremos muito pela vitória, mas se acontecer um empate não será ruim, já que nos manteremos no G4, o adversário é difícil e jogaremos fora de casa. Empate em partida deste nível é aceitável, considerando nossas limitações e desde que continuemos a fazer o dever de casa.

 O Glorioso não poderá contar com Jefferson, servindo a seleção, Carleto, contundido, e Daniel Carvalho, que será poupado, segundo as informações desta segunda-feira. O zagueiro Alisson também não poderá compor o banco de reservas, pois tem vínculo com o clube paranaense.

 A escalação ainda não foi confirmada, mas provavelmente vamos entrar em campo com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Giaretta e Pedro Rosa; Marcelo Mattos, Willian Arão, Elvis e Diego Jardel; Pimpão e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo