quarta-feira, 29 de julho de 2015

Situação após 15 rodadas

 Após a realização da 15ª rodada, ficou assim a classificação dos 10 primeiros colocados no Brasileiro:



 O Botafogo deixou escapar grande oportunidade de abrir vantagem na liderança, ao empatar, em casa, com o Criciúma.

 O Glorioso está com 29 pontos, sendo dois de vantagem para o 2º, 3º e 4º colocados.

 O 5º colocado, Paysandu, tem três pontos a menos que o alvinegro, mas o mesmo número de vitórias, o que mostra que estamos empatando muito (5 vezes), o que é ruim nos critérios de desempate.

 A diferença do 10º colocado para o G4 se manteve em sete pontos.

 Nosso aproveitamento, após o tropeço diante do Criciúma, caiu de 66,7% para 64,4%. Como mandantes, nosso aproveitamento é de 80,9% e como visitante de 50%.

 Com aproveitamento de 64,4% e ainda tomando como base os campeonatos de 2012 a 2014, continuamos nos mantendo dentro do aproveitamento de acesso dos quartos colocados (times que completam a lista do G4) das referidas competições (62,3%, 52,6% e 55,3%). Lembrando que consideramos, para 2014, o aproveitamento do Vasco, que seria o 4º colocado, caso o América/MG não tivesse sido punido com a perda de seis pontos.

 O Macaé continua com o melhor ataque da competição, com 24 gols. O Botafogo marcou 23.

 Mantivemos a melhor defesa do campeonato, com 09 gols sofridos.

 O nosso artilheiro é Pimpão, com 07 gols, seguido por Luis Henrique e Lulinha, com 03 gols cada.

 No próximo sábado receberemos o Luverdense no Nilton Santos, às 16h30. Nesse jogo Lulinha volta a ser opção, após ter cumprido suspensão pelo terceiro amarelo. A notícia de hoje é que Luis Ricardo não terá condições de atuar sábado, devido à contusão que já o havia afastado da partida contra o Criciúma.

 Estão pendurados com dois cartões amarelos: Luis Ricardo, Renan Fonseca, William Arão, Fernandes e Sassá.

 Na próxima rodada, os seguintes jogos devem ser acompanhados:

- Paysandu (5º) x Mogi Mirim – sexta-feira – 21h30;
- ABC x Bahia (7º) – sexta-feira - 21h30;
- Vitória (2º) x América/MG (3º) – sábado - 16h30;
- Náutico (4º) x Macaé (8º) – sábado - 16h30;
- Atlético/GO x Sampaio Corrêa (6º) – sábado - 16h30;
- Oeste x Santa Cruz (9º) – sábado – 16h30.

 Saudações alvinegras.

Mais alguns pitacos sobre o jogo de terça-feira

 - Em relação à atuação do treinador ontem, agora de cabeça mais fria, minha análise é a mesma. Com o time jogando mal era para ter mexido no intervalo (já havia demorado a mexer contra o Bahia). Como não fez isso, vendo que o time não melhorou, poderia ter mudado nos primeiros minutos do 2º tempo, mas somente alterou aos 25 minutos. Reafirmo que é inexplicável;

 - Sobre a insistência em Gegê, é algo que gostaria de entender. Já até comentei que o fato de Daniel Carvalho estar com dificuldade para entrar em forma e render bem em campo e as lesões que sofreram Diego Jardel e Elvis dificultaram bastante. Gegê participou de quatro jogos no Brasileiro: empatamos três (dois por 0x0 e um por 1x1) e vencemos um por 1x0. Nas quatro partidas marcamos apenas 02 gols, ambos nascidos de boas jogadas de Luis Ricardo, o que mostra que o criador das jogadas dos gols foi o lateral direito e não o meia. Ontem, com Diego Jardel à disposição, não poderia haver dúvidas na escalação. A insistência, inclusive, só faz aumentar a insatisfação da torcida em relação ao rapaz. Gostaria, sinceramente, de estar falando exatamente o contrário, gostaria de queimar a língua, mas acho muito difícil;

 - Escrevi no texto sobre o jogo e volto a reafirmar que Sassá funciona melhor quando entra no 2º tempo. É velocista e entrando no decorrer do jogo pega os marcadores desgastados fisicamente;

 - Espero muito que no próximo sábado a torcida compareça em peso. Ontem foram menos de 6 mil no Niltão. No sábado o jogo será às 16h30, dia e horário propícios. É preciso entender que o que está em jogo é nosso acesso, primordial para o futuro do clube. Vencendo, mais uma vez teremos chance de abrir vantagem, até porque Vitória e América se enfrentam. Como aperitivo, foi informado que o sub20 disputará semifinal contra o Madureira na preliminar. É um direito reclamar, criticar, principalmente quando houver motivo, como na atuação de ontem, mas jamais se pode deixar de apoiar. O estádio cheio, além do incentivo natural ao time, causará pressão aos adversários.

 Saudações alvinegras.

Péssima atuação. Ricardo terá trabalho

 O Botafogo empatou com o Criciúma por 0x0 no Nilton Santos e desperdiçou a chance de abrir quatro pontos para o 2º colocado.

 A atuação da equipe foi ruim demais, sendo difícil demais ouvir Giaretta, ao ser entrevistado após o jogo, dizer que não achou que o time jogou mal.

 Além do time, a atuação do treinador hoje também foi ruim demais, afinal, após o time não produzir nada na 1ª etapa, com alguns jogadores muito mal no jogo, esperava-se que ele alterasse a equipe no intervalo. Quando a equipe voltou para o 2º tempo, para minha surpresa, não havia nenhuma alteração. Para piorar, o time continuou mal na etapa final e a primeira substituição somente foi feita aos 25 minutos, ou seja, o treinador somente tentou mudar alguma coisa quando faltavam 20 minutos para o fim. Simplesmente inexplicável.

 No 1º tempo o Botafogo tinha a posse de bola, o adversário atuava bem fechado, mas o alvinegro não achava espaços. Faltava criatividade e objetividade. A única jogada de mais perigo foi em cruzamento de Gegê da direita, aos 19 minutos, que Sassá não conseguiu completar para o gol.

 Eles chegaram com perigo aos 40, em jogada de velocidade pela direita, mas Jefferson fechou o ângulo e salvou, mandando para escanteio.

 Com Octávio mal e Gegê praticamente nulo em campo, ficava difícil criar algo na etapa. O jovem Diego mostrou aparente nervosismo e não conseguia apoiar, além disso precisava de ajuda na marcação.

 Logo no início do 2º tempo pareceu que alguma coisa mudaria, já que aos 50 segundos atacamos em velocidade, Gegê chutou colocado e o goleiro mandou para escanteio. Pura ilusão, nada mais acontecia em nosso ataque, já que a equipe não criava.

 Mesmo nada acontecendo o treinador somente mudou a partir dos 25, tirando Octávio e colocando Diego Jardel. Aos 28 saiu Gegê e entrou Fernandes.

 O time continuou mal e o adversário passou a gostar do jogo e a se soltar em campo: aos 29 Jefferson deu um tapinha e salvou em chegada perigosa deles; aos 33 Jefferson se esticou e mandou para escanteio após bola cabeceada pelo adversário; aos 45 Jefferson espalmou para escanteio, após chute do time catarinense.

 Navarro, que havia entrado nos minutos finais, na vaga de Luis Henrique, ainda deu um chute de longe aos 49, o goleiro deu rebote e a zaga cortou.

 Continuo achando que Sassá rende melhor quando entra no decorrer do jogo, imprimindo velocidade contra marcadores desgastados.

 Mesmo jogando em casa, Jefferson foi quem evitou um resultado pior, fazendo algumas difíceis defesas. Não foi o primeiro jogo que isso aconteceu. Ainda bem que temos Jefferson na nossa meta.

 O público também foi decepcionante, afinal somos líderes e não tinha nem 6 mil presentes no Nilton Santos.

 Botafogo: Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Giaretta e Carleto; Dierson, Willian Arão, Octávio (Diego Jardel) e Gegê (Fernandes); Sassá e Luis Henrique (Navarro).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 26 de julho de 2015

Situação após 14 rodadas

 Mais uma rodada foi encerrada (14ª) e a classificação atualizada é a seguinte:

 O Glorioso empatou com o Bahia, mas manteve-se na liderança, com 28 pontos. Continuamos com um ponto de vantagem para o 2º colocado, mas o 3º e 4º coloram, estando, respectivamente, a um e dois pontos do Botafogo.

 O Sampaio Corrêa está na 5ª posição, três pontos atrás do alvinegro. A diferença do 10º colocado para o G4 aumentou de seis para sete pontos.

 Nosso aproveitamento, após o empate, caiu de 69% para 66.7%. Das 14 partidas realizadas, fizemos 08 delas como visitantes. Como mandantes, nosso aproveitamento é de 88% e como visitante de 50%.

 O nosso aproveitamento de 66,7%, se considerarmos os campeonatos de 2012 a 2014, nos mantém bem posicionados para o acesso, já que os aproveitamentos dos quartos colocados (times que completam o G4) dos referidos anos foram, respectivamente, de 62,3%, 52,6% e 55,3%. Ressaltando que em 2014 consideramos o aproveitamento do Vasco, que seria o 4º colocado, caso o América/MG não tivesse sido punido com a perda de seis pontos.

 O Macaé tem o melhor ataque, com 24 gols marcados. O Glorioso marcou 23.

 Temos a melhor defesa da competição, com 09 gols sofridos.

 O nosso artilheiro na competição é Pimpão, que não faz mais parte do clube, com 07 gols. A seguir estão Lulinha e Luis Henrique, ambos com 03 gols.

 Na próxima terça-feira haverá rodada cheia do Brasileiro e enfrentaremos o Criciúma, às 21h50, no Nilton Santos. Nesta partida o treinador poderá contar com Carleto, que ficou fora da rodada anterior devido à suspensão pelo terceiro amarelo, mas estará impossibilitado de utilizar Lulinha, que recebeu o terceiro amarelo contra o Bahia.

 Jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Luis Ricardo, Renan Fonseca, William Arão, Fernandes e Sassá.

 Terça-feira temos as seguintes partidas para ficar de olho:

 - Vitória (4º) x Macaé (8º) - 19h30;
 - Paraná x Náutico (3º) – 19h30;
 - Paysandu (7º) x América/MG (2º) – 19h30;
 - Santa Cruz (9º) x Bahia (6º) – 19h30;
 - Oeste x Sampaio Corrêa (5º) - 19h30.

 Saudações alvinegras.

sábado, 25 de julho de 2015

Continuamos na liderança após difícil empate

 O Botafogo foi a Salvador e empatou com o Bahia por 1x1. Podemos considerar um bom resultado, já que a partida foi bem difícil e nos mantivemos na liderança, beneficiados pela derrota do Vitória.

 O time entrou em campo fechado, com apenas Luis Henrique na frente, tentando encaixar contra-ataques e, com isso, era esperada a pressão do adversário, que chegou logo aos 12 minutos, com chute de longe, mas Jefferson espalmou para escanteio.

 Mesmo com mais campo para jogar, o adversário não ameaçava, pois o alvinegro estava bem fechado. Aos 28 encaixamos um bom ataque, com Arão lançando Luis Ricardo na direita, que fez boa jogada, tabelou com Octávio e rolou para Luis Henrique escorar para as redes: 1x0 Fogão.

 As oportunidades foram se alternando de um lado para o outro: aos 32 tivemos um contra-ataque desperdiçado por Gegê, por demorar a abrir a jogada para Arão na esquerda ou Luis Henrique na direita. Acabou perdendo a bola; aos 37 erramos passe no meio, o adversário avançou, chutou da entrada da área e Jefferson espalmou para escanteio; aos 43 quase aumentamos, quando Gegê tocou para Octávio, livre, mas o goleiro salvou.

 Fomos para o intervalo com a vantagem no placar e era esperado que no 2º tempo o adversário viesse com tudo para cima e, com isso, eu acreditava que o treinador iria mexer na equipe, colocando um jogador de velocidade, para tentar neutralizar o ímpeto baiano, que teria que se preocupar também com sua defesa, mas isso não aconteceu.

 A decisão de manter a equipe fechada não teve resultado e aos 6 minutos eles empataram: a bola foi cruzada da direita para a área e o atacante subiu colado a Renan Fonseca e cabeceou para as redes. O zagueiro não saiu do chão na jogada.

 O adversário nos pressionava e a gente tentava contra-atacar, mas sem sucesso e a sensação era de que eles chegariam ao 2º gol. A preocupação aumentava com o fato do treinador não esboçar que iria fazer alguma alteração. Gegê parecia que não tinha voltado do intervalo e Fernandes estava mal em campo.

 A pressão deles seguia: aos 13 levamos um susto em cobrança de falta, para fora, mas com muito perigo; aos 16 Jefferson espalmou para escanteio após chute de longe; aos 20 Gegê se atrapalhou com Luis Ricardo no meio, o adversário recuperou a bola, avançou e ganhou falta na entrada da área. Após a cobrança, Jefferson defendeu; aos 24 Jean deu condições de jogo ao atacante, que ficou livre, mas Jefferson dividiu a jogada e evitou o gol.

 Após tanta pressão do Bahia, o treinador resolveu mexer: aos 27 saiu Gegê e entrou Daniel Carvalho; aos 28 saiu Octávio e entrou Lulinha.

 Conseguimos, enfim, criar uma boa situação de gol aos 31, com Arão cruzando da direita para o meio da área, mas Lulinha perdeu a chance, cabeceando para fora.

 Fernandes, mesmo mal no 2º tempo, somente foi substituído aos 38, dando lugar para o estreante Rodrigo Lindoso.

 Jefferson se destacou, mais uma vez, ao fazer difíceis defesas e evitar nossa derrota; considero que Renan Fonseca falhou no lance do gol, por não pular com o atacante; precisamos melhorar a cobertura na nossa lateral esquerda. Por ali saiu o cruzamento para o gol deles.

 Do meio, gostei da atuação de Dierson, firme e atento na marcação; Arão, mesmo errando uma jogada ou outra, esteve bem. Octávio participou bem da jogada do gol, tentou outras jogadas, mas bobeou em alguns lances.

 Luis Henrique, mesmo isolado, estava bem colocado na área e fez o nosso gol.

 Das substituições: Daniel Carvalho não rendeu nada; Lulinha participou de duas jogadas (puxou bem um contra-ataque e perdeu uma chance de cabeça); Rodrigo Lindoso, pouco tempo em campo.

 Giaretta, Renan Fonseca e Lulinha receberam cartões amarelos.

 Estiveram presentes na Fonte Nova 31.550 torcedores. Ainda torço para que tenhamos um público muito bom como esse no Nilton Santos, nesse campeonato.

 Próximo compromisso do Glorioso será terça-feira, às 21h50, contra o Criciúma, no Nilton Santos.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Giaretta e Jean; Dierson, Willian Arão, Fernandes (Rodrigo Lindoso), Octávio (Lulinha) e Gegê (Daniel Carvalho); Luis Henrique.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

terça-feira, 21 de julho de 2015

Após 1/3 do campeonato, o acesso, por enquanto, segue nos trilhos

 Após transcorrido um terço do campeonato brasileiro, o Botafogo tem 27 pontos e 69,2% de aproveitamento.

 Nos três últimos campeonatos tivemos a seguinte configuração:

- 2012
- Campeão: Goiás, com 68,4% de aproveitamento (78 pontos);
- 4º colocado: Vitória, com 62,3% de aproveitamento (71 pontos / mesma pontuação do 5º colocado);

- 2013
- Campeão: Palmeiras, com 69,3% de aproveitamento (79 pontos);
- 4º colocado: Figueirense, com 52,6% de aproveitamento (60 pontos);

- 2014
- Campeão: Joinville, com 61,4% de aproveitamento (70 pontos);
- 4º colocado: Avaí, com 62 pontos, porém devemos destacar que o América/MG, que terminou em 5º, com 61 pontos, recebeu punição com perda de 6 pontos, por escalação irregular de atleta. Se não tivesse sido punido, o América/MG teria terminado em 3º lugar, com 67 pontos e, nesse caso, o 4º colocado seria o Vasco, com 63. Com base no exposto, é nos 63 pontos que devemos nos basear (55,3% de aproveitamento).

 Com base nesse levantamento é que inserimos no título que, pelo menos por enquanto, estamos nos trilhos, seguindo nosso caminho rumo ao acesso, já que, com 69,2%, estamos com aproveitamento superior aos campeões de 2012 e 2014 e igual ao campeão de 2013.

 Se nos basearmos nos quartos colocados (limite para o acesso), nosso aproveitamento atual tem certa folga em relação aos deles.

 Que o Fogão possa seguir nesse ritmo. Em casa temos mostrado força, com aproveitamento de 88,8%, mas o que pode ser melhorado é o rendimento como visitante, cujo aproveitamento é de 52,3%.

 Fica a preocupação em relação à perda de jogadores e se o clube conseguirá supri-las adequadamente. Que esse e outros fatores, como a adaptação do time ao novo treinador (considero que a mudança era necessária), não causem problemas para a sequência do campeonato e para o nosso acesso.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo 

domingo, 19 de julho de 2015

Situação após 13 rodadas

Terminada a 13ª rodada do Brasileiro, é esta a classificação atualizada do Brasileiro:

 O Botafogo terminou a 13ª rodada um pouco mais firme na liderança do Brasileiro. Se na rodada anterior estávamos com o mesmo número de pontos das equipes que figuravam no 2º, 3º e 4º lugares, agora estamos com um ponto de vantagem para o 2º colocado e três para o 3º e 4º.

 O 5º colocado após esta rodada é o Náutico, com a mesma pontuação do 3º e 4º.

 Se após a rodada anterior a diferença do 10º colocado para o G4 era de oito pontos, agora essa diferença caiu para seis.

 O aproveitamento do Botafogo aumentou um pouco, estando agora em 69%. Nos jogos como mandante, o aproveitamento do alvinegro é de 88% e como visitante de 52%.

 O melhor ataque continua sendo o do Macaé, com 24 gols marcados. O Fogão marcou 22.

 A melhor defesa da competição é a nossa, com 08 gols sofridos.

 O artilheiro do Botafogo é Pimpão, com 07 gols, mas o atleta está de saída do clube.

 Se podemos contar com o retorno de Arão contra o Bahia, após suspensão por expulsão, o mesmo não acontecerá em relação a Carleto, que estará fora por ter recebido o 3º cartão amarelo.

 Jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Luis Ricardo, William Arão, Fernandes, Lulinha e Sassá.

 Jogos importantes de concorrentes nossos na 14ª rodada:

 - Macaé (8º) x Paraná – terça-feira - 19h30;
 - América/MG (3º) x Boa Esporte – sexta-feira - 19h30;
 - Criciúma (10º) x Santa Cuz (9º) – sábado – 16h30;
 - Sampaio Corrêa (7º) x ABC – sábado - 16h30;
 - Náutico (5º) x Vitória (2º) – sábado – 16h30;
 - CRB x Paysandu (6º) – sábado – 21h.

 Saudações alvinegras.

Pitacos sobre o jogo de sábado - com imagens

 Já era esperada uma partida difícil contra o Náutico, pelo fato de enfrentarmos uma equipe da parte de cima da tabela e pelos últimos resultados do alvinegro, que não foram bons.

 A escalação surpreendeu, com muitos jovens na equipe, o que achei interessante, pela coragem do interino Jair Ventura, que poderia simplesmente manter a base que vinha jogando, para não se comprometer. As mudanças foram além dos desfalques por suspensão e contusão. O meio de campo entrou em campo com Dierson, Fernandes, Octávio e Gegê.
O time entrou em campo com muitos jovens oriundos da base
(Imagem: Opinião Botafoguense)
 Achei o time mais agrupado no 1º tempo e os jogadores mostrando vontade de acabar com a sequência de maus resultados. Com Pimpão jogando aberto pela esquerda, criamos boas situações, como em chute colocado de Gegê, com perigo, mas para fora, e em conclusão de Luis Henrique, também para fora. Ainda houve um lance em que Pimpão chegava na bola, na área, e foi tocado pelo goleiro, mas o juiz ignorou. Octávio também desperdiçou um rebote, chutando para fora.

 O lance que fez a galera se animar foi próximo ao final da 1ª etapa, quando Luis Henrique avançou desde o meio de campo, ganhou do marcador na velocidade e na saída do goleiro, tentou por cobertura, mas infelizmente a bola saiu. O jovem mostra que tem qualidade e inteligência.

 Nessa etapa criamos chances, mas não conseguimos abrir o marcador. O adversário chegou com chutes de longe, em sua maioria sem perigo, mas apesar disso, ainda deixamos espaços nas laterais, mostrando que ajustes são necessários. Achei que Gegê, diferente de outros jogos dele, procurou participar mais da partida, abrindo o jogo, tabelando e arriscando chutes. Octávio também buscava o jogo, mas não repetiu a atuação do 1º tempo contra o Figueirense.

 Mal o 2º tempo começou e Gegê arriscou da entrada da área, obrigando o goleiro a se esticar e mandar a escanteio. Carleto cobrou falta com força e o goleiro mandou a escanteio.

 O time parecia nervoso em campo no 2º tempo, possivelmente pelo tempo passar e o gol não sair. A apreensão também era notada entre os torcedores.

Incentivo não faltou, mas havia apreensão entre os torcedores pela demora em sair o gol
(Imagem: Opinião Botafoguense)
 O treinador resolveu mexer no time: aos 26 sacou Octávio e Fernandes, fazendo entrar Sassá e o lateral Diego; aos 29 tirou Pimpão e colocou Lulinha. Com a entrada de Diego, Luis Ricardo foi para o meio, para tentar encontrar espaço na zaga adversária.

 Não demorou muito e, aos 31, chegamos ao gol, com as alterações fazendo efeito: Lulinha tocou para Sassá fazer boa jogada na esquerda e tocar para Luis Ricardo, que driblou um marcador e, na chegada de outro, rolou para Gegê chutar, o goleiro dar rebote e Lulinha completar para as redes.

Com jogada de Sassá pela esquerda, saiu nosso gol.
(Imagem: Opinião Botafoguense)
 Na etapa final Jefferson foi obrigado a fazer duas defesas, abafando jogadas pela esquerda e pela direita, mas a chegada de maior perigo do Náutico aconteceu aos 44, quando a bola foi chutada colocada, fora do alcance de Jefferson e bateu no travessão. Um susto e tanto.

 Poderíamos até ter feito mais gols, mas o time precisa caprichar no último passe, aquele que deixa o atacante com possibilidade de concluir bem ao gol.

 A torcida, pouco mais de 9 mil alvinegros, apoiou bastante e saiu aliviada com a vitória por 1x0 e a liderança garantida na rodada.



 Por outro lado, a notícia da saída de Pimpão é preocupante, afinal ele decidiu vários jogos. O que foi informado é que um clube árabe teria feito o pagamento da multa rescisória e o atleta demonstrou vontade de sair, não havendo o que fazer nessa questão.

 Receberam cartões amarelos na partida: Luis Ricardo, Carleto, Fernandes e Lulinha.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renen Fonseca, Giaretta e Carleto; Dierson, Fernandes (Diego), Octávio (Sassá) e Gegê; Pimpão (Lulinha) e Luis Henrique.

 Saudações alvinegras!

sábado, 18 de julho de 2015

A vitória por 1x0 nos manteve na liderança

A vitória por 1x0 sobre o Náutico, gol de Lulinha, foi muito importante para continuarmos na liderança da competição e quebrar a sequência de maus resultados.

Pouco mais de 9 mil alvinegros compareceu ao Nilton Santos. Esperava mais gente, mas não faltou incentivo.

Sobre o jogo postarei depois, já que estou iniciando viagem de retorno.

Retorno tranquilo pela vitória, mas chateado com a saída de Pimpão, cuja multa rescisória teria sido paga por clube árabe.

Saudações alvinegras



sexta-feira, 17 de julho de 2015

Perigo: Alta Tensão!

 O título da postagem refere-se à partida de amanhã entre Botafogo e Náutico e pode ser interpretado de duas maneiras:

 - A primeira é por se tratar de um adversário que podemos chamar de “fio desencapado”, que nos trará dificuldades durante a partida, obrigando o alvinegro a ter total atenção, aplicação e mostrar futebol, para que as dificuldades do jogo sejam superadas;

 - Em outro viés, podemos ler “tensão” como apreensão mesmo, considerando que um tropeço nosso, combinado com vitórias de América/MG, Bahia, Vitória e Paysandu, nos fará sair do G4. O próprio Náutico tem o mesmo número de pontos do Glorioso.

 Tal combinação pode ser difícil de ocorrer, mas não é impossível, o que torna o jogo de sábado importantíssimo.

 Aos alvinegros do Rio de Janeiro: não deixem de apoiar o time neste sábado, às 16h30, no Nilton Santos! Quem for sócio ou tiver condições de adquirir ingresso não deixe de ir. Quem não tiver compromisso que impeça o comparecimento ao estádio e, mesmo assim, estiver em dúvida, decida-se por ir, para ajudar e empurrar a equipe em busca da vitória.

 O momento é de união e apoio para buscarmos o retorno para o lugar de onde não poderíamos ter saído.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Retomada necessária

 Sobre a mudança de treinador, em minha opinião se fazia necessária, para retomada de crescimento do time no campeonato, para busca de conjunto e de melhor futebol em campo.

 O treinador que saiu não conseguiu dar conjunto, não conseguiu fazer o time fluir em campo. Nosso elenco é limitado, mas não é inferior aos demais e muitas vezes tomamos sufoco nos jogos. Algumas vitórias acabaram escondendo, para alguns, as falhas existentes no time e a necessidade de melhora.

 A colocação do time na tabela, mesmo com a diferença para os concorrentes diminuindo, fez alguns jornalistas considerarem um equívoco e até um erro absurdo da direção ter dispensado o treinador. Respeito a opinião, mas acredito que não devem estar acompanhado os jogos do clube.

 Com o não crescimento do time e, para piorar, com a queda de rendimento nos últimos jogos, considero que a mudança ocorreu em bom momento, com tempo suficiente para se ajustar o time e tentar evitar que haja susto em relação ao acesso.

 Não há garantia que o novo treinador consiga êxito, mas uma providência se fazia necessária.

 Destaco trechos de postagens no blog, relacionados a alguns jogos este ano:

 - Botafogo/PB 2x2 Botafogo – Copa do Brasil – 01/04/15: “A preocupação mesmo é pela fraca atuação da equipe. E o que preocupa ainda mais é que o próprio time titular já vem tendo atuações que deixam a desejar”;

 - Botafogo 4x1 Madureira – Estadual – 05/04/15: “Apesar do placar dilatado ainda preocupa o futebol que a equipe vem apresentando...”;

 - Fluminense 2x1 Botafogo – Estadual – 11/04/15: Hoje não posso deixar de cornetar o treinador, que justificou a escalação modificada na Copa do Brasil...como base o regulamento. Neste sábado ... Se a derrota por um gol seria ruim para o jogo de volta, imagina com diferença maior. O que teria ele orientado no intervalo para o time voltar pior? Esqueceu o regulamento, diferente do que ocorreu na Copa do Brasil?”

 - Botafogo 4x2 Botafogo/PB – Copa do Brasil – 15/04/15: “Foi muito importante a vitória por 4x2 contra o xará da Paraíba, pela classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, mas foi preocupante o futebol apresentado e a pressão do adversário”;

 - Vasco 1x0 Botafogo – Decisão – 1º jogo – 26/04/15: “Continuamos com problemas em nosso setor de criação, com espaços defensivos...”;

 - Botafogo 1x2 Vasco – Decisão – 2º jogo – 03/05/15: “A comissão técnica fez treinos secretos durante a semana, poupou o time no jogo pela Copa do Brasil contra o Capivariano, mas o que vimos em campo foi uma equipe desorganizada, sem jogadas trabalhadas e sem incomodar o adversário...”;

 - Paysandu 0x1 Botafogo – Brasileiro – 09/05/15: “Apesar do resultado positivo, a atuação preocupou. Já era esperado um jogo difícil, mas não uma atuação ruim, como a que ocorreu...nossos titulares foram poupados no jogo pela Copa do Brasil...para que treinassem e focassem na partida...mas o que vimos em campo não agradou...”;

 - Atlético/GO 0x0 Botafogo – Brasileiro – 23/05/15: Sem jogar, não se vence - O jogo foi de baixa qualidade técnica”;

 - Paraná 1x2 Botafogo – Brasileiro – 02/06/15: “Se faltou futebol de qualidade, sobrou disposição...”

 - Botafogo 3x0 Mogi Mirim – Brasileiro – 05/06/15: “O jogo...mudou mesmo após o gol nos minutos finais do 1º tempo ... Na 1ª etapa praticamente o que fizemos foi dar toquinho para um lado, toquinho para o outro lado e zero de objetividade”;

 - Oeste 0x1 Botafogo – Brasileiro – 09/06/15: “Não fizemos um grande jogo...O 1º tempo foi sonolento, com o Botafogo controlando o jogo, mas sem ser objetivo”;

 - Botafogo 1x1 Boa Esporte – Brasileiro – 19/06/15: “O Botafogo ficou 10 dias sem atuar, somente treinando e, com isso, esperávamos que mostrasse mais futebol...e o resultado...foi sim decepcionante...para um treinador não basta motivar o elenco...mas fazer o time ter opções de jogadas...fluir em campo”;

 - Macaé 4x2 Botafogo – Brasileiro – 27/06/15: "Curiosamente, sempre que tem tempo para treinar, o time não apresenta bom futebol...há necessidade de ser mostrado em campo o que é desenvolvido nos treinos, pelo menos é o que se espera”;

 - Ceará 0x0 Botafogo – Brasileiro – 07/07/15: “O Botafogo foi até Fortaleza e mesmo sem atuar bem, empatou com o Ceará...e segue líder”.

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CASTIGO MERECIDO: time só se defende no 2º tempo e é eliminado

 O Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil após ser derrotado pelo Figueirense por 1x0, dentro do estádio Nilton Santos, com gol aos 46 minutos do 2º tempo, em contra-ataque que pegou a defesa toda aberta, quando o 0x0 ou 1x1 nos era favorável.

 Faltavam poucos minutos, o que justifica tanto espaço na defesa?

 Eles cruzaram várias bolas da direita no 2º tempo: Luis Ricardo salvou um gol com 01 minuto do 2º tempo; Roger Carvalho cabeceou na trave e quase fez contra; aos 46 eles fizeram o gol. Onde estava a marcação no setor e a cobertura ao jovem Jean?

 O time tomando sufoco, Tomas e Daniel Carvalho pouco ou nada marcando e, mesmo assim, permaneceram até o apito final. Se entram no decorrer do jogo não podem sair?

 Até quando seremos obrigados a ver o time do Botafogo acovardado e tomando sufoco, conforme ocorreu no 2º tempo?

 Que o treinador não venha com discurso bonito e nem querer justificar o injustificável. Basta! Não vejo o adversário tão superior ao nosso time para nos sufocar tanto, o que me faz crer que, infelizmente, o que nos falta é treinador.

 Pelo menos nesse momento, não peçam calma aos torcedores, pois estes estão cansados de decepção. É bom sempre lembrar que fomos eliminados aos 46 minutos do 2º tempo.

 O time até que entrou na 1ª etapa com boa postura, isso fruto do que Elvis e Octávio apresentavam em campo. Ambos, sem os improdutivos toquinhos para os lados e para trás, buscavam o ataque e incomodavam o adversário.

 No 1º tempo criamos algumas boas chances, sendo a melhor aos 18, quando Luis Ricardo cruzou rasteiro da direita, Luis Henrique fez bom corta-luz, Pimpão chutou no canto e o goleiro espalmou.

 Mesmo com o Botafogo melhor em campo na 1ª etapa, eles obrigaram Jefferson a fazer difícil defesa aos 15, após bola cabeceada.

 A história começou a mudar aos 37 da 1º tempo, quando Elvis saiu contundido. Tomas foi quem o substituiu e a partir daí perdemos o meio de campo e o adversário se soltou em campo.

 O gol que nos eliminou já havia sido “ensaiado” com 1 minuto do 2º tempo: bola cruzada da direita, o atacante concluiu e Luis Ricardo salvou. Nossa melhor oportunidade na 2ª etapa aconteceu aos 9, quando Tomas apanhou rebote, após boa jogada de Pimpão, chutou forte e acertou o travessão.

 Aos 15 Octávio sentiu o desgaste físico e foi substituído por Daniel Carvalho. O adversário passou a engolir nosso time em campo e o gol deles ia se desenhando. Aos 38 Jefferson fez excelente defesa, salvando com a perna um arremate do adversário.

 Com alguns jogadores lentos em campo, aos 41 o treinador decidiu sacar Luis Henrique, que ainda se movimentava, para colocar Sassá.

 Aos 46 Pimpão avançou pela esquerda, cortou o marcador, chutou e o goleiro espalmou. No contra-ataque o adversário avançou pela direita, a bola foi cruzada rasteira e o atacante escorou de letra e marcou o gol da vitória.

 Amarelo para Pimpão e Daniel Carvalho.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Jean; Giaretta, Willian Arão, Octávio (Daniel Carvalho) e Elvis (Tomas); Pimpão e Luis Henrique (Sassá).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

domingo, 12 de julho de 2015

Primeira “decisão” da semana nesta terça-feira

 Esta semana teremos dois jogos que podemos chamar de decisivos. Na terça-feira enfrentaremos o Figueirense pela Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos, e no sábado será a vez do Náutico, concorrente direto pelo acesso no Brasileiro, também no Nilton Santos.

 Sobre o jogo de sábado postarei durante a semana.

 Na terça-feira, às 21 horas, no Nilton Santos, disputaremos o jogo de volta contra o Figueirense. Em Florianópolis empatamos por 2x2 (gols de Giaretta e Luis Ricardo), o que possibilitou a chance de avançarmos para as oitavas de final com empate por 0x0 ou 1x1.

 Caso passemos pelo Figueirense, o nosso adversário nas oitavas de final será conhecido por meio de sorteio, já que nesta fase entrarão as equipes da Libertadores.

 O jogo de terça será apitado por Flávio Rodrigues Guerra, de São Paulo.

 Giaretta e Elvis etão pendurados na Copa do Brasil, com 02 cartões amarelos.

 Para os alvinegros que desejam comparecer terça-feira, os ingressos custam R$ 20,00 (R$ 10,00 a meia) no Setor Norte, R$ 40,00 (R$ 20,00 a meia) no Setor Leste e R$ 60,00 (R$ 30,00 a meia) no Setor Oeste. O Setor Sul ficará para os torcedores adversários.


 Há a possibilidade do treinador mesclar o time, preservando alguns titulares para a difícil partida de sábado contra o Náutico. Pelo menos foi o que ele demonstrou no treino deste domingo, quando a equipe começou com a seguinte formação: Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Alisson e Jean; Giaretta, Arão, Octávio e Elvis; Pimpão e Sassá.

 Claro que a nossa prioridade é o retorno para a série A, mas é importante para o clube, diante da dificuldade financeira que vive, ir avançando na Copa do Brasil, o que gera premiação por parte da confederação. Segundo matéria do site da ESPN em fevereiro, os clubes que passarem para as oitavas de final receberão R$ 560.000,00. 

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo