sábado, 28 de novembro de 2015

Que venha 2016, que venha a série A

 Após garantir o acesso e o título antecipadamente, o Botafogo encerrou sua participação no campeonato brasileiro e no ano com um empate, por 0x0, contra o América/MG. O adversário foi um dos quatro que garantiram retorno para a série A.

 A tarde foi de festa, com a presença de Helio de La Pena e Maitê Proença antes do jogo, ao lado dos atletas e do troféu da competição.

 Na partida preliminar, o sub 20 do Botafogo goleou o Friburguense na decisão do Torneio Octávio Pinto Guimarães, por 7x1, e conquistou o título.

 O time alvinegro entrou em campo bastante modificado, com vários atletas oriundos da base e o jogo aconteceu sem grandes emoções (apenas duas com Helton Leite, que evitou o gol do adversário, com grandes defesas no 2º tempo, aos 05 minutos e aos 43).

 Bazallo estava no banco, mas não teve oportunidade de entrar e nem a gente de vê-lo atuando. Difícil de entender essa contratação.

 Dos jovens em campo, podemos destacar a boa postura e colocação em campo de Luis Henrique e do zagueiro Emerson, jogadores que acreditamos que poderão nos ajudar bastante.

 Botafogo: Helton Leite, Diego, Renan Fonseca, Emerson e Giaretta; Dierson (Luis Ricardo), Rodrigo Lindoso, Fernandes e Tomas (Elvis); Neilton (Lulinha) e Luis Henrique.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Há 1 ano a atual gestão do Botafogo era eleita

 No dia 25 de novembro de 2014 os alvinegros elegiam seu novo presidente. Dos quatro candidatos, o escolhido foi Carlos Eduardo Pereira.

 Neste um ano o clube terminou na 2ª colocação do Estadual, depois de ter feito, em 2014, a pior campanha no referido campeonato. Também durante este primeiro ano de nova gestão o clube conseguiu o retorno para a série A, conjuntamente com o título da série B.

 Durante o pleito eleitoral encaminhamos 15 perguntas aos então candidatos e a publicação no blog ocorreu algumas semanas antes da eleição e, também, um dia após a mesma, neste caso somente com as respostas do candidato eleito.

 Analisaremos, nesta postagem, respostas dadas pelo presidente um ano atrás. Não faremos a nossa análise para todas as perguntas, já que algumas eram bem específicas para o momento que o clube atravessava ano passado.

 Tentamos que tal paralelo fosse feito pelo próprio presidente, mas, infelizmente, não obtivemos nenhuma resposta para os e-mails encaminhados para o mesmo endereço em que já tivemos retornos anteriores.

 A quem interessar, as respostas de um ano atrás, na íntegra, podem ser lidas clicando aqui.

 Vamos a algumas respostas de um ano atrás dadas pelo presidente e algumas considerações que fizemos com base no momento atual: 

  __________________________________________________________________
 Para a pergunta: Após assumir o clube, buscará os candidatos derrotados para que possam aglutinar forças em prol do clube?

o presidente respondeu que a chapa estava aberta ao diálogo com as demais, com os associados e torcedores. Que não poderiam abrir mão dos botafoguenses que quisessem ajudar, mas sempre dentro dos valores que regem seu Plano de Gestão e desde que não tivessem participação nos atos da gestão anterior.

 Perguntaríamos ao presidente se nesse um ano de gestão houve entendimento e colaboração de integrantes das demais chapas.
 Consideramos que seria bom, diante das dificuldades que o Glorioso atravessa, se os diferentes grupos de alvinegros convergissem suas ideias, deixassem as diferenças de lado e unissem forças em prol do clube, mas, infelizmente, parece que é pedir demais.

____________________________________________________________________
 Em relação à pergunta, "Em sua opinião, atualmente qual a principal prioridade do Botafogo?", a resposta na íntegra foi a seguinte:

Sem dúvida alguma é o setor financeiro e o equacionamento das pendências fiscais, trabalhistas e cíveis, sem o que não teremos como gerenciar o Clube. O BOTAFOGO hoje encontra-se em estado de insolvência de fato, e isso precisa ser revertido o mais rapidamente possível. Em seguida, o futebol como um todo, da base ao time principal e a captação de novos recursos e patrocínios, sem os quais nada se consegue.

 Sobre as questões abordadas na resposta, não há como negar o esforço e os avanços feitos pela atual direção.

 ___________________________________________________________________
 Na pergunta sobre o estádio Nilton Santos: "Planos relacionados ao Engenhão, assim que estádio for devolvido ao clube?"

o presidente na ocasião respondeu que a questão do estádio Nilton Santos ainda estava muito nebulosa, que a forma como ocorreu a interdição e a inércia do clube foram perturbadoras e que sócios e torcedores mereciam tudo bem apurado e divulgado. Citou prospecções e estudos em relação a parceiros comerciais para explorar economicamente o estádio. Disse que o estádio passaria a ostentar nossas cores.

 O estádio foi devolvido ainda em obras e agora ficará por conta dos Jogos Olímpicos. Sobre a interdição, considero que ainda há esclarecimentos que precisam ser feitos. Sobre os parceiros e sobre ostentar nossas cores, espero que após as Olimpíadas isso volte à pauta e se concretize.

 ___________________________________________________________________
 A pergunta "O que pensa sobre uma possível cogestão do Engenhão, conforme foi noticiado?" teve a seguinte resposta na íntegra:

Precisaremos conhecer exatamente as relações existentes entre o BOTAFOGO e a operadora, pois já foi feito um empréstimo de mais de R$ 20 milhões sem a aprovação dos órgãos do Clube (Conselhos Fiscal e Deliberativo). Qualquer decisão deverá estar amparada num plano de negócios vantajoso para o BOTAFOGO.

 O assunto cogestão do estádio foi levantado novamente pela imprensa, agora em relação a outro clube, mas, pelo que foi noticiado na ocasião, o presidente rechaçou a ideia.
 Em relação ao empréstimo de um ano atrás, iríamos perguntar ao presidente qual o risco que o clube corre.

 ___________________________________________________________________
 Para a pergunta "Sobre a situação financeira, o que pensa das ações do clube em relação ao Ato Trabalhista, REFIS, Proforte?" foram levantados os seguintes tópicos na resposta:

- Fazer uma “due diligence” da Dívida, de modo a avaliar exatamente o seu valor e o seu perfil;
- Alongar o perfil da dívida de curto prazo, por meio de negociação realista com credores;
- Examinar detalhadamente os contratos atuais do clube, procurando renegociar ou rescindir aqueles que não tragam benefícios reais ou prejuízos ao clube;
- Elaborar um planejamento tributário, a ser rigorosamente seguido;
- Trabalhar com orçamentos realísticos e fortalecer os processos de controladoria, de modo a garantir que a execução orçamentária não produza déficits nos demonstrativos de resultados;
- Controlar as receitas e despesas por centros de custo, de modo a manter no clube apenas atividades superavitárias ou autofinanciáveis;
- Planejar uma gestão por objetivos de curto, médio e longo prazo, que demonstre a viabilidade econômica do Clube e facilite a negociação com possíveis investidores que tragam dinheiro novo para o clube;
- Reconquistar a credibilidade no mercado pela transparência, responsabilidade e eficácia da gestão econômica-financeira do clube.

 Em relação aos tópicos levantados na época, a ideia era que o presidente pudesse nos responder agora sobre a situação atual de cada um deles.
 Conseguimos retornar ao Ato Trabalhista e a direção merece os elogios por isso. Infelizmente alguns credores tentam furar a fila do Ato. Acredito que a forma como as coisas vêm sendo conduzidas, o clube aos poucos vai reconquistando a credibilidade.
 Hoje o clube anunciou que aderiu ao PROFUT, que é o programa de refinanciamento de dívidas.

_______________________________________________________________
 Em relação à pergunta "Como avalia a gestão Maurício Assumpção?"

o presidente respondeu, entre outras coisas, que a reeleição tinha mais uma vez feito mal ao BOTAFOGO e que tinha como compromisso promover uma reforma estatutária que a proíba.

 No dia 29/10/2015 foi veiculado no site globo.com que há um grupo de trabalho analisando algumas mudanças estatutárias, entre elas o fim da reeleição, com o mandato passando a ser de 4 anos e não mais de 3.
 Perguntaríamos ao presidente se ele confirmava tal informação e, em caso afirmativo, se a referida proposta já valeria para o mandato em vigor ou somente para o próximo.

 ___________________________________________________________________
 Sobre a questão "Como recuperar a confiança do torcedor, após um ano de tanta humilhação, com pior campanha em estaduais, última posição no grupo da Libertadores, eliminado com goleada na Copa do Brasil e lutando para não cair no Brasileiro?"

o presidente respondeu que era essencial um choque de transparência e credibilidade, para que todos os botafoguenses se unam na luta pela recuperação do Clube e para que o compromisso seja duradouro as ações precisariam ser divulgadas e entendidas por todos.

 Sabemos que o principal objetivo, o retorno para a série A, foi alcançado, o que trouxe um grande alívio.
 Perguntaríamos ao presidente se ele considera, com o trabalho apresentado, que o apoio foi o esperado ou foi aquém da expectativa.
Perguntaria também, com base na transparência, o que leva o clube a contratar atleta e não utilizá-lo (por exemplo, Bazallo). 

 ___________________________________________________________________
 Para a pergunta "Poucos jogos em tv aberta acabam dificultando a conquista de patrocinadores. Como trabalhar isso junto à emissora de televisão?"

o presidente respondeu que iria dialogar com a televisão, pois a diferença entre a remuneração dos grandes clubes é exagerada.

 Perguntaríamos se houve algum avanço nos diálogos com a tv durante este primeiro ano de gestão.
 Não observamos alguma melhora nesse período.
 
 _______________________________________________________
 Para a questão "Projeto concreto para o CT da base?"

foi respondido sobre a vontade de criação de um centro de treinamento único, integrando o profissional e a base, possibilitando uma sinergia e uma verticalização do Departamento de Futebol e melhor adaptação dos métodos de treinamento. Disse que tal medida reduziria custos e otimizaria os recursos.

 Sabemos que a dificuldade financeira do clube é imensa, o que com certeza ainda inviabiliza tal medida.
 Perguntaríamos ao presidente se ele considera que o que foi feito com Caio Martins e General Severiano (retorno do campo de treino) podem ser considerados como grandes avanços em 2015, diante da falta de recursos.

 ___________________________________________________________________
 Para a pergunta "Com a situação financeira atual, qual o nível de elenco que pretende montar para 2015?", a resposta na íntegra foi:

Temos poucas receitas disponíveis para 2015, pois a maioria já está comprometida com dívidas. Entendemos que muitos Clubes não conseguirão manter plantéis de altíssimo investimento e prevemos um ano de transição que irá nos favorecer. Certamente teremos um time competitivo e mesclando experiência, talento e juventude.

 O elenco montado atingiu o objetivo de conduzir o clube de volta para a série A.
 Poderíamos perguntar ao presidente, com base na mesma pergunta de um ano atrás, o que ele poderia nos dizer visando a campanha em 2016.

 ______________________________________________________________
 Da pergunta "Se eleito, pretende procurar Jefferson para tentar mantê-lo no clube?" destacamos o seguinte trecho da resposta: 

A permanência do Jefferson é essencial para a retomada de nossas atividades em 2015.

 Jefferson de fato ficou em 2015, sendo importantíssimo para o nosso retorno, assim como a referência para a torcida dentro do elenco formado.

  __________________________________________________________________
 Para a pergunta "Sócio torcedor com direito a voto, sim ou não?"

a resposta foi SIM, que a ideia era segmentar os planos de sócio de acordo com a preferência do torcedor. Que o torcedor que quiser ter direito a voto pagaria um valor determinado, o que quiser ter acesso ao clube social pagaria outro valor, o que quisesse ter apenas acesso ao estádio, outro valor, e assim sucessivamente.

 Na matéria da globo.com de 29/10/2015, além da questão da reeleição, consta que o grupo de trabalho também estuda o direito a voto para o sócio torcedor.
 Perguntaríamos ao presidente se procede a informação e, em caso afirmativo, se já valeria para a próxima eleição e qual período de carência para ter direito a voto.

 Infelizmente não conseguimos receber as respostas pretendidas, mas quem sabe ainda possam ser respondidas para este espaço.

 Neste um ano gostaríamos de parabenizar a direção do clube por ter conseguido atingir o objetivo de reconduzir o Glorioso ao lugar que é dele. Que no próximo ano de gestão novos objetivos sejam alcançados, sempre pensando em elevar cada vez mais o Botafogo.

 Saudações alvinegras.

sábado, 21 de novembro de 2015

A ESTRELA BRILHA! O TÍTULO É ALVINEGRO!

 Começo pelas palavras de Jefferson após o jogo: "Alegria, Alívio, Dever Cumprido"!

 Após vencer o ABC por 2x1, o Glorioso, que já havia garantido o acesso, também garantiu o título do Brasileiro da série B. O nosso "Paredão", como capitão da equipe, levantou o troféu e ninguém melhor do que ele para fazê-lo.

 A tristeza pelo rebaixamento ano passado foi grande, mas já que fomos obrigados a disputar a série B, nada melhor do que retornar para a série A por cima, com dignidade, no campo/bola, com rodadas de antecedência e, melhor ainda, com o título da competição.

 O time alvinegro abriu o placar aos 8 minutos, após escanteio pela direita, com Roger Carvalho cabeceando para as redes.

 O adversário empatou aos 23, após bola cruzada da direita, com o atacante completando entre os marcadores alvinegros.

 O gol da vitória veio aos 32 do 1º tempo: Neilton recebeu no ataque, ajeitou e tocou um bolão para Arão, que dominou na área e na saída do goleiro completou para as redes, fazendo Fogão 2x1.

 Botafogo: JEFFERSON, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Giaretta; Rodrigo Lindoso, Fernandes (Elvis), Willian Arão e Daniel Carvalho (Lulinha); Neilton e Navarro (Ronaldo).

 Agora precisamos focar no planejamento para 2016, que precisa ser realizado com muito cuidado, sem equívocos, para que não corramos mais riscos de sair de nosso verdadeiro lugar.

 Saudações alvinegras!

 Twitter: @OpiniãoBotafogo

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Melhor que seja com Jefferson em campo

 O Botafogo enfrentará o ABC na próxima sexta-feira. O mando de campo é da equipe potiguar, mas o jogo foi levado para Brasília e é lá que poderemos garantir o título do Brasileiro.

 Será mais uma oportunidade para o alvinegro, já que a do último sábado foi desperdiçada, devido à derrota diante do Santa Cruz, no Nilton Santos.

 A expressão "há males que vem para o bem" está bem presente no atual momento do Glorioso, já que no último sábado, por estar servindo à seleção, Jefferson não poderia levantar o troféu da competição, mas terá a chance na próxima sexta-feira, caso vençamos a partida, independente de qualquer outro resultado.

 O nosso Paredão fez questão de permanecer no clube para a disputa da série B, mesmo com algumas pessoas dizendo que isso significaria um risco em termos de convocações futuras para a seleção. O Botafogo jamais foi problema para convocações e a história mostra isso.

 Jefferson decidiu ficar, demonstrando respeito e admiração pelo Glorioso e nada mais justo que possa participar desse momento.

 O objetivo maior, que era o acesso, já foi conquistado. O título da série B, que se não é sinônimo de orgulho, representará o dever bem cumprido, afinal é muito melhor conquistar o acesso com o título do que, por exemplo, com a 4ª colocação.

 O time terá, além do retorno de Jefferson, a volta também do zagueiro Renan Fonseca, que fez falta no último jogo, e provavelmente de Daniel Carvalho, que dos meias do elenco é a melhor opção.

 Mesmo enfrentando uma equipe já rebaixada, para vencer, o Botafogo precisará atuar de forma determinada, sem "salto alto", sem achar que a vitória virá a qualquer momento.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

sábado, 14 de novembro de 2015

Derrota que mostra a grande necessidade de reformular o elenco

 O Botafogo foi derrotado em casa pelo Santa Cruz, por 3x0. A derrota foi merecida pelo que foi apresentado pelo time em campo. Alguns jogadores hoje deveriam ter pedido para não atuar, dando a vaga para outros companheiros com mais vontade. O principal objetivo foi alcançado sim, mas o campeonato não terminou.

 Que a derrota de hoje possa fazer o clube tirar algumas lições, principalmente no que se refere ao planejamento para 2016. Vários jogadores do elenco atual não têm condições de atuar pelo clube na série A. Não se pode pensar em trazer apenas alguns jogadores para reforçar o elenco ano que vem, mas sim o oposto. A reformulação precisa ser grande, para que não corramos mais sustos, nem tenhamos mais decepções.

 O 1º tempo foi em ritmo lento, podendo ser resultado do acesso já garantido ou até do forte calor. Não parecia um time que entrava com possibilidades de garantir o título nessa rodada.

 Após a parada técnica o alvinegro tentou exercer certa pressão, criando duas oportunidades: aos 31 Arão recebeu junto a linha de fundo, chutou cruzado, o goleiro deu rebote, Neilton pegou e rolou para Diego Jardel, que chutou e o zagueiro salvou para escanteio; aos 32 Neilton recebeu sem ângulo, cruzou, a bola encobriu o goleiro e quase entrou.

 Nada mais ocorreu no 1º tempo. Voltamos do intervalo com Fernandes na vaga de Camacho. Não consigo entender Fernandes no banco, tendo como titulares Camacho e Rodrigo Lindoso.

 Mal começou o 2º tempo e com um minuto, após cruzamento, o atacante concluiu na pequena área e Helton Leite salvou.

 Aos 5 não teve jeito, após erro absurdo do bandeira. Eles avançaram em contra-ataque, a bola foi chutada da direita para a esquerda, o atacante muito, mas muito avançado, tocou para trás, um companheiro dele completou para as redes e abriu o placar.

 Aos 8 saiu o improdutivo Diego Jardel e entrou Elvis, com mais movimentação, porém sem produzir muita coisa.

 Aos 22, em contra-ataque rápido, com nossa defesa exposta, eles ampliaram para 2x0.

 Navarro havia demonstrado, desde o 1º tempo, quando não conseguia dar sequência às jogadas, que estava sem ritmo de jogo. Deveria ter sido substituído no intervalo, mas somente saiu de campo aos 28 da 2ª etapa, para a entrada de Ronaldo.

 Aos 30, após cruzamento da esquerda, um atacante adversário se antecipou a Giaretta e ampliou: 3x0. Renan Fonseca, ausente devido à suspensão pelo 3º amarelo, acabou fazendo falta.

 Carleto recebeu o 3º amarelo e está fora da partida contra o ABC, em Brasília.

 Botafogo: Helton Leite, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Giaretta e Carleto; Rodrigo Lindoso, Camacho (Fernandes), Willian Arão e Diego Jardel (Elvis); Neilton e Navarro (Ronaldo).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

VOLTAMOS, com DIGNIDADE, no Campo, na Bola!

 O BOTAFOGO venceu o Luverdense por 1x0 e garantiu seu retorno a série A do Brasileiro, onde é seu verdadeiro lugar!

 Pelos resultados da rodada, até um empate nos daria o acesso, mas conseguimos melhor, subimos com vitória. O gol do título? Foi do atacante Ronaldo, que já havia falado outro dia do desejo e da expectativa em fazer o possível gol do acesso. Conseguiu!

 Se sofremos com o rebaixamento ano passado, se tivemos um longo caminho este ano para retornarmos para o nosso devido lugar, podemos dizer que o fizemos com dignidade, no campo/bola, sem favorecimentos. Voltamos por meio de nossas próprias forças e disso podemos nos orgulhar!

 No começo do jogo o time alvinegro parecia ansioso, se precipitava em algumas jogadas e errava alguns passes. Levamos um susto aos 5 minutos, quando Helton Leite salvou, após arremate de dentro da área.

 Criamos uma chance aos 16, após boa troca de passes, mas o arremate de Neilton subiu muito. Tivemos outra aos 21, quando Neilton avançou pela esquerda, chutou forte e a bola foi interceptada.

 O gol do acesso veio aos 42, quando Ronaldo escorou cruzamento rasteiro de Daniel Carvalho, da direita, e mandou para as redes. A jogada começou quando Neilton voltou ao nosso campo de defesa e roubou a bola de um adversário.

 Ainda levamos dois sustos no fim da 1ª etapa: aos 48, após cruzamento, um atacante deu uma bicicleta e a bola beliscou o travessão e saiu; aos 49, após outro cruzamento da direita, o atacante cabeceou e a bola passou bem perto da meta alvinegra.

 No 2º tempo o alvinegro se segurou e tentava encaixar jogadas de contra-ataque. Aos 11, o treinador substituiu Daniel Carvalho por Diego Jardel.

 Aos 20 Neilton tabelou com Diego Jardel, chutou e o goleiro mandou para escanteio.

 Camacho se contundiu e foi substituído por Fernandes aos 24. Aos 43 foi a vez de Carleto sair para a entrada de Giaretta.

 Aos 47 Neilton foi lançado, invadiu a área, foi derrubado pelo goleiro e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, aos 50, Neilton chutou para fora.

 Receberam cartões amarelos: Rodrigo Lindoso e Renan Fonseca.

 EI, VOCÊ AÍ, O BOTA JÁ SUBIU!!!

 Botafogo: Helton Leite, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Camacho (Fernandes), Willian Arão e Daniel Carvalho (Diego Jardel); Neilton e Ronaldo.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CORREÇÃO: Possibilidades de acesso amanhã: novamente uma vitória simples será suficiente

 Depois de ser derrotado pelo Criciúma, o Botafogo terá novamente a oportunidade de garantir matematicamente o seu acesso para a série A. Vencendo o Luverdense nessa terça-feira, por qualquer placar, o alvinegro, no mínimo, manterá os 10 pontos de vantagem para o 5º colocado, garantindo assim o acesso, já que restarão apenas 09 pontos para serem disputados nas rodadas seguintes.

 O que não pode ocorrer no jogo é a equipe realizar dois tempos tão distintos, como no jogo anterior. O Luverdense lidera o 2º turno, com 30 pontos, mostrando que não será um adversário fácil. O Botafogo, 2º colocado no 2º turno, com 29 pontos, somente fará a partida se tornar mais fácil se mostrar um bom futebol, no jogo inteiro.

 Caso ocorra um empate, conseguiremos o acesso na rodada se ocorrerem duas das três possibilidades abaixo:

- Santa Cruz não vencer o Oeste, em Recife;
- Náutico não vencer o Macaé, em Macaé;
- Bragantino não vencer o Ceará, em Fortaleza;

 Em caso de derrota, o acesso só virá na terça-feira se quatro dos seguintes times forem derrotados: Santa Cruz, Náutico, Bragantino, Sampaio Corrêa e Bragantino.

 * Correção às 22 horas, após ser alertado pelo botafoguense Alisson, no twitter, sobre erro nas possibilidades em caso de empate nosso.

 Saudações alvinegras

domingo, 8 de novembro de 2015

Situação após 34 rodadas

 Restando 4 rodadas para o fim do campeonato e após ser derrotado pelo Criciúma por 1x0, o Botafogo segue na liderança e terá mais uma chance de garantir matematicamente o acesso para a série A, desde que vença o Luverdense na próxima rodada, sem depender de outros resultados.

 A classificação atualizada é a seguinte:


 Abaixo, alguns números e informações após a rodada 34:

- a vantagem sobre o 2º e 3º colocados diminuiu de oito para cinco pontos;
- a diferença sobre o 5º colocado (primeiro time fora da zona de acesso), diminuiu de doze para dez pontos, restando apenas doze pontos para serem disputados;
- a diferença do 10º colocado para o G4 diminuiu de seis para quatro pontos;
- o aproveitamento do Botafogo, que era de 65,6%, diminuiu para 63,7%;
- o aproveitamento como mandante é de 72,5%;
- como mandante, o Botafogo é o 6º colocado, com 37 pontos;
- o aproveitamento como visitante diminuiu de 58,3% para 54,9%;
- como visitante, o Botafogo é o líder, com 28 pontos;
- no 2º turno o Botafogo é o 2º colocado, com 29 pontos. Quem lidera o returno é exatamente nosso próximo adversário, o Luverdense, com 30 pontos;
- o aproveitamento do Glorioso, de 63,7%, é maior que os aproveitamentos dos 4º colocados de 2012, 2013 e 2014(*), respectivamente 62,3%, 52,6% e 55,3%;
- (*) Em 2014 consideramos o aproveitamento do Vasco, que seria o 4º colocado, caso o América/MG não tivesse sido punido com a perda de seis pontos;
- o aproveitamento do alvinegro é superior ao do campeão de 2014 (61,4%), mas é inferior ao dos campeões de 2012 (68,4%) e 2013 (69,3%);
- o Botafogo terminou na liderança em 25 das 34 rodadas e no G4 em 33;
- o Botafogo tem o melhor ataque do campeonato, com 57 gols marcados, e a melhor defesa, com 26 gols sofridos;
- Navarro é o artilheiro do time, com 09 gols, seguido por Sassá e Pimpão, com 07 gols cada, e Neilton, com 06;
- Renan Fonseca participou dos 34 jogos do time no Brasileiro, seguido por Willian Arão, com 32, Diego Giaretta e Daniel Carvalho, com 28 cada;
- jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Renan Fonseca, Carleto, Serginho, Willian Arão, Tomas, Daniel Carvalho e Sassá.

 Nosso próximo jogo, pela 35ª rodada, será fora de casa, contra o Luverdense, na próxima terça-feira, às 21h30.

 Na terça-feira será realizada “rodada cheia” e a luta pela permanência ou entrada no G4 está bem disputada. Os jogos na 35ª rodada das equipes que estão na disputa são:

- Macaé x Náutico (5º) - 19h;
- Mogi Mirim x Paysandu (9º) – 19h;
- América/MG (2º) x Vitória (3º) - 19h;
- Bahia (8º) x ABC - 21h30;
- Sampaio Corrêa (7º) x Atlético/GO - 21h30;
- Santa Cruz (4º) x Oeste – 21h30;
- Ceará x Bragantino (6º) – 21h30.

 Saudações alvinegras.

sábado, 7 de novembro de 2015

Com tempos distintos, o alvinegro foi derrotado no sul

 O Botafogo perdeu de 1x0 para o Criciúma, não conseguindo garantir matematicamente o acesso, o que poderá ocorrer na próxima terça-feira, contra o Luverdense, na casa do adversário.

 Depois de um 1º tempo em que dominou as ações, mas não aproveitou as chances criadas, mandado três bolas na trave, sendo duas no mesmo lance, o Glorioso caiu de produção no 2º tempo, dando campo ao adversário. O time catarinense aproveitou uma chance, diferente da gente no 1º tempo, e venceu.

 Os três jogadores que entraram não renderam nada, não ajudando a mudar o panorama da partida. Inclusive, sobre as substituições, teria Ronaldo pedido para sair? Não gostei de sua substituição pelo Vinícius.

 No 1º tempo criamos várias chances: logo aos 4 minutos, após grande jogada de Neilton, Ronaldo recebeu na área, chutou forte e a bola bateu na trave; aos 16 Carleto cruzou, Ronaldo escorou na área, a bola bateu nas duas traves e não entrou; aos 20, após boa troca de passes, Arão recebeu na frente, mas teve o chute interceptado para escanteio; aos 31 Neilton apanhou rebote de escanteio e chutou por cima.

 O adversário chegou ao ataque após os 30 minutos: aos 34, após jogada pela direita, a bola foi cruzada e quando o atacante ia concluir, Luis Ricardo salvou para escanteio; aos 36 eles cobraram falta com perigo, porém para fora.

 Aos 44 Rodrigo Lindoso fez boa jogada pela direita, chutou cruzado e a bola passou perto da meta adversária.

 Um detalhe do 1º tempo: aos 26, com a bola fora de jogo, um jogador adversário levou as mãos ao rosto de Camacho e o árbitro deu apenas cartão amarelo para ele.

 No 2º tempo, logo aos 3 minutos, o juiz marcou, ao meu ver equivocadamente, um recuo de bola, mas eles perderam a chance, com chute por cima após a cobrança da falta de dentro da área.

 Aos 12 a bola foi lançada na área, Arão ajeitou de cabeça e Ronaldo chutou forte, mas o goleiro espalmou.

 Aos 15 foi a vez deles chutarem forte, com a bola saindo raspando o travessão de Jefferson.

 Aos 18 saiu Camacho e entrou Diego Jardel.

 Aos 22 eles avançaram bem, o chute foi dado de dentro da área e Jefferson fez grande defesa. Aos 25 perdemos a bola no ataque, o adversário contra-atacou, a bola foi chutada da direita, Jefferson defendeu parcialmente, o atacante pegou o rebote e abriu o placar.

 O treinador fez mais duas substituições: aos 30 tirou Ronaldo e colocou Vinícius; aos 33 saiu Daniel Carvalho e entrou Lulinha.

 Com o placar favorável, eles se seguraram, então o alvinegro teve mais campo, mas chegava apenas por meio de cruzamentos, como aos 34, com Luis Ricardo, em que Neilton por muito pouco não alcançou e aos 45, novamente com Luis Ricardo, quando Diego Jardel cabeceou e o goleiro defendeu firme.

 Carleto recebeu cartão amarelo na partida.

 Que na próxima terça-feira, contra o Luverdense, o time possa apresentar um bom futebol no jogo inteiro, já que hoje a queda do 1º para o 2º tempo foi grande.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Camacho (Diego Jardel), Willian Arão e Daniel Carvalho (Lulinha); Neilton e Ronaldo (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Uma campanha sólida até aqui

 O Botafogo vem tendo uma campanha sólida no Brasileiro, em que pese alguns tropeços inesperados em casa. Dos integrantes do G4, o Glorioso é o único que melhorou o aproveitamento do 1º para o 2º turno, o que possibilitou, restando apenas cinco rodadas, ter oito pontos de vantagem sobre o 2º colocado e doze em relação ao 5º.

 O Glorioso, líder da competição, terminou o 1º turno na 2ª colocação, com 36 pontos e aproveitamento de 63,2%. No 2º turno, após 14 jogos, o alvinegro está em 1º, com 29 pontos e aproveitamento de 69%. Esta evolução o levou e o manteve na liderança do campeonato.

 O América/MG, atual vice-líder, terminou o 1º turno na 3ª colocação, com 34 pontos e 59,6% de aproveitamento. No 2º turno o time mineiro ocupa a 5ª posição, com 23 pontos e aproveitamento de 54,7%. Mesmo com aproveitamento um pouco inferior ao do 1º turno, o Coelho subiu para o 2º lugar do campeonato em função da queda de rendimento dos adversários.

 O Vitória, que é o 3º colocado do campeonato, terminou o 1º turno como líder, com 37 pontos e aproveitamento de 64,9%. No 2º turno o time baiano teve uma queda de rendimento e figura na 11ª posição, com 20 pontos e aproveitamento de 47,6%. A referida queda fez o Vitória cair para a 3ª posição na competição, estando, no momento, oito pontos atrás do líder Botafogo.

 O 4º colocado do campeonato, o Bahia, terminou o 1º turno na 4ª posição, com 33 pontos e aproveitamento de 57,9%. No 2º turno o time baiano está na 9ª posição, com 21 pontos e aproveitamento de 50%. Mesmo com a queda no aproveitamento do 1º para o 2º turno, o tricolor se manteve na 4ª posição, já que o 5º, 6º e 7º colocados do 1º turno, respectivamente, Náutico, Sampaio Corrêa e Paysandu, não melhoraram no returno.

 O 2º turno, liderado pelo Botafogo, com 29 pontos, tem, curiosamente, o Luverdense como 2º colocado, com 27 pontos, e o Bragantino como 3º, com 26.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo