sexta-feira, 29 de abril de 2016

Classificado, mas levando sufoco

 O Botafogo, atuando com a equipe reserva, empatou com o Coruripe por 1x1 e avançou de fase na Copa do Brasil. O alvinegro agora enfrentará o Juazeirense/BA.

 Classificamos, mas fizemos uma partida muito ruim. Classificamos, mas pelo que foi o jogo, o adversário merecia melhor sorte. Classificamos, mas é preocupante ver alguns em campo hoje como opções no elenco para o Brasileiro. Classificamos, mas não foi possível respirar aliviado até que o juiz apitasse o final da partida.

 A partida em horário não adequado para o local definido ou em local não adequado para o horário definido, teve um público inferior a 300 pessoas.

 Terminamos o 1º tempo em desvantagem, em razão de um pênalti cometido por Jean aos 26 e convertido pelo time alagoano. Tem mais, não fomos para o intervalo em desvantagem maior graças a duas grandes defesas de Helton Leite, aos 7 e aos 45 minutos.

 No 1º tempo inteiro somente criamos uma oportunidade de gol e isso se deu já aos 46 minutos, em cruzamento de Nuñez para arremate perigoso de Lizio. O jogo foi mais uma oportunidade para os dois citados, mas ambos foram mal.

 Diante do que o time apresentou, ou melhor, não apresentou no 1º tempo, somente as três substituições possíveis seria pouco, mas o treinador apenas fez uma mudança no intervalo, tirando Luis Henrique e colocando Sassá.

 O panorama do jogo não se alterou, então mais uma alteração foi feita aos 15 minutos: entrou Bruno Silva e saiu Lizio. Poderíamos ter empatado aos 18, após escanteio da direita, com Sassá, posicionado no 2º pau, cabeceando para fora e perdendo a chance.

 Não demorou e conseguimos chegar ao gol de empate: aos 20 Sassá recebeu na área, ajeitou para Nunez, que chutou, a bola foi no braço do adversário e o juiz marcou o pênalti. Sassá foi para a cobrança, deslocou o goleiro e empatou.

 O adversário tentava chegar, mas não conseguia criar situações claras de gol. Aos 36 Dierson sentiu uma contusão e foi substituído por Lindoso. Bruno Silva, por reclamação aos 40, levou o 2º amarelo e foi expulso.

 A torcida era para que os últimos minutos passassem rápido, incluindo os quatro de acréscimo, mas levamos um grande susto aos 47, quando um adversário recebeu na área, chutou cruzado e a bola tirou tinta da nossa trave.

 Infelizmente algumas atuações ruins nesta quinta-feira não foram surpresa, pelo que já vimos em jogos anteriores, mas outras foram sim. Temos atletas sem condições técnicas de jogar pelo clube.

 Botafogo: Helton Leite, Diego, Joel Carli, Igor Rabello e Jean; Dierson (Lindoso), Fernandes, Nuñez e Lizio (Bruno Silva); Neilton e Luis Henrique (Sassá).

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Uma escala antes da final

 Antes do primeiro jogo da final do Estadual, domingo, contra o Vasco, o Botafogo terá uma "escala" nesta quinta-feira, quando jogará pela Copa do Brasil, contra o Coruripe, lembrando que na partida de ida o alvinegro venceu por 1x0.

 Como não conseguiu eliminar o jogo da volta, fica a questão sobre entrar ou não com a força máxima, já que no domingo tem decisão. Não se pode menosprezar o adversário de quinta-feira e avançar para a próxima fase da Copa do Brasil é muito importante, pois caso não ocorra, além dos prejuízos, será um vexame.

 O treinador ainda não confirmou o time e, em minha opinião, poderia ir com: Jefferson, Diego, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Lindoso (ou Bruno Silva), Fernandes, Leandro e Gegê; Neilton e Ribamar.

 Pela minha proposta de escalação, seriam poupados Luis Ricardo, Lindoso ou Bruno Silva e Salgueiro. O Carli, suspenso da primeira partida da decisão, poderá atuar normalmente pela Copa do Brasil. Há quem prefira escalar a zaga que atuará domingo (Renan e Emerson Silva), até para entrosar, porém como estão acontecendo algumas lesões, seria temerário ocorrer com um deles e termos um problema ainda maior na zaga para domingo.

 Vamos aguardar a posição do treinador e, mais ainda, aguardar que o alvinegro faça uma boa partida e consiga a classificação sem sustos.

 O horário (21h30) é ruim, mas para quem quiser prestigiar o Glorioso em Los Larios, as informações sobre ingressos e acesso de sócios estão no site do clube.

 Saudações alvinegras.

domingo, 24 de abril de 2016

Glorioso na final com raça!!!

 O Botafogo venceu o Fluminense por 1x0, com gol do carrasco Ribamar e se classificou para a final do Estadual, contra o Vasco. O resultado foi merecido, já que o Botafogo foi superior na maior parte do jogo, com Jefferson não tendo trabalho.

 No 1º tempo os nossos jogadores, sabendo que a vantagem do empate era do adversário, mostraram muito empenho e o time tomou conta das ações, tendo quatro boas oportunidades, inclusive uma bola na trave, mas não aproveitou nenhuma delas e a etapa terminou com o placar zerado. Ainda na 1ª etapa perdemos o zagueiro Emerson, que sentiu contusão aos 15 minutos e foi substituído por Renan Fonseca.

 O 2º tempo apresentou o Botafogo ainda superior, porém sem conseguir criar como na 1ª etapa. Aos 12 minutos Salgueiro estava passando pelo zagueiro, mas este, ao cair, segurou a bola. O juiz assinalou a falta e deu apenas cartão amarelo para o zagueiro, que deveria ser expulso, já que Salgueiro iria ficar de frente para o goleiro. Ao reclamar, com razão, do lance, Carli levou amarelo, o que lhe custou a expulsão mais a frente, ao levar o 2º amarelo, em falta cometida na lateral direita.

 O gol alvinegro, que já deveria ter saído no 1º tempo, aconteceu aos 18 minutos da etapa final, em escanteio cobrado por Gegê, com Ribamar cabeceando para as redes.

 Poderíamos ter liquidado a partida com Salgueiro aos 28, em grande contra-ataque puxado por Leandro, mas o uruguaio perdeu a oportunidade ao concluir em cima do goleiro. Logo após esta jogada, o treinador sacou Leandro e colocou Fernandes.

 Aos 38, após a expulsão de Carli, já citada mais acima, o treinador colocou Diego na vaga de Ribamar e deslocou Luis Ricardo para a zaga, pois Renan Fonseca, o único zagueiro no banco, já havia substituído Emerson, contundido.

 Com um jogador a mais, o adversário tentou pressionar, mas o Glorioso suportou bem, soube segurar a bola no ataque e, na raça, saiu vitorioso do confronto.

Lances do jogo

1º tempo

- 04 min: em contra-ataque, Luis Ricardo lançou na área para Salgueiro, que chutou a meia altura e o goleiro espalmou;
- 09 min: Bruno Silva puxou contra-ataque, esticou para Ribamar, que chutou de dentro da área, o goleiro se esticou, espalmou e, quando Salgueiro se preparava para pegar o rebote, o zagueiro salvou;
- 10 min: Luis Ricardo fez boa jogada, levou da direita para o meio, tocou na entrada da área para Gegê, que chutou colocado e a bola bateu na trave;
- 29 min: após escanteio cobrado por Salgueiro pela direita, Renan Fonseca dominou na marca do pênalti e chutou de virada, para fora;
- 32 min: em ataque rápido, Salgueiro recebeu, avançou, chutou da entrada da área, mas a bola foi por cima.

2º tempo

- 18 min: Gegê cobrou escanteio pela esquerda, Ribamar subiu bastante e cabeceou para as redes, marcando o gol da vitória do Glorioso;
- 25 min: um jogador adversário ganhou na velocidade de nossos marcadores e após bate-rebate na área, Diogo conseguiu afastar o perigo;
- 28 min: Leandro puxou contra-ataque em velocidade pela esquerda, abriu um bolão para Salgueiro na área, mas a conclusão do uruguaio foi em cima do goleiro, perdendo grande chance;

Cartões

 Amarelo para Salgueiro, Gegê e Bruno Silva.
 Joel Carli foi expulso, ao receber dois cartões amarelos.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson (Renan Fonseca) e Diogo; Lindoso, Bruno Silva, Gegê, Leandro (Fernandes) e Salgueiro; Ribamar (Diego).

 Saudações alvinegras.

domingo, 17 de abril de 2016

Vitória magra após fraca atuação

 O Botafogo venceu o Boavista por 1x0, terminou com a mesma pontuação do Fluminense, mas com saldo de gols inferior, o que possibilitará ao citado adversário ter a vantagem do empate contra o alvinegro nas semifinais.

 A atuação do Glorioso não foi boa e o 1º tempo foi sonolento. Inclusive, não fosse Jefferson, com três defesas importantes, teríamos saído atrás na 1ª etapa, na qual tivemos apenas uma boa chance, não aproveitada por Luis Henrique nos últimos minutos.

 O time voltou para o 2º tempo com Ribamar na vaga de Luis Henrique que, junto de Lindoso e Emerson, havia recebido amarelo na 1ª etapa.

 Ribamar entrou demonstrando a disposição de sempre, mas a equipe continuava sem criar situações de gol e foi o adversário quem chegou com perigo primeiro, mas Jefferson mais uma vez defendeu. Quando chegamos, aos 20 minutos, a arbitragem marcou um impedimento inexistente, mas Neilton havia concluído mal, para fora.

 Tentando mudar a postura do time, até então em ritmo lento e sem chegar com perigo, o treinador tirou Gegê e Salgueiro e colocou Nuñez e Leandro.

 Alguns minutos após as alterações, Leandro aproveitou um rebote, após conclusão de Ribamar e abriu o placar para o Botafogo. Ainda tivemos outra chance com Ribamar, que desperdiçou. O adversário também teve uma chance nos últimos minutos, mas nossa zaga salvou.

 Destaco nesta partida apenas o nosso goleiro. Não fosse Jefferson, o resultado da partida poderia ter sido outro.

 Atuação como a de hoje e a dificuldade que o clube vem encontrando para apresentar reforços preocupam, principalmente pela aproximação do Brasileiro.

Lances do jogo

1º tempo

- 25 min: Luis Henrique recebeu na área, foi ao fundo e tocou para o meio da área, onde Bruno Silva, livre, de frente para o gol, furou e perdeu a chance;
- 26 min: Jefferson salvou, após chute forte, à queima-roupa, da entrada da pequena área;
- 29 min: Jefferson novamente salvou após arremate a meia altura de dentro da área;
- 32 min: após chute forte de fora da área, Jefferson se esticou, espalmou e no rebote um adversário mandou para as redes, mas estava impedido;
- 43 min: Neilton recebeu na direita, avançou, cruzou rasteiro e Luis Henrique, no 2º pau, se atirou e escorou para fora.

2º tempo

- 15 min: após chute rasteiro, da meia lua, Jefferson defendeu;
- 20 min: Neilton recebeu na área, concluiu mal, para fora, mas a jogada já era anulada por impedimento, porém inexistente;
- 29 min: Ribamar recebeu, avançou e concluiu para defesa parcial do goleiro. Leandro apanhou o rebote, concluiu fraco, a bola passou pelo goleiro, pelo zagueiro e foi para as redes: 1x0 Fogão;
- 36 min: Ribamar recebeu de Neilton e, dentro da área, livre, concluiu em cima do goleiro, perdendo o 2º gol;
- 42 min: a bola foi lançada na nossa área, um adversário concluiu, mas a nossa zaga interceptou.

Cartões

 Amarelo para Lindoso, Emerson Silva e Luis Henrique.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Lindoso, Bruno Silva, Gegê (Nuñez) e Salgueiro (Leandro); Neilton e Luis Henrique (Ribamar).

 Saudações alvinegras.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Um mês para o Brasileiro: a preocupação existe

 Está faltando exatamente um mês para o início do Campeonato Brasileiro e, de minha parte, existe apreensão sobre em que condições entraremos na competição.

 A preocupação é mais pela parte técnica do que tática, já que considero que o trabalho do treinador tem sido bom até aqui, faltando-lhe qualidade nas opções que dispõe no elenco. Temos um time, mas nos falta um elenco.

 O treinador ajeitou nossa defesa, que tem se mostrado sólida com Carli (uma boa surpresa) e o jovem Emerson, que evoluiu ao lado do argentino. Precisamos de mais uma opção para a reserva na lateral esquerda.

 Airton e Bruno Silva têm dado conta na cabeça de área, posição que contamos também com Fernandes e Lindoso, este último, para mim, para compor elenco.

 Nosso problema é do meio para a frente. Salgueiro tem mostrado que pode nos ajudar, mas precisamos de mais opções no setor de criação, pois os que têm recebido chances já mostraram qualidade aquém do que queremos para o nosso time.

 No ataque temos as boas e promissoras opções de Luis Henrique e Ribamar, mas precisamos que cheguem atacantes experientes para a campanha no Brasileiro, tirando a pressão sobre os jovens.

 Temos consciência das dificuldades financeiras vividas pelo clube e, até por isso, não podem acontecer equívocos nas contratações. No elenco há jogadores sem condições de vestir a camisa do Botafogo, que oneram a folha salarial e impossibilitam a chegada de outros.

 O elenco não pode ser formado durante a competição, é preciso dar ritmo e conjunto ao time. Falta um mês para o início da competição e o tempo urge. Lembrando que os três pontos da primeira partida no campeonato têm a mesma importância dos três pontos da última rodada.

 Saudações alvinegras. 

domingo, 10 de abril de 2016

Classificação garantida em difícil vitória

 O Botafogo venceu o Bangu por 1x0, com gol de pênalti já nos acréscimos e garantiu a classificação para as semifinais do Estadual, assim como manteve chance de ainda terminar a Taça GB na 2ª colocação e ter vantagem na semifinal.

 A dificuldade do jogo ocorreu mais pela falta de objetividade do alvinegro, em atuação que deixou a desejar. Sabendo que a vitória garantiria a classificação, o Glorioso deveria ter entrado com outra postura e demonstrar maior ambição. Mesmo assim dominou a 1ª etapa, mas pouco ameaçou.

 Aos 22 minutos Fernandes sentiu uma contusão e foi substituído. O treinador poderia ter empurrado o time para a frente, mas preferiu substituí-lo pelo volante Dierson.

 Com as ausências de Airton e Bruno Silva, o treinador optou em manter o sistema com apenas um atacante e escalou Octávio, porém o meia nada produziu e não retornou para a 2ª etapa, sendo substituído por Luis Henrique.

 A equipe voltou para o 2º tempo demonstrando um pouco mais de vontade e logo no início teve uma chance, mas a bola acertou a trave. Com Ribamar não estando mais isolado, diminuíram as bolas esticadas. Por outro lado, com somente a vitória interessando, o adversário saiu um pouco mais para o jogo e alguns espaços surgiam em campo, mas não aproveitávamos.

 O treinador fez outra alteração, sacando Gegê e colocando Neilton, tentando conseguir a vitória, embora deixasse o time mais exposto. O adversário tentava chegar com perigo, mas não conseguia criar situações de gol.

 Neilton deu duas boas assistências para Luis Henrique: na primeira o nosso atacante concluiu, mas o goleiro defendeu; na segunda o atacante invadiu a área e foi derrubado, aos 45. O juiz marcou o pênalti e Lindoso cobrou para as redes e decretou nossa vitória.

 A equipe não fez uma boa apresentação e destacaria apenas Diogo e Salgueiro. O uruguaio é quem demonstra lucidez no nosso meio de campo.

Lances do jogo

1º tempo
- 02 min: Salgueiro cobrou escanteio da direita e Emerson Silva cabeceou para fora, com perigo;
- 16 min: Fernandes enfiou boa bola na esquerda para Ribamar, que foi ao fundo, cruzou rasteiro e a bola atravessou a extensão da área, sem que ninguém tocasse nela;
- 19 min: bola na área do adversário, Luis Ricardo deu uma puxada da direita para o miolo da área, Emerson Silva, livre, cabeceou por cima, perdendo grande chance;
- 24 min: um jogador adversário recebeu na área, chutou de virada para fora, mas com perigo;
- 41 min: Diogo recebeu na esquerda, cortou o marcador, tocou na área, Gegê escorou rasteiro e a bola saiu com perigo;
- 45 min: Luis Ricardo tocou na direita para Salgueiro, que driblou um marcador, chutou forte, a bola resvalou na zaga, raspou a trave e saiu para escanteio.

2º tempo
- 08 min: Salgueiro puxou contra-ataque, tocou na direita para Luis Henrique, que driblou um marcador, chutou fraco, o goleiro deixou passar, a bola bateu na trave, sobrou para Salgueiro chutar e a bola bater na zaga e sair para escanteio;
- 28 min: após falta cobrada pelo adversário da meia esquerda, a bola foi na nossa área e saiu com muito perigo;
- 35 min: Neilton tocou para Luis Henrique, que avançou, concluiu e o goleiro salvou;
- 45 min: Luis Henrique recebeu de Neilton, invadiu a área, foi derrubado e o juiz marcou o pênalti;
- 47 min: Lindoso cobrou bem a penalidade e abriu o placar: 1x0 Fogão!

Cartões

 Amarelo para Carli, Lindoso e Luis Henrique. Foi o 3º do zagueiro, que não enfrentará o Boavista.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Lindoso, Fernandes (Dierson), Octávio (Luis Henrique), Gegê (Neilton) e Salgueiro; Ribamar.

 Saudações alvinegras.

*Atualização em 11/04/2016, inserindo a informação de cartão amarelo para Luis Henrique.

sábado, 9 de abril de 2016

Pitaco sobre Aquino

 Em relação à informação do provável acerto do Botafogo com Anderson Aquino, atualmente no Linense, adianto que tal contratação não me anima. Não é um nome que a gente pode dizer que chega para resolver o ataque. O atleta teve bons momentos na carreira, já passou, por exemplo, por Coritiba e Santa Cruz e este ano tem quatro gols pelo clube do interior paulista.

 Agora, se vier mesmo para o alvinegro, torcerei para que dê certo e somente criticarei no momento que entrar em campo e não corresponder, assim como elogiarei se nos ajudar dentro das quatro linhas. Criticar sem vê-lo jogar, não farei.

 Quando das contratações de Carli, Nuñez e Lizio, li, por exemplo, críticas antecipadas ao zagueiro, mas em campo ele surpreendeu positivamente e vem se destacando. Por isso prefiro, primeiramente, observar os jogadores em campo para depois opinar. Em relação a Nuñez e Lizio, após vê-los em campo, tenha criticado ambos, já que suas atuações têm sido fracas.

 Lembro que em 1988, na faixa dos meus 20 anos, criticava, naquele ano, o volante Carlos Alberto Santos que, para quem conheceu, acabou sendo um dos destaques e peça importante do time campeão de 1989, quebrando o longo jejum, após 21 anos.

 Repito, a contratação do Aquino não me anima e espero que a ideia seja trazê-lo como opção ao elenco e não solução. Em dificuldades financeiras, nem sempre as contratações são as desejáveis, mas sim as possíveis e aí a crítica pode se encaixar, a de se gastar escassos “cartuchos” com apostas.

 Outro dia escrevi no twitter que é notória nossa necessidade por reforços e se a diretoria estava aguardando se aproximar o Brasileiro, precisa agir, já que falta apenas um pouco mais de um mês para a competição. As contratações não podem se arrastar como intermináveis novelas, nem sempre bem sucedidas.

 Saudações alvinegras.  

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Qual a melhor formação para domingo?

 Para o jogo de domingo em São Januário, às 18h30, contra o Bangu, o Botafogo não poderá contar com Airton, contundido e Bruno Silva, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Emerson, recuperando-se de lesão, intensificou os treinamentos nesta quinta-feira, mas acho que deveria retornar somente quando estiver 100%, evitando risco de piorar a lesão.

 Em relação à ausência dos dois volantes, acham que o treinador deveria escalar, por exemplo, Dierson ao lado de Lindoso e Fernandes, mantendo o sistema de jogo com três volantes?

 Considero que para esta partida, além de Lindoso e Fernandes, ele poderia completar o meio de campo com Salgueiro e Gegê.

 Sei que Gegê é contestado, que em várias oportunidades recebidas deixou a desejar, mas depois do que Nuñez e Lizio vêm apresentando, ele acaba sendo opção, como ficou nítido no jogo contra o Volta Redonda, após substituir Nuñez.

 Na frente poderiam entrar Luis Henrique e Ribamar, se revezando na troca de posições. Neilton, pelas últimas atuações, ficaria mesmo como opção no banco.

 Opinei, no início do texto, que prefiro que Emerson retorne apenas quando estiver 100%. Então, quem deveria jogar em seu lugar? Para mim, Emerson Silva, já que com o retorno de Carli, se Renan for o escolhido, terá que atuar pelo lado esquerdo e por ali ele tem nos dado sustos. Além disso, no clássico e no jogo pela Copa do Brasil, ocorreram dois lances bem parecidos, com cruzamentos pela direita, Renan sem subir e os atacantes cabeceando atrás dele. No clássico sofremos o gol e em Alagoas quase.

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Copa do Brasil: estreia com vitória

 Depois de algum tempo, o Botafogo estreou na Copa do Brasil com vitória. O alvinegro foi até Alagoas com um time misto e derrotou o Coruripe por 1x0, gol de Luis Henrique. Se não eliminou o jogo de volta, pelo menos o time vai para o confronto com a vantagem.

 O jogo não foi bom, em que pese o ritmo imposto nos primeiros minutos, mas isso não foi mantido. Para piorar, a partir da metade da 1ª etapa caiu uma chuva torrencial no estádio, piorando o que já não era bom.

 Chances no 1º tempo somente por meio de chutes de Nuñez e Neilton, mas ambos foram defendidos pelo goleiro, que mandou para escanteio.

 Eles tiveram uma grande chance, mas Helton Leite salvou para escanteio. Ainda houve um pênalti em Jean, não marcado pelo árbitro. 

 O Glorioso voltou para a etapa final tentando imprimir um ritmo maior, mas ainda não estava bem. Tivemos duas oportunidades antes dos 10 minutos, depois de chutes de Nuñez, sendo que um o goleiro defendeu e no outro a bola saiu para escanteio, depois de bater na zaga.

 Eles tiveram duas boas oportunidades: uma jogada aérea em que nossa zaga não subiu e deixou o adversário cabecear, por sorte para fora; um contra-ataque em que o arremate passou bem perto da nossa meta.

 Quando parecia que o jogo terminaria empatado, executamos, finalmente, uma boa jogada: Fernandes para Diego e deste para Luis Henrique marcar o gol da vitória.

 Alguns jogadores, como Neilton, tiveram oportunidade como titulares, mas deixaram a desejar, em minha opinião.


Lances do jogo


1º tempo
- 01 min: Nuñez roubou uma bola, tocou para Luis Henrique, mas a bola foi cortada para escanteio;
- 03 min: Nuñez puxou contra-ataque, tabelou com Neilton, chutou e o goleiro mandou para escanteio. Após a cobrança a bola sobrou para Neilton chutar e o goleiro novamente mandar para escanteio;
- 10 min: jogador adversário avançou pela esquerda, driblou Luis Ricardo, chutou e Helton Leite, com grande defesa, mandou para escanteio;
- 18 min: Jean foi derrubado na área, em pênalti não marcado pelo juiz;
- 25 min: Luis Ricardo foi ao fundo, cruzou rasteiro, Luis Henrique tentou de carrinho, mas não alcançou a bola;


2º tempo
- 08 min: Nuñez cobrou falta da direita, o goleiro se esticou e mandou para escanteio;
- 09 min: Nuñez chutou, a bola bateu no zagueiro e saiu para escanteio, com perigo;
- 10 min: bola cruzada da direita, Renan Fonseca não subiu e um jogador adversário cabeceou com perigo, porém para fora. O lance foi bem parecido com o 2º gol que sofremos no clássico de sábado passado;
- 30 min: contra-ataque do Coruripe pela direita e um chute cruzado passou perto da meta de Helton Leite;
- 39 min: Fernandes tocou boa bola para Diego avançar pela direita, cruzar rasteiro e Luis Henrique, na pequena área, só escorar para as redes: 1x0 Fogão!

Cartões

 Amarelo para Fernandes.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Helton Leite, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Jean (Diego); Fernandes, Bruno Silva, Lizio (Leandro) e Nuñez; Neilton (Ribamar) e Luis Henrique.

 Saudações alvinegras.

domingo, 3 de abril de 2016

Resultado razoável em atuação abaixo do esperado

 O Botafogo empatou o clássico com o Flamengo por 2x2 neste sábado e se mantém na zona de classificação para as semifinais, restando duas rodadas. A equipe alvinegra esteve na frente do marcador por duas vezes e alguns vacilos impossibilitaram a vitória, como no segundo gol dos caras, em que o atacante subiu para cabecear e nossa zaga assistiu. Jefferson mais uma vez fez grandes defesas e evitou resultado pior.

 Airton sentiu uma contusão nos minutos iniciais, foi substituído e isso nos prejudicou, assim como também pesou as fracas atuações de Gegê e Lindoso. Fernandes, que eu sempre elogio, pode render mais do que rendeu neste jogo.

 Outro detalhe a se destacar é que Renan Fonseca sempre que atua pelo lado esquerdo apresenta dificuldades, mas o treinador pela segunda vez seguida o escalou para substituir o jovem Emerson, que se recupera de contusão. Hoje, por exemplo, o zagueiro atrasou mal uma bola para Jefferson, um adversário recuperou e se não fosse a categoria do nosso goleiro teríamos sofrido o gol. No 2º gol deles, após bola cruzada na nossa área, Renan não subiu, mas o atacante, logo atrás dele, sim.

 Vamos à arbitragem da partida: ocorreram alguns lances daqueles que dizemos que o juiz utilizou medidas diferentes para o mesmo peso (“um peso e duas medidas”): no início do 2º tempo deu amarelo para Carli por empurrão no atacante e logo depois foi um atacante quem empurrou e o amarelo não foi dado; também no 2º tempo, Gegê avançou e foi derrubado por trás, próximo da meia lua, mas o juiz não marcou a falta. Na sequência da jogada Fernandes derrubou um adversário de forma parecida e aí a falta foi marcada e nosso jogador recebeu amarelo; não podemos nos esquecer do braço levantado do adversário tocando na bola na área deles no 1º tempo e o juiz marcando como se o toque fosse de um atleta nosso. Ah, mas ele marcou pênalti para o alvinegro. Sim, mas a falta foi clara.

 No 1º tempo a equipe alvinegra estava bem postada em campo, embora cometesse alguns erros. Chegamos ao gol aos 13 minutos em jogada dos gringos Salgueiro e Carli: o 1º cruzou na área e o 2º escorou para as redes.

 O adversário cresceu na segunda metade desta etapa, poderia ter empatado em falha grotesca de Renan aos 24, mas o empate saiu aos 30, em chute indefensável.

 No 2º tempo, logo aos 9 minutos, desempatamos com Lindoso, em rebote de pênalti perdido pelo próprio. Após o gol, o time se retraiu, o adversário atacava e não conseguíamos encaixar os contra-ataques. O time, recuado, levou um susto aos 23, com Diogo salvando em cima da linha.

 O treinador tentou mudar o panorama aos 33, colocando Neilton na vaga de Salgueiro, já cansado, mas dois minutos depois eles empataram em jogada aérea. Não entendi a substituição já nos acréscimos, de Luis Henrique na vaga de Ribamar. O treinador queria gastar tempo para garantir o empate, já que era difícil esperar que Luis Henrique fizesse algo em apenas dois minutos?

Lances do jogo

1º tempo
- 04 min: em bola cruzada com perigo na nossa área, a zaga cortou para escanteio. Após a cobrança a bola foi cabeceada com perigo, Jefferson fez grande defesa e Carli tirou da área;
- 08 min: Ribamar recebeu, avançou, chutou prensado, Fernandes tentou pegar o rebote e a bola sobrou para Salgueiro chutar para fora, mas com perigo;
- 13 min: Salgueiro pegou rebote pelo lado direito de ataque, cruzou no 2º pau e Carli somente escorou para as redes: 1x0 Botafogo;
- 16 min: Jefferson fez grande defesa após cobrança de falta da entrada da área, que para mim não existiu;
- 24 min: Renan Fonseca atrasou mal a bola, um adversário ficou com ela, avançou, concluiu e Jefferson salvou;
- 30 min: bola cruzada da direita, Lindoso cortou de cabeça, um jogador adversário dominou livre na entrada da área, chutou no ângulo e empatou: 1x1.

2º tempo
- 08 min: Ribamar recebeu na área, foi derrubado quando driblava um marcador e o juiz assinalou o pênalti;
- 09 min: Lindoso cobrou mal a penalidade, o goleiro defendeu, Luis Ricardo pegou o rebote, rolou para trás e Lindoso escorou para as redes: 2x1 Botafogo;
- 23 min: um jogador adversário recebeu livre, avançou, concluiu na saída de Jefferson e, quando a bola estava quase entrando, Diogo salvou em cima da linha;
- 35 min: após cruzamento da direita, um atacante cabeceou no meio de nossa zaga e empatou novamente: 2x2.

Cartões

 Renan Fonseca, Bruno Silva, Joel Carli, Gegê e Fernandes. Foi o 3º amarelo de Bruno, que está fora da próxima partida, contra o Bangu.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Renan Fonseca e Diogo; Airton (Fernandes), Bruno Silva, Lindoso, Gegê e Salgueiro (Neilton); Ribamar (Luis Henrique).

 Saudações alvinegras.