quinta-feira, 30 de junho de 2016

Perdemos para a nossa defesa

 Quando teremos o retorno da nossa dupla de zaga titular? Quando o departamento médico conseguirá dar condições de jogo a Joel Carli e Emerson Santos, além de Airton, que não consegue se livrar definitivamente da lesão? Falando em lesão, hoje foi Ribamar que saiu no fim do 1º tempo por problemas musculares.

 O setor defensivo do Botafogo foi um desastre na derrota para o Atlético/MG, por 5x3, no Mineirão. Já na vitória contra o Inter sofremos dois gols, que colocaram em risco o resultado positivo. Somente nas duas últimas partidas sofremos sete gols.

 Em minha opinião, o resultado final não traduziu o que foi o jogo. Pode parecer absurdo, mas não vi o adversário tão superior ao Glorioso, mas dentro de sua estratégia, de sair em contragolpes rápidos, foi certeiro, facilitado pela fragilidade de nosso setor defensivo e pela grande atuação de um jogador deles.

 Se algum torcedor foi tomar água ou pegar os óculos quando o jogo iria se iniciar, ao retornar não deve ter entendido o placar, que já marcava 1x0 para o adversário. Com apenas 12 segundos sofremos o gol, sendo um balde de água gelada em qualquer estratégia de jogo que por ventura tenha sido preparada.

 O jogo ficou cadenciado, o Botafogo tocava a bola, sem chegar com perigo e, ao mesmo tempo, sem ser incomodado. Somente aos 26 minutos eles assustaram novamente, em cobrança de falta bem defendida por Sidão.

 Depois dos 30 aumentamos o ritmo, chegamos com perigo em bola de cabeça de Bruno Silva, porém eles ampliaram aos 46, em contra-ataque iniciado após Camilo sofrer falta no ataque, não marcada pela arbitragem.

 Assim como no 1º tempo, mal a 2ª etapa se iniciou e eles fizeram 3x0 aos 2 minutos. O alvinegro não desistiu, deu trabalho ao goleiro deles com Camilo (de falta) e duas vezes com Sassá. Diminuímos aos 27, com Sassá cobrando pênalti, mas logo depois levamos uma bola na trave e sofremos o quarto gol.

 O time buscava diminuir o placar e nos minutos finais conseguiu com Nuñez, porém sofreu o quinto, mas marcou o terceiro em seguida.

 Pimpão entrou no decorrer da 2ª etapa e sua estreia não foi a esperada. Que possa nos ajudar no domingo, contra o Santa Cruz.

Lances do jogo

1º tempo

- 12 segundos: o time adversário deu a saída no meio de campo, um zagueiro lançou do campo de defesa para o ataque, onde estava o outro zagueiro, que ajeitou de cabeça para a área, um atacante ajeitou e o outro chutou no canto e abriu o placar;
- 26 min: em cobrança de falta para o time adversário na entrada da nossa área, a bola foi chutada forte, rasteira, no canto e Sidão se esticou e espalmou para escanteio, em grande defesa;
- 34 min: Diogo cruzou da esquerda, Bruno Silva cabeceou do meio da área e a bola passou muito perto da meta adversária;
- 35 min: Ribamar foi lançado, iria avançar livre, mas foi marcado impedimento inexistente do atacante;
- 46 min: após falta não marcada em Camilo, houve contra-ataque rápido, um jogador recebeu na esquerda, foi ao fundo, mandou rasteiro na área, onde um atacante dominou, chutou no canto e ampliou o placar.

2º tempo

- 2 min: o time mineiro avançou pela direita, o jogador, marcado por Emerson Silva, foi ao fundo, jogou para a área, onde o atacante ganhou de Renan Fonseca, completou de primeira e ampliou para 3x0;
- 5 min: Camilo cobrou falta da esquerda, o goleiro se esticou e espalmou;
- 15 min: Sassá chutou forte, de longe, e o goleiro mandou para escanteio;
- 16 min: um jogador mineiro chutou de longe e Sidão espalmou para escanteio;
- 23 min: Camilo cruzou rasteiro da direita, Pimpão tentou completar, foi interceptado, a bola sobrou para Sassá, de frente para o gol, que chutou, o goleiro salvou e a bola foi cortada para escanteio;
- 25 min: a bola foi cruzada na área adversária, o marcador esticou o braço e tocou na bola, com o pênalti sendo marcado pelo juiz;
- 27 min: Sassá cobrou o pênalti com força e diminuiu: 1x3;
- 30 min: após contra-ataque rápido deles, Sidão defendeu um chute forte, a bola bateu na trave e a zaga cortou para escanteio;
- 32 min: novo contra-ataque, um atacante recebeu de frente para a área, chutou por cobertura e fez o quarto gol;
- 43 min: Luis Ricardo rolou para Nuñez, que chutou da entrada da área, a bola resvalou no zagueiro e entrou: 2x4;
- 44 min: o time adversário respondeu rápido, um atacante dominou na entrada da área, chutou e marcou o quinto;
- 46 min: Bruno Silva pegou um rebote e chutou forte, de fora da área, a bola resvalou na zaga e entrou: 3x5.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Lindoso, Bruno Silva, Fernandes (Nuñez) e Camilo; Neilton (Pimpão) e Ribamar (Sassá).

 Saudações alvinegras.

domingo, 26 de junho de 2016

Uma vitória e tanto!

 O Glorioso, após alguns maus resultados, foi até Porto Alegre e derrotou o Internacional por 3x2. A vitória foi conseguida com méritos, mas não sem sofrimento.

 A partida começou equilibrada, com o time alvinegro mais fechado, tentando sair na boa ou encaixar contra-ataques. Logo aos 4 minutos ficamos com o zagueiro Renan Fonseca pendurado, já que foi obrigado a cometer uma falta e recebeu amarelo, após saída de bola errada do companheiro Emerson Silva.

 Não demorou e aos 8 minutos saímos na frente do placar, com Fernandes, após grande jogada de Luis Ricardo. Aos 14, após confusão na nossa área, Airton salvou em cima da linha e logo em seguida, em rápido contra-ataque, marcamos o 2º gol, com Neilton.

 Tivemos oportunidades de ampliar ainda na 1ª etapa, mas desperdiçamos. O alvinegro, em vantagem, recuou um pouco e o time adversário, por volta dos 30 minutos, passou a pressionar um pouco. Aos 42 minutos um jogador deles foi expulso, ao cometer falta dura em Neilton.

 O time voltou do intervalo com Lindoso no lugar de Airton. Mesmo com dois gols de vantagem e um jogador a mais, as coisas para o Botafogo parecem não acontecer sem sofrimento.

 Após perdermos uma grande chance com Neilton aos 18, após contra-ataque, sofremos um gol aos 24. Mal deu tempo da torcida adversária comemorar e chegamos ao 3º, aos 26, com o estreante Camilo.

 Enquanto os torcedores alvinegros, que assistiam a transmissão, se tranquilizavam com o 3º gol e assistiam uma repetição da jogada, de repente ouviram a torcida adversária gritar, seguida pelo narrador, com a informação do 2º gol deles. Nada pode ser fácil.

 Durante o 2º tempo o treinador tirou Camilo e Fernandes e fez entrar, respectivamente, Nuñez e Gegê.

 Poderíamos ter matado a partida e nos tranquilizado, mas desperdiçamos contra-ataques perigosos, como aos 33, quando Fernandes perdeu de frente para o goleiro.

 Antes do apito final e do alívio pela vitória, ainda levamos um grande susto, com bola de cabeça que se dirigia ao ângulo de nossa meta, mas Sidão voou e fez uma defesa espetacular e nos salvou de sofrer um injusto gol de empate.

 Vale destacar a boa postura da equipe na partida de hoje, assim como a atuação de Sidão e do estreante Camilo.

 Neilton aparenta estar crescendo de produção aos poucos. Fernandes teve boa participação ofensiva. Diogo, que andei criticando após os últimos jogos, hoje esteve atento à marcação, em que pese o 1º gol deles ter saído pelo seu lado.

Lances do jogo

1º tempo

- 8 min: Luis Ricardo fez grande jogada pela direita, foi ao fundo, tocou para trás, Fernandes dominou junto da marca do pênalti, girou o corpo, chutou a meia altura e abriu o placar para o Fogão;
- 13 min: jogada em velocidade do adversário pela esquerda, o atacante ganhou de Renan Fonseca, concluiu e Sidão salvou para escanteio;
- 14 min: bate-rebate na nossa área, a bola ia entrando e Airton salvou em cima da linha. Na sequência da jogada, Airton fez um grande lançamento para Camilo, que avançou pela meia esquerda, se aproximou da área, rolou na direita para Neilton, que ajeitou e chutou colocado, no canto, ampliando: 2x0 Botafogo;
- 18 min: contra-ataque rápido do alvinegro, Fernandes tocou para Ribamar, que avançou, mas o goleiro abafou a jogada;
- 24 min: após boa troca de passes, Camilo chutou cruzado e a bola passou perto;
- 25 min: ataque rápido pela esquerda com Ribamar, que avançou e chutou sem ângulo, para fora;
- 31 min: após chute forte da direita, Sidão salvou com os pés;
- 34 min: Luis Ricardo falhou na defesa, a bola foi na pequena área e Emerson Silva salvou;
- 37 min: saída errada do adversário, Fernandes dominou, avançou pela esquerda, cortou para o meio, chutou e o goleiro mandou para escanteio;
- 47 min: falha de Renan Fonseca, um atacante entrou na área, mas a jogada foi interceptada.

2º tempo

- 8 min: Diogo interceptou uma bola que havia sobrado na área para um atacante;
- 18 min: contra-ataque rápido, Neilton tocou para Ribamar, que avançou, entrou na área, foi derrubado, a bola sobrou para Neilton, livre, que chutou por cima e perdeu grande chance;
- 24 min: o atacante recebeu junto a quina da grande área, pela direita, chutou cruzado e diminuiu o placar: 2x1;
- 26 min: Camilo tabelou com Fernandes, chutou colocado, da entrada da área, pela meia esquerda e ampliou: 3x1 Botafogo;
- 28 min: escanteio cobrado da esquerda, o zagueiro subiu de cabeça e diminuiu: 3x2;
- 33 min: após rápido contra-ataque, Fernandes recebeu de frente para o goleiro, mas perdeu a chance;
- 42 min: após cruzamento na nossa área, um atacante cabeceou, a bola ia entrando, mas Sidão saltou e fez excelente defesa, mandando para escanteio e evitando o gol de empate;
- 47 min: troca de passes na área adversária, Nuñez chutou e o goleiro defendeu.

Cartões

 Amarelo para Renan Fonseca, Sidão e Nuñez.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Airton (Lindoso), Bruno Silva, Fernandes (Gegê) e Camilo (Nuñez); Neilton e Ribamar.

 Saudações alvinegras.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Botafogo é maior que qualquer vaidade, que qualquer diferença

 Infelizmente nem todos pensam assim, mas os torcedores se importam com o clube, somente com ele, independente de quem o esteja dirigindo, de quem esteja nele jogando.

 Senhor presidente, diante das dificuldades financeiras e técnicas, porque não buscar ajuda de alvinegros que tenham condições para isso, mesmo que os mesmos façam parte de outras correntes políticas?

 A vaidade, a política, não podem sobrepor os interesses do clube. Não estamos em condições de abrir mão de qualquer ajuda. Presidente, para qualquer sugestão, qualquer ajuda, a decisão final será sua, não perderá a prerrogativa que o cargo para o qual foi eleito te dá.

 Já pedi essa união de esforços em prol do Botafogo desde o início do ano, em publicação feita em janeiro.

 Manter os responsáveis por setores que não têm funcionado e afundar junto deles é uma opção e um problema do dirigente, mas se com isso o clube pode afundar junto, passa a ser um problema nosso.

 Saudações alvinegras. 

Esse time não pode representar o nosso clube!

 O Botafogo recebeu o Figueirense em Juiz de Fora e empatou por 0x0. Mais um péssimo resultado, que nos fez permanecer na zona de rebaixamento, com 9 pontos ganhos em 30 disputados.

 A incapacidade ofensiva se fez presente novamente, com chances de gol desperdiçadas, sobretudo no 2º tempo. O alvinegro, em 10 partidas, marcou apenas 8 gols, sendo 3 na vitória sobre o América/MG, 2 na vitória sobre o Atlético/PR e apenas 3 gols nas outras 8 partidas.

 Já ressaltamos por diversas vezes a necessidade de atacantes de qualidade, mas o clube trouxe o Canalles diretamente para o departamento médico e o setor de “inteligência” também contratou Anderson Aquino. Para quem assistiu a partida desta quarta-feira, pode verificar que Aquino está longe de ser o atacante que necessitamos, mas o setor de “inteligência” pensa diferente.

 Jogamos desfalcados, mas o adversário também jogou. Se o presidente e seus diretores estão satisfeitos e consideram que este time pode representar o Botafogo dentro das quatro linhas, eu não estou. Se acham que Camilo e Pimpão resolverão todos os nossos problemas técnicos, eu infelizmente não consigo pensar assim. Precisamos de mais qualidade no elenco. O Botafogo não pode ser isso que estão nos obrigando a ver em campo.

Lances do jogo

1º tempo

- 17 min: em jogada pela esquerda, a bola foi na entrada da nossa área, Emerson Silva foi batido, mas a conclusão foi para fora;
- 31 min: bola lançada da esquerda para a direita, Luis Ricardo mandou rasteiro para a área e Bruno Silva perdeu a chance, escorando muito mal, por cima;
- 33 min: Sidão saiu jogando errado, para a frente da área, o time adversário recuperou a bola, houve a conclusão a gol, mas nosso goleiro defendeu bem;
- 35 min: em contra-ataque rápido, um atacante adversário recebeu livre, de frente para Sidão, mas concluiu para fora;
- 42 min: Neilton avançou pela direita, cruzou fechado, a meia altura, e a bola passou bem perto da trave.

2º tempo

- 1 min: falta cobrada da direita, Emerson Silva se antecipou ao goleiro, cabeceou, mas a bola foi para fora;
- 8 min: chute forte, a meia altura, de frente para a nossa área, que saiu com perigo;
- 11 min: Luis Ricardo recebeu na direita, mandou rasteiro na área, Fernandes escorou da marca do pênalti, mas pegou mal na bola e mandou para fora;
- 18 min: após escanteio da direita, Emerson Silva subiu, cabeceou e o zagueiro cortou em cima da linha;
- 20 min: Neilton fez boa jogada, se dirigia para a área, mas Octávio tomou a frente, ficou com a bola, chutou e o goleiro defendeu;
- 27 min: falta cobrada pela direita, Renan Fonseca ganhou pelo alto, mas cabeceou para fora;
- 30 min: jogada pela direita, Luis Henrique recebeu na área, tocou de primeira para Fernandes, que finalizou, o goleiro defendeu parcialmente e a arbitragem marcou impedimento inexistente;
- 34 min: Diogo foi ao fundo, mandou rasteiro para a área, Luis Henrique dominou e chutou muito alto;
- 38 min: Neilton pegou uma sobra na meia lua, chutou e a bola passou bem perto da meta adversária;
- 46 min: falta para o adversário, cobrada com força, Sidão defendeu parcialmente, um jogador catarinense pegou o rebote e chutou por cima, perdendo uma chance incrível.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Airton (Octávio), Bruno Silva, Fernandes e Nuñez (Ribamar); Neilton e Anderson Aquino (Luis Henrique).

 Saudações alvinegras.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Da indignação à frustração

 Algumas vezes nos deparamos com situações que nos deixam com um misto de sentimentos. Agora, especificamente, me refiro ao pré e pós-jogo entre Botafogo e Corinthians. Em alguns programas que antecederam a rodada, comentaristas citavam que o time paulista, em que pese os desfalques, não deveria ter maiores dificuldades para superar o alvinegro.

 Tais colocações me causaram indignação, pois não é fácil ouvir que o clube pelo qual nutrimos paixão será presa fácil para outra equipe, mesma esta estando desfalcada.

 Outro sentimento que vem à tona é a revolta, por saber que péssimas administrações deixaram o clube nesse caos financeiro, fragilizado e exposto ao menosprezo de alguns.

 A revolta também se faz presente ao ver, mesmo com os problemas financeiros, que o departamento de futebol vem deixando a desejar, já que é nítida a falta de qualidade técnica em alguns do elenco.

 Sem recursos financeiros não se pode contratar jogadores caros, isso é óbvio, mas há equipes, que também não "nadam" em dinheiro, que conseguiram montar equipes minimamente competitivas. Tivemos jogador que foi contratado e já foi emprestado, jogador contratado que após uma partida foi para o departamento médico e outro que chegou direto para o referido departamento.

 Nesse misto de sentimentos, houve também ansiedade e esperança de que o time pudesse surpreender na partida, conseguir um bom resultado e, desta forma, fazer com que aqueles que menosprezavam e davam o alvinegro como presa fácil "engolissem" o que disseram.

 Então veio o jogo e com ele a decepção, a frustração, já que mesmo bem postado em campo, sem deixar o adversário ser tão superior, nos faltou qualidade na hora de aproveitar as chances que apareceram, enquanto o adversário não desperdiçou três oportunidades que tiveram. Não nos esqueçamos também dos vacilos defensivos. A frustração maior é que no fim fomos nós que tivemos que nos resignar às previsões feitas no pré-jogo. Termino perguntando, até quando?

 Saudações alvinegras

domingo, 19 de junho de 2016

Desperdiçando chances, a tarefa fica difícil

 O Botafogo foi derrotado por 3x1 para o Corinthians, em São Paulo, e retornou para a zona da degola, na 18ª colocação. O placar foi exagerado, não traduziu o que foi a partida, mas não podemos reclamar da sorte, mas sim da falta de qualidade de nossa equipe, que não traduziu em gols as chances criadas, mostrando mais uma vez a deficiência ofensiva, tão reclamada pelos alvinegros.

 O 1º tempo se mostrou equilibrado e embora o adversário estivesse um pouco mais presente no nosso campo de defesa, não nos incomodava muito. Eles saíram na frente após chute da meia lua, mas empatamos quatro minutos depois, em chute forte de Leandro, no ângulo.

 Após o gol de empate, passamos a chegar mais e poderíamos ter virado, mas Sassá desperdiçou um ótimo contra-ataque, Neilton perdeu uma chance clara e Nuñez acertou a trave em outra oportunidade.

 Voltamos do intervalo com Ribamar no lugar de Sassá e a postura inicial no 2º tempo parecia boa, mas em vacilo defensivo eles desempataram. O gol deu uma abalada na equipe alvinegra e o treinador trocou Nuñez por Victor Luis, que foi para a lateral esquerda, passando Diogo para o meio.

 Mesmo com a alteração, não chegávamos com perigo, o que somente aconteceu aos 27, após boa jogada de Luis Ricardo, que Neilton concluiu mal. Salgueiro, que havia substituído Leandro, perdeu uma bola na entrada da nossa área e obrigou Sidão a fazer duas grandes defesas aos 36 minutos, mas aos 43 não houve jeito e eles ampliaram.

 O que falta ao elenco é qualidade técnica para traduzir em bons resultados a organização que o treinador tem procura dar à equipe e hoje isso ficou evidenciado.

Lances do jogo

1º tempo

- 18 min: Neilton cruzou da esquerda e Sassá furou quando tentava completar de virada;
- 23 min: jogada do time adversário pela direita, a bola foi rolada para trás, para a meia lua, onde foi ajeitada e chutada no canto alto de Sidão: 0x1;
- 27 min: Bruno Silva enfiou boa bola para Leandro, que dominou na área e chutou cruzado, no ângulo do goleiro adversário: 1x1;
- 35 min: Sassá puxou ótimo contra-ataque, avançou, mas errou o passe para Neilton, desperdiçando a chance;
- 40 min: duas chances para o alvinegro: Luis Ricardo recebeu na direita, cruzou e Neilton, livre, foi escorar, mas a bola bateu em sua perna e foi para trás; Sassá tocou para Nuñez, que invadiu a área, chutou cruzado, a bola passou pelo goleiro e bateu na trave.

2º tempo

- 7 min: um adversário recebeu na direita, passou com facilidade por Fernandes e Emerson Silva, chutou colocado e desempatou: 1x2;
- 9 min: quase eles ampliaram em jogada pela direita, após falha de Emerson Silva;
- 18 min: bola lançada na nossa área, o adversário cabeceou de costas, para fora, mas com perigo;
- 27 min: Luis Ricardo recebeu na direita, cruzou na área e Neilton escorou para fora;
- 36 min: Salgueiro bobeou na frente da nossa área, perdeu a bola, houve o chute, Sidão espalmou, na sobra houve novo arremate e Sidão fez uma grande defesa;
- 43 min: falta cobrada pelo adversário na direita, a bola foi no 2º pau, o zagueiro escorou de cabeça para o meio da área, onde um companheiro de time ajeitou e chutou no ângulo: 1x3.

Cartões

 Amarelo para Fernandes e Victor Luis.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Bruno Silva, Fernandes, Nuñez (Victor Luis) e Leandro (Salgueiro); Neilton e Sassá (Ribamar).

 Saudações alvinegras.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sassá decide no 1º tempo e quebra sequência negativa

 O Botafogo venceu o América/MG por 3x1, em Volta Redonda, com todos os gols marcados por Sassá no 1º tempo e o resultado, além de nos tirar da lanterna, nos deixou fora da zona de rebaixamento, pelo menos até a realização do jogo do Inter contra o Atlético/MG, nesta quinta-feira, já que uma vitória do time mineiro nos fará retornar ao Z4.

 O Botafogo não começou bem a partida, possivelmente pela pressão por um resultado positivo, além das conhecidas limitações e levou um susto com um minuto, mas a jogada foi invalidada pela arbitragem.

 O time foi se ajeitando aos poucos, mesmo que ainda não apresentasse jogadas de perigo ao time adversário. A primeira boa chance alvinegra foi por meio de um chute perigoso de Nuñez aos 20. Logo depois Sassá sofreu pênalti e ele mesmo cobrou e abriu o marcador. Alguns minutos se passaram e chegamos ao 2º gol, com Sassá, em jogada construída por Neilton. Não demorou muito e Sassá foi novamente derrubado na área e mais uma vez cobrou a penalidade com categoria e ampliou para 3x0. Não satisfeito, quase que o nosso atacante marcou mais um aos 42, mas desta vez o goleiro salvou.

 Com 3x0 no placar, o 2º tempo aparentemente seria tranquilo. Infelizmente não foi isso que aconteceu, já que o time não voltou ligado após o intervalo e sofreu um gol logo aos 2 minutos. Aí bateu o nervosismo, a bola pareceu queimar os pés dos jogadores e aos 10 minutos quase que o time mineiro chegou ao gol novamente, mas Renan Fonseca salvou.

 O time alvinegro acabou se reencontrando em campo e passou a controlar a partida. Neilton chegou algumas vezes com perigo e Ribamar perdeu grande chance de ampliar já nos acréscimos. Após o apito final pudemos respirar com tranquilidade, pois conseguimos quebrar uma sequência negativa, de quatro partidas sem vitória.

 Pelo que Sassá mostrou no 1º tempo e Ribamar no 2º, o primeiro merece ser o titular, pelo menos até que os novos contratados possam atuar.

 Mesmo sem ser brilhante, Neilton teve importante participação na partida, com assistência para gol e busca por jogadas de perigo para a meta adversária.

 Particularmente, nestas duas últimas partidas, fiquei tranquilo com a segurança que Sidão passava em campo, diferentemente do que ocorria com Helton.

 Contra o Vitória e o América, enquanto Airton esteve em campo a defesa não foi vazada e após a sua saída sim. O time se mostra mais seguro com ele em campo, mas infelizmente o volante não tem conseguido atuar os 90 minutos e nesta quarta foi substituído no intervalo.

Lances do jogo

1º tempo

- 1 min: arremate forte de dentro da área e Sidão fez uma grande defesa, mas o juiz havia interrompido a jogada, marcando falta de ataque;
- 20 min: Airton lançou um bolão para Luis Ricardo, que foi ao fundo, rolou para trás para Neilton, que não alcançou e a bola sobrou para Nunez chutar colocado para fora, mas com muito perigo;
- 22 min: Sassá recebeu na área, foi derrubado e o juiz marcou o pênalti;
- 23 min: Sassá cobrou a penalidade com categoria, deslocou o goleiro e abriu o placar: 1x0 Botafogo;
- 24 min: Neilton esticou para Sassá, que avançou, chutou rasteiro e o goleiro defendeu com tranquilidade;
- 31 min: Neilton roubou a bola do zagueiro, entrou na área e de frente para o goleiro rolou para Sassá, que empurrou para as redes: 2x0 Botafogo;
- 36 min: Sassá recebeu na área, foi derrubado pelo goleiro e o juiz marcou o pênalti;
- 38 min: Sassá cobrou novamente bem, deslocando o goleiro e ampliando: 3x0 Fogão;
- 42 min: Luis Ricardo avançou pela direita, cruzou rasteiro, Sassá escorou e o goleiro salvou.

2º tempo

- 2 min: o time adversário cobrou falta da direita, cruzando na nossa área, a bola foi cabeceada, Sidão fez boa defesa, no rebote a bola foi mandada contra nossa meta, Sidão defendeu, mas um atacante ainda conseguiu completar para as redes, diminuindo: 3x1 Botafogo;
- 10 min: jogada na nossa área, a bola foi chutada cruzada, passou por Sidão e, quando estava quase entrando, Renan Fonseca salvou;
- 19 min: Neilton recebeu na direita, cortou um marcador, chutou e o goleiro mandou para escanteio;
- 28 min: contra-ataque perigoso do time adversário, mas o arremate foi para fora;
- 32 min: após troca de passes no ataque, Luis Ricardo cruzou da direita e Ribamar cabeceou por cima;
- 46 min: Neilton recebeu de Leandro, chutou e a bola passou perto da meta adversária;
- 48 min: Ribamar avançou pela esquerda e chutou cruzado, para fora, quando poderia ter rolado para Neilton na direita. Na sequência, a zaga deles bobeou, Salgueiro rolou para Ribamar, que chutou em cima do goleiro.

Cartões

 Amarelo para Renan Fonseca e Neilton.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Airton (Fernandes), Bruno Silva, Nuñez (Salgueiro) e Leandro; Neilton e Sassá (Ribamar).

 Saudações alvinegras.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Campanha similar a de 2014. Precisamos reagir!

 Após 7 rodadas, o Botafogo conseguiu apenas uma vitória, empatou duas vezes e foi derrotado em quatro partidas. A campanha até aqui é muito ruim, com apenas 23,8% de aproveitamento, exatamente o mesmo que tínhamos após as 7 primeiras rodadas de 2014, ano em que fomos rebaixados.

 Curiosamente, naquele ano também estreamos com derrota para o São Paulo e empatamos na 7ª rodada com o Vitória, por 1x1 e tendo saído na frente do marcador.

 Caso ocorra um novo tropeço na quarta-feira, nossa campanha passará a ser inferior a de 2014, já que naquele ano o time alvinegro venceu na 8ª rodada.

 A reação se faz necessária o quanto antes e isso não se restringe apenas aos jogadores em campo, mas também:
- aos dirigentes, que precisam reforçar o time, independente dos que já foram contratados;
- ao departamento médico, que precisa recuperar os contundidos e trabalhar junto da preparação física para evitar novas lesões;
- ao treinador, que mesmo imaginando sua aflição pela falta de opções, não pode insistir com alguns jogadores que nada produzem. Por exemplo, qual retorno Gegê proporciona para receber inúmeras chances? Não dá mais. Chega!

 Embora sete rodadas tenham se passado, ainda há tempo, mas não resolve pedir desculpas e paciência para a sofrida torcida a cada insucesso. Já são duas rodadas na lanterna e embora saibamos a dificuldade da competição, porque ela parece ser mais difícil para nós?

 É preciso trabalho, muito trabalho, para fazer com que o final deste ano seja bastante diferente do de 2014, evitando nova decepção, nova humilhação. Que o cenário comece a mudar a partir do jogo de quarta-feira, contra o América/MG, em Volta Redonda.

 Saudações alvinegras. 

domingo, 12 de junho de 2016

Mais um tropeço, após cochilo fatal

 Mais um tropeço do Botafogo, desta vez ao empatar com o Vitória por 1x1, em Volta Redonda. A equipe alvinegra vencia até aos 46 do 2º tempo, quando sofreu o gol de empate. No lance, a bola estava dominada no meio de campo por Gegê, que olhou para “ontem”, perdeu a bola, o time adversário avançou e chegou ao gol, em lance que Diogo também vacilou.

 Em relação ao Gegê, reitero que não se pode mais insistir nele, que não produz quase nada em sua função e ainda perde bola nos acréscimos, que resulta em gol, quando a atenção precisava ser total. A culpa é dele? Não, mas de quem o escala e de quem renova o seu contrato.

 O time, com o retorno de Airton, pareceu mais encorpado. Luis Ricardo também retornou e produziu mais que Diego. Continuamos com sérios problemas de criação e finalização.

 Sassá entrou após o intervalo, na vaga de Ribamar, abriu o placar para o alvinegro, mas o time desperdiçou alguns contra-ataques no 2º tempo, que poderiam ter liquidado a partida.

 Temos apenas 5 pontos em 21 disputados e a situação preocupa muito. Nosso próximo jogo será na quarta-feira, diante do América/MG, também em Volta Redonda.

 Não queremos desculpas por parte da direção do clube, diante de mais um resultado adverso. Queremos muito mais trabalho, queremos que vistam a camisa tão Gloriosa do Botafogo apenas jogadores que tenham o mínimo de condição para isso.

Lances do jogo

1º tempo

- 3 min: grande chance do adversário, com finalização para fora;
- 8 min: boa troca de passes em nosso ataque, Luis Ricardo recebeu na direita, cruzou muito fechado e a bola saiu;
- 17 min: Airton pegou uma sobra no meio, lançou na área para Anderson Aquino, que ajeitou, chutou e o goleiro rebateu;
- 36 min: Leandro enfiou boa bola para Ribamar, que dominou na área e chutou em cima do goleiro;
- 37 min: um atacante recebeu livre, concluiu na saído de Sidão e Diogo cortou para escanteio;
- 47 min: Anderson Aquino dominou na esquerda, cruzou na área para Bruno Silva, que cabeceou para fora, de frente para o goleiro.

2º tempo

- 5 min: boa jogada de Luis Ricardo pela direita, que tocou para Anderson Aquino na área, recebeu de volta, chutou, a bola resvalou na zaga, tocou na trave e saiu para escanteio;
- 6 min: na cobrança de escanteio pela esquerda, Luis Ricardo raspou de cabeça no 1º pau, a bola foi no 2º, onde Sassá esticou a perna e escorou para as redes: 1x0 Botafogo;
- 8 min: após cruzamento perigoso na nossa área, Airton cortou;
- 13 min: um atacante recebeu na área, cortou Renan Fonseca, chutou cruzado e a bola bateu na trave;
- 20 min: contra-ataque rápido, Sassá recebeu na esquerda e chutou, mas o goleiro defendeu com tranquilidade;
- 22 min: um jogador adversário chutou forte, de longe, e Sidão espalmou;
- 37 min: Sassá recebeu de Salgueiro, driblou o goleiro, perdeu o ângulo, rolou para Luis Ricardo que cruzou na área, Anderson Aquino tentou cabecear e a zaga cortou;
- 46 min: Gegê dominou próximo da linha de meio de campo, vacilou, um adversário roubou a bola e no contra-ataque houve um cruzamento da esquerda, no 2º pau, Diogo não esboçou reação e o zagueiro adversário esticou a perna e empurrou para as redes, decretando o empate.

Cartões

 Amarelo para Airton, Anderson Aquino e Sassá.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo; Airton (Fernandes), Bruno Silva, Gegê e Leandro (Salgueiro); Ribamar (Sassá) e Anderson Aquino.

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Uma Estrela, nosso destino

 A vida nos destinou amar um clube que tem como símbolo uma Estrela Solitária. Nossa ligação com o clube nos faz ter momentos de alegria, de vibração, de emoção, mas também de sofrimento, às vezes de muito sofrimento.

 Atualmente as decepções relacionadas ao clube têm suplantado as satisfações. Motivos para largarmos de mão são muitos: péssimo rendimento em campo; lanterna da competição; pior ataque do campeonato; inúmeras lesões que nos têm prejudicado em campo; peso excessivo nos ombros de jovens e promissores valores, que podem se queimar, fruto de equívocos na montagem do elenco; necessidade de atacantes experientes e vinda de um contundido, que não poderá atuar assim que for regularizado; falta de patrocinador master; utilização de estádio com baixa frequência de torcedores.

 Elencamos alguns dissabores, mas o clube, o nosso Botafogo, independente de equívocos de seus dirigentes, clama por nossa ajuda. Os dirigentes passam, mas o Glorioso permanece, pelo menos enquanto estivermos ao seu lado. Se o abandonarmos poderá não sobreviver.

 É claro que as cobranças e as exigências por ações positivas dentro do clube podem, ou melhor, devem permanecer.

 Os dois próximos jogos serão muito importantes, ambos com mando nosso, infelizmente em local que não tem tido boa presença de público, mas é preciso incentivo, precisamos conquistar os pontos que nos tirarão do buraco e nos possibilitará ter um pouco mais de tranquilidade para a sequência do campeonato.

 Que o clube cobre o menor valor possível pelos ingressos e que faça promoções, dentro do que for permitido. 

 Que os alvinegros do Rio de Janeiro, de Volta Redonda e da região Sul Fluminense que puderem, compareçam, incentivem, empurrem o time na busca pelas vitórias. Não é pelos dirigentes, mas pelo Botafogo, por nós torcedores, que amamos e sofremos juntos.

 Saudações alvinegras

domingo, 5 de junho de 2016

O desânimo toma conta

 Mais uma derrota do Botafogo no campeonato, a quarta em seis rodadas, desta vez por 3x0 para o Santos, no Pacaembu. O alvinegro se encontra na lanterna da competição e só terminará a rodada fora dela se o Sport for derrotado por dois gols de diferença em Recife.

 O argumento de muitos desfalques não serve para hoje, já que o adversário também estava sem seus principais jogadores. Lembrando que já havíamos perdido para a equipe reserva do São Paulo.

 Não há como pedir ânimo ao torcedor alvinegro, diante do cenário que estamos vivenciando. Tanta humilhação gera revolta, indignação. Hoje, por exemplo, ocorreu falha do goleiro, pênalti perdido, gol contra, além da reiterada ineficiência ofensiva.

 A direção precisa agir de forma equilibrada, mas PRECISA AGIR. Se há setores no clube, dirigentes, assessores, que não funcionam, que se mude. Repetindo, estamos na LANTERNA do campeonato. Apenas seis rodadas se passaram e a água já está no pescoço. São quatro pontos apenas em dezoito disputados, com 22% de aproveitamento.

 Com 10 minutos de jogo o adversário abriu o placar, após vacilo defensivo. Nossa única chance foi uma bola enfiada para Ribamar, interceptada pelo goleiro. Faltando 10 minutos para o fim da 1ª etapa, após chute cruzado, eles ampliaram, em bola defensável.

 Voltamos para o 2º tempo com Neilton e Nuñez nos lugares de Anderson Aquino e Gegê, que nada haviam produzido. Tivemos a chance de diminuir aos 13, em cobrança de pênalti, mas Neilton desperdiçou, jogando para fora. Para completar a má fase, o 3º gol foi marcado contra, por Bruno Silva.

 Algumas observações:

- até quando insistir com Gegê? Jogamos, praticamente, com um a menos no 1º tempo;
- Helton Leite continua inseguro e falhou mais uma vez;
- Anderson Aquino pouco ou nada produziu;
- a ausência de Carli tem nos prejudicado bastante defensivamente;
- se algumas vezes foi solicitada a efetivação de Diego no lugar de Luis Ricardo, nos dois últimos jogos, em que o titular ficou fora por problemas físicos, pudemos ver que, pelo menos por enquanto, não dá para o jovem assumir a titularidade;
- vou repetir o que disse após o último jogo: insistir com Ribamar vai acabar queimando o garoto;
- o estreante Dudu Cearense mostrou que tem qualidade e poderá ser útil.

Lances do jogo

1º tempo

- 10 min: a bola foi lançada da linha de meio de campo em direção à nossa defesa, o atacante ganhou na velocidade, deu um balão em Helton Leite, apanhou na frente e concluiu para as redes, abrindo o placar;
- 18 min: Anderson Aquino enfiou uma bola para Ribamar, que tentou driblar o goleiro, mas foi desarmado pelo mesmo;
- 34 min: após troca de passes na frente da nossa área, um atacante recebeu na direita, chutou cruzado e Helton Leite aceitou: 0x2;
- 40 min: enfim uma boa troca de passes no nosso ataque, com Diego cruzando, Anderson Aquino ajeitando de cabeça e Gegê chutando em cima de Ribamar.

2º tempo

- 5 min: após cobrança de falta, Helton Leite jogou para escanteio;
- 11 min: Dudu Cearense lançou Diego na direita, que cruzou na área, Neilton foi derrubado e o juiz marcou o pênalti;
- 13 min: Neilton foi para a cobrança da penalidade, deslocou o goleiro, mas jogou para fora;
- 14 min: Neilton pegou um rebote e chutou cruzado, para fora;
- 24 min: após escanteio da esquerda, a bola bateu em Bruno Silva e entrou: 0x3;

Cartões

 Amarelo para Leandro.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Helton Leite, Diego, Emerson Santos, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Dudu Cearense, Gegê (Nuñez) e Leandro; Ribamar (Sassá) e Anderson Aquino (Neilton).

 Saudações alvinegras.