domingo, 31 de julho de 2016

Valeu Fogo! Grande vitória na Arena!

 O Botafogo recebeu o então líder Palmeiras, na Arena Botafogo, e venceu por 3x1, em resultado mais do que justo, já que o alvinegro se impôs em campo e construiu bem o resultado.

 Mal a partida se iniciou e quase chegamos ao gol com Canales, em boa jogada de Camilo. O time marcava bem, não dava espaços ao adversário e chegou ao primeiro gol aos 18 minutos, com Neilton, após grande lançamento de Lindoso.

 A equipe alvinegra continuava bem postada em campo e ampliou o placar aos 34 minutos, novamente com Neilton. Faltando poucos minutos para o fim da 1ª etapa é que o time adversário chegou com certo perigo, em duas oportunidades, ambas bem defendidas por Sidão.

 O time voltou sem alterações para o 2º tempo e a expectativa era a de que mantivesse a boa atuação da 1ª etapa. O time paulista tentou pressionar logo nos primeiros minutos e aos 4 acertou nosso travessão. Depois a partida ficou equilibrada, sem chances claras para ambos os lados.

 Lindoso fazia uma partida muito boa, mas sentiu uma lesão aos 16 e foi substituído por Dudu Cearense. Aos 27 o treinador sacou Canales e colocou Vinícius. Sofremos um susto aos 32 minutos, quando eles descontaram o placar, em conclusão após rebote de Sidão.

 Quatro minutos após o gol do time adversário, foi o alvinegro que quase ampliou, quando Camilo recebeu na área, chutou e o goleiro salvou. Aos 39 Vinícius foi derrubado pelo goleiro e o pênalti foi marcado. Camilo cobrou aos 41, ampliou o placar e garantiu a vitória. O meia ainda foi substituído nos acréscimos por Salgueiro.

 O Glorioso chegou aos 20 pontos e ocupa a 14ª colocação, restando duas partidas para o fim do 1º turno.

 Airton, mais uma vez, fez uma grande partida; Neilton, com dois gols e outras boas jogadas, teve participação fundamental; Lindoso fez uma partida muito boa até sair contundido, tendo participado, inclusive, dos dois de Neilton; Camilo mostrou mais uma vez sua importância para a mudança de nível do time; Emerson esteve bem; Canales, aparentemente ainda sem o melhor condicionamento, fez bem o pivô e até ajudou na marcação em algumas jogadas; Se Vinícius entrou e fez o gol da vitória contra o Bragantino, pela Copa do Brasil, hoje ele entrou e sofreu o pênalti, que resultou em nosso 3º gol.

Lances do jogo

1º tempo

- 1 min: Camilo fez boa jogada pelo lado direito, tocou para Canales, que cortou um marcador, mas concluiu mal, para fora;
- 18 min: bola recuperada junto da linha de meio de campo, Lindoso dominou, lançou Neilton na direita, que deixou o marcador para trás, entrou na área, chutou cruzado e abriu o placar: 1x0 Fogão!
- 25 min: em contra-ataque, Airton tocou para Diogo, que avançou, mandou para Camilo, mas a zaga cortou;
- 34 min: Lindoso dominou no meio de campo, tocou para Neilton na esquerda, que deu um corte, tirando dois marcadores da jogada, entrou na área e na saída do goleiro chutou colocado, no canto e ampliou: 2x0 Fogão!
- 41 min: após chute cruzado de dentro da área, Sidão salvou com os pés;
- 44 min: um jogador adversário chutou de fora da área e Sidão espalmou para escanteio.

2º tempo

- 4 min: um jogador do time adversário recebeu na área, pelo lado esquerdo, mandou pelo alto para o meio da área e houve a conclusão no nosso travessão;
- 32 min: após chute forte de fora da área, Sidão espalmou para a frente e um jogador adversário pegou o rebote e mandou para as redes, diminuindo o placar;
- 36 min: Diogo tocou na área para Camilo, que concluiu e o goleiro salvou para escanteio;
- 39 min: Vinícius recebeu na área, foi derrubado pelo goleiro quando ia driblá-lo e o juiz marcou o pênalti;
- 41 min: Camilo cobrou a penalidade com categoria e ampliou o placar: 3x1 Fogão!

Cartões

 Amarelo para Canales, Airton, Bruno Silva e Diogo.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo; Airton, Bruno Silva, Lindoso (Dudu Cearense) e Camilo (Salgueiro); Neilton e Canales (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vinícius marca e o Botafogo avança na Copa do Brasil

 O Botafogo derrotou, merecidamente, o Bragantino por 1x0 na Arena Botafogo, no jogo de volta pela Copa do Brasil e avançou para as oitavas de final da competição.

 O gol da vitória foi marcado pelo jovem Vinícius Tanque, no 2º tempo, um minuto após ter entrado em campo, trazendo alívio aos torcedores, já que mesmo com o jogo sob controle e o empate em 0x0 favorável, uma bola “vadia” poderia mudar tudo.

 O Glorioso teve o domínio das ações na 1ª etapa, mas chance clara mesmo somente em falta cobrada por Camilo no travessão e bola de cabeça de Canales, espalmada pelo goleiro. Por outro lado, o adversário não nos assustou e chegou somente em duas faltas muito mal marcadas pela arbitragem.

 A equipe alvinegra voltou para o 2º tempo com a mesma formação, teve uma boa oportunidade com Camilo aos 2 minutos e aos 6 o próprio Camilo foi atropelado na área, em pênalti claro, não marcado pelo árbitro.

 O treinador tirou o improdutivo Bruno Silva aos 19 e colocou Salgueiro, que melhorou a dinâmica do time.

 A equipe adversária, precisando da vitória, tentava chegar e aos 27 minutos, em vacilo de Renan Fonseca pelo lado direito, a bola foi cruzada e depois cabeceada com perigo.

 O alvinegro controlava o jogo, mas o receio do time adversário chegar em lance fortuito existia, como na falha citada acima. O alívio veio aos 34, quando o treinador substituiu Canales por Vinícius e, no minuto seguinte, em contra-ataque, o jovem atacante dividiu com um adversário em nosso campo de defesa, se levantou rápido, partiu para o ataque, recebeu de Neilton e marcou o gol da vitória, que sacramentou a classificação.

 No final do jogo quase ampliamos com Salgueiro, mas a zaga salvou. Ainda tivemos a substituição de Airton por Dierson.

Lances do jogo

1º tempo

- 10 min: bola cruzada da direita, Camilo raspou de cabeça, o goleiro tentou tirar, o próprio Camilo pegou o rebote, chutou de virada, mas a bola saiu;
- 13 min: Camilo cobrou falta na proximidade da área, a bola bateu no travessão, quicou na pequena área, Canales tentou pegar o rebote, mas estava impedido;
- 25 min: em ataque rápido, Camilo tocou para Canales, que abriu na direita para Bruno Silva cruzar e Neilton completar por cima;
- 35 min: Camilo recebeu na área, tentou driblar o goleiro e perdeu a bola;
- 45 min: Camilo cobrou escanteio da esquerda, Canales cabeceou no canto alto e o goleiro espalmou.

2º tempo

- 2 min: Neilton cruzou, Canales dividiu com o zagueiro, a bola sobrou para Camilo na área, que concluiu para fora;
- 6 min: em bola cruzada na área adversária, Camilo subiu e foi atropelado pelo marcador, mas o juiz ignorou a penalidade;
- 27 min: Renan Fonseca perdeu a bola junto à lateral direita, o jogador adversário cruzou na nossa área e o atacante cabeceou para fora, com perigo;
- 35 min: em contra-ataque, Airton chutou para o meio de campo, Vinícius dividiu com um adversário ainda no nosso campo de defesa, Camilo dominou, tocou para Neilton, que avançou e abriu na direita, onde Vinícius já se encontrava. O jovem recebeu, invadiu a área e, na saída do goleiro, concluiu para as redes: 1x0 Fogão!
- 41 min: Vinícius recebeu no ataque e tocou rápido, de calcanhar, para Salgueiro, que avançou pela esquerda, tirou do goleiro e o zagueiro salvou.

Cartões

 Amarelo para Bruno Silva e Airton.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo; Airton (Dierson), Bruno Silva (Salgueiro), Lindoso e Camilo; Neilton e Canales (Vinícius).

 Saudações alvinegras.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Projetando a rodada 17

 O campeonato brasileiro, por ser disputado por pontos corridos, faz com que os três pontos da primeira rodada sejam tão importantes quanto os da última, porém a incômoda situação em que o Botafogo se encontra na classificação, na zona de rebaixamento, torna cada rodada ainda mais decisiva.

 Com base no exposto acima, fizemos uma breve projeção do que pode acontecer na 17ª rodada, que será realizada no próximo final de semana, quando enfrentaremos o líder Palmeiras, na Arena Botafogo.

 O que queremos, é claro, é a vitória do Glorioso, que nos levaria a 20 pontos e poderia nos deixar até na 13ª colocação. Para alcançarmos tal posição, além da nossa vitória, será preciso que ocorram os resultados abaixo, já que América e Cruzeiro permaneceriam atrás na rodada:

- vitória ou empate do Figueirense, contra o Vitória, em Florianópolis;
- vitória ou empate do Atlético/PR, contra o Sport, em Recife;
- vitória ou empate do Flamengo, contra o Coritiba, em Curitiba;
- vitória ou empate do Atlético/MG, contra o Santa Cruz, em Belo Horizonte.

 Em caso de empate do Glorioso com o líder do campeonato, o time alvinegro chegaria a 18 pontos e poderia sair do Z4 se ocorressem pelo menos três dos resultados abaixo, lembrando que o América terminará a rodada atrás do alvinegro:

- derrota do Coritiba, por três gols de diferença, para o Flamengo, em Curitiba (ficaríamos na frente pelo nº de gols marcados);
- vitória do Atlético/MG sobre o Santa Cruz, em Belo Horizonte;
- vitória ou empate do Vitória sobre o Figueirense, em Florianópolis;
- vitória ou empate do Santos, contra o Cruzeiro, em Santos.

 Caso o alvinegro seja derrotado:

- se manterá na 17ª posição se o Figueirense for derrotado, em casa, para o Vitória e o Cruzeiro empatar ou perder para o Santos, em Santos;
- cairá para 18º se o Figueirense vencer ou empatar e o Cruzeiro não vencer ou também se o Figueirense for derrotado e o Cruzeiro vencer;
- terminará em 19º se o Figueirense vencer ou empatar e o Cruzeiro vencer.

 Pelo que podemos ver, na próxima rodada o Botafogo tanto poderá pular para a 13ª posição, como poderá amargar a 19ª. Isso mostra a importância da partida e a necessidade de apoiarmos e muito para o time sair dessa incômoda situação.

 Saudações alvinegras.

domingo, 24 de julho de 2016

Um golpe difícil de assimilar

 O Botafogo foi derrotado pela Chapecoense por 2x1 e retornou para a zona de rebaixamento, restando apenas três rodadas para o fim do 1º turno. É preocupante, principalmente porque estamos presenteando os adversários, assim como já havia acontecido na última rodada.

 O alvinegro não merecia sair atrás no placar na 1ª etapa, mas vacilamos e perdemos a bola no campo defensivo, um jogador adversário recebeu e, com tranquilidade, dominou, driblou, ajeitou e chutou. O time teve oportunidade para marcar, como em uma bicicleta de Bruno Silva, mas foi para o intervalo em desvantagem.

 O time voltou para o 2º tempo com Neilton na vaga de Fernandes, não foi incomodado pelo adversário e buscava chegar ao empate, mas individualmente os jogadores não estavam bem e erravam bastante.

 A equipe não conseguia criar chances claras de gol, no máximo chegou em chutes fracos de Neilton, aos 6 e aos 37. O treinador colocou Luis Henrique e Nuñez, respectivamente nas vagas de Canales e Salgueiro. No final do jogo, Neilton sofreu uma falta na entrada da área, que foi cobrada com categoria por Camilo, aos 40, empatando.

 Se o gol de Camilo no fim fez parecer que o jogo terminaria empatado, infelizmente não foi o que aconteceu. Dois minutos depois do empate, perdemos algumas divididas pelo lado direito (faltou alguém para dar um bico na bola), Lindoso tentou cortar de carrinho e acabou servindo um adversário, que avançou e desempatou, sem que Diogo conseguisse impedi-lo (com o jogo acabando o lateral deveria fazer a falta e matar a jogada, mesmo que fosse expulso).

 Um golpe duro, principalmente pelas falhas em jogo difícil e uma delas logo após conseguirmos o empate, restando poucos minutos para o fim.

Lances do jogo

1º tempo

- 3 min: Salgueiro recebeu na entrada da área, pela esquerda, serviu Canales, mas o chute foi por cima;
- 24 min: o alvinegro perdeu a bola no campo de defesa, um jogador adversário recebeu, driblou Carli, ajeitou a bola com facilidade, chutou colocado e abriu o placar;
- 41 min: bola cruzada na área adversária, Bruno Silva pegou a sobra e mandou de bicicleta com perigo, porém a bola foi para fora;
- 45 min: Salgueiro recebeu na área, pelo lado esquerdo, atravessou rasteiro para Canales, que empurrou para as redes, mas foi marcado impedimento.

2º tempo

- 6 min: após boa troca de passes no ataque, Neilton concluiu fraco;
- 40 min: Neilton recebeu falta na entrada da área. Camilo cobrou no ângulo e empatou o jogo;
- 42 min: em jogada no nosso campo defensivo, Lindoso tentou cortar de carrinho e acabou servindo um adversário, que mesmo junto de Diogo, conseguiu avançar e marcar o gol da vitória.

Cartões

 Amarelo para Bruno Silva e Luis Henrique.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Santos e Diogo; Bruno Silva, Lindoso, Fernandes (Neilton), Salgueiro (Nuñez) e Camilo; Canales (Luis Henrique).

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Números do Botafogo após 15 rodadas

 Após a realização de 15 rodadas do Brasileiro, o Botafogo, aos poucos, vem mostrando certa evolução, principalmente após a chegada de Camilo.

 O alvinegro ocupa no momento a 15ª posição, sendo três rodadas fora do Z4, após ter figurado por quatro rodadas consecutivas entre os quatro últimos, sendo sete no total.

 A melhor posição alcançada pelo Glorioso foi o 8º lugar, ao final da 3ª rodada. O time ficou na última posição nas rodadas 6 e 7.

 A diferença que temos para a primeira equipe do Z4 é de dois pontos.

 O Botafogo marcou 19 gols na competição, sendo o 8º melhor ataque. Foram 11 gols marcados como mandante e 08 como visitante. Dos 19 gols, 11 foram marcados no 1º tempo. O ataque passou em branco em 06 dos 15 jogos.

 Nossa defesa sofreu 24 gols e é superior somente a outras quatro. Dos 24 gols, 09 deles foram sofridos em casa e 15 nos jogos fora. O baixo rendimento de nosso setor defensivo nos deixa com o saldo de gols negativo.

 O artilheiro da equipe no Brasileiro é Sassá, com 06 gols, seguido por Neilton, que tem 04. Fernandes, com 02 gols, Leandro, Camilo, Nuñez, Bruno Silva, Diogo, Salgueiro e Ribamar, com 01 gol cada, completam a relação.

 Após 15 rodadas, os jogadores que participaram de mais partidas foram Bruno Silva e Neilton, que atuaram 14 vezes. Luis Ricardo e Fernandes atuaram 13 vezes; Emerson Silva e Ribamar participaram de 12; Sassá, 11 partidas, e Renan Fonseca, 10, estão entre os que mais jogaram.

 O Botafogo teve até aqui dois jogadores suspensos por três cartões amarelos: Bruno Silva, que já cumpriu a suspensão, e Airton, que está suspenso do próximo jogo.

 Estão pendurados com dois amarelos: Leandro, Renan Fonseca, Fernandes e Anderson Aquino. Com um cartão estão: Luis Ricardo; Salgueiro; Sassá; Neilton; Victor Luis; Sidão; Diogo; Emerson Silva.

 O Glorioso não teve nenhum jogador expulso na competição e com os 24 cartões amarelos recebidos é, no momento, a equipe mais disciplinada.

 O aproveitamento do Botafogo no campeonato é de 38% e considerando apenas os jogadores que atuaram cinco ou mais vezes, até para ter um parâmetro melhor de comparação em relação ao aproveitamento do time, apresentamos os cinco melhores resultados no momento:

- Airton: aproveitamento de 60% (5 jogos, 02 vitórias e 03 empates);
- Camilo: 53% (5 jogos, 02 vitórias, 02 empates e 01 derrota);
- Diogo e Sidão: 48% (9 jogos, 03 vitórias, 04 empates e 02 derrotas);
- Nuñez: 48% (9 jogos, 04 vitórias, 01 empate e 04 derrotas).

 Nosso próximo jogo será domingo, contra a Chapecoense, em Santa Catarina.

 Saudações alvinegras.

sábado, 16 de julho de 2016

Valeu pela reação, por acreditar até o fim

 O Botafogo estreou na Arena Botafogo, na Ilha do Governador, com um empate por 3x3 com o Flamengo. A equipe alvinegra chegou a estar perdendo por 3x1, mas não desistiu do jogo e buscou a reação.

 Embora tenha reagido, não pode passar em branco o fato de que a vitória não se tornou possível devido à falhas grotescas do nosso setor defensivo. A defesa falhou nos três gols do time adversário, respectivamente com Renan, Bruno e Emerson.

 Em clássico não há espaço para falhas, não se pode deixar de rifar a bola quando a há risco no campo de defesa. Qualquer vacilo pode ser fatal e hoje foi. Esperamos que o Joel Carli retorne ao time titular o quanto antes e nos passe mais segurança.

 A equipe alvinegra esteve bem postada no 1º tempo, atuando com três volantes e Camilo na armação de jogadas. O jogo seguia equilibrado e quase abrimos o placar em bola de Lindoso na trave, mas levamos o gol em jogada aérea, em que Renan Fonseca não alcançou e o rebote ainda ficou com o adversário.

 Dez minutos após o gol deles chegamos ao empate, em grande chute de Diogo, de fora da área. Poderíamos ter virado aos 44, em ataque puxado por Pimpão pela esquerda, mas a bola saiu para escanteio.

 A equipe voltou do intervalo bem diferente, não na escalação, mas na postura. Não repetiu a boa atuação do 1º tempo e logo aos 11 minutos, após Bruno Silva perder a bola infantilmente, sofreu o 2º gol. Pimpão pediu para sair e foi substituído por Neilton.

 Com o placar adverso, o treinador tirou Sassá aos 17 e colocou o estreante Canales. Aos 20 eles chegaram em nova jogada aérea, nossa defesa somente acompanhou, mas a conclusão de cabeça foi para fora. Depois de Bruno, aos 23 foi Emerson que perdeu a bola na entrada da área e o adversário ampliou.

 Com dois gols de desvantagem, o treinador tentou a última cartada, colocando Salgueiro na vaga de Bruno Silva. A equipe alvinegra passou a pressionar o adversário em busca do 2º gol e chegou ao mesmo aos 34 minutos, com Neilton. Animado e empurrado pela torcida, o Glorioso buscava o empate e, aos 37, Camilo avançou pela esquerda, tocou na entrada da área para Salgueiro, que dominou, girou em cima da marcação, chutou forte e empatou o jogo.

 Esperamos que a raça, o empenho e a disposição, mostrados em grande parte do jogo de hoje e exemplificados na atuação de Airton, sejam uma constante do time na competição, assim como esperamos que os erros grotescos defensivos não mais ocorram, para que a garra, luta e disposição sejam recompensadas com vitórias.

Lances do jogo

1º tempo

- 12 min: Camilo cobrou falta pela direita, Lindoso subiu e cabeceou na trave;
- 23 min: cruzamento da direita para a nossa área, Renan Fonseca não alcançou, o atacante não dominou, Renan tentou cortar e não conseguiu e a bola sobrou para o adversário chutar e abrir o placar;
- 33 min: Pimpão dominou e tocou na área, a zaga cortou parcialmente, Diogo pegou a sobra na entrada da área, chutou forte, colocado e empatou: 1x1;
- 44 min: Pimpão recebeu de Camilo, avançou pela esquerda, tentou chutar, a bola resvalou na zaga, subiu, quase Bruno Silva alcançou de cabeça, mas a bola acabou saindo para escanteio.

2º tempo

- 11 min: Bruno Silva dominou no campo de defesa pela direita, cochilou e acabou perdendo a bola para um adversário, que tocou para um companheiro chutar e marcar o 2º gol deles;
- 20 min: cruzamento na nossa área, a zaga só acompanhou e por sorte o atacante cabeceou para fora;
- 23 min: Emerson Santos estava com a bola na frente da nossa área, bobeou, perdeu para um adversário, o atacante recebeu e concluiu para as redes, marcando o 3º;
- 34 min: Airton dominou no campo de ataque, lançou Luis Ricardo na direita, que cruzou na área e Neilton escorou para as redes, diminuindo para 3x2;
- 37 min: Camilo recebeu de Neilton, avançou pela esquerda, tocou para a entrada da área, onde Salgueiro dominou, girou o corpo na frente do marcador, chutou colocado, forte, no canto e empatou: 3x3.

Cartões

 Amarelo para Emerson Santos e Airton (3º dele, que está suspenso da próxima partida).

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo; Airton, Bruno Silva (Salgueiro), Lindoso e Camilo; Pimpão (Neilton) e Sassá (Canales).

 Saudações alvinegras.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Pelo conjunto da obra, um empate para lá de razoável

 O Botafogo empatou em 2x2 com o Bragantino, em Bragança Paulista, pela Copa do Brasil. Pelo fato do alvinegro ter atuado com a equipe reserva, de ter marcado dois gols na casa do adversário e da arbitragem ter sido horrorosa, podemos considerar o empate um resultado para lá de razoável. Na partida de volta, na Arena Botafogo, poderemos nos classificar com empate por 0x0 ou 1x1.

 Do time titular, apenas Sidão e Carli estiveram em campo, sendo que este último retornou hoje, após longo período se recuperando de lesão.

 O adversário começou tentando pressionar, chegou com perigo aos 4, após cochilo de Diego, e marcou seu gol aos 20, em cobrança de pênalti inexistente assinalado pelo juiz. O Glorioso equilibrou a partida, mesmo com a equipe desentrosada e alguns jogadores mal no jogo e empatou aos 37, com Dierson.

 A equipe voltou do intervalo sem alterações. O time do interior paulista assustou em chute perigoso com menos de um minuto e em cruzamento aos 2 minutos.

 Respondemos logo em seguida, com cruzamento perigoso aos 3 minutos que Gegê não alcançou e empatamos aos 6, com Nuñez, após boa assistência de Luis Henrique.

 O treinador substituiu Bruno Silva por Marcinho aos 19 minutos. O jogo seguiu equilibrado, não corríamos tanto risco, mas aos 29 minutos um jogador adversário recebeu na área e ajeitou para um companheiro chutar e empatar.

 Mais duas substituições foram feitas no Botafogo, entrando Geovane Maranhão aos 34, no lugar de Gegê, e Vinícius aos 42, na vaga de Luis Henrique, porém o placar da partida não foi mais alterado.

 Lastimável a arbitragem do jogo, não somente pelo pênalti inexistente a favor do adversário, mas por várias lambanças, como bola que não sai pela linha de lado e eles não enxergam, tendo que dar bola ao chão para reiniciar o jogo, como cartões exagerados e outros não dados, mesmo em jogadas duras.

Lances do jogo

1º tempo

- 4 min: a bola foi na nossa área, Diego demorou a cortar, um adversário chutou, mas houve a interceptação para escanteio;
- 18 min: ocorreu um encontrão de Carli com um jogador adversário fora da área e o juiz marcou pênalti inexistente;
- 20 min: na cobrança da penalidade o time adversário abriu o placar;
- 37 min: Salgueiro cobrou escanteio pela esquerda, Dierson subiu entre a marcação e cabeceou para as redes: 1x1;
- 43 min: Nuñez recebeu na entrada da área, cortou um marcador, chutou no canto e o goleiro defendeu.

2º tempo

- 20 segundos: chute perigoso dado na frente da nossa área, que saiu bem perto;
- 2 min: falta perigosa cobrada pelo time adversário da direita, atravessou a nossa área e saiu sem que ninguém alcançasse;
- 3 min: em ataque nosso pela esquerda, a bola foi cruzada rasteira, Gegê se esticou na pequena área e não alcançou;
- 6 min: Diego cruzou da direita, o goleiro deu um tapinha na bola, Luis Henrique pegou a sobra, ajeitou para Nuñez, que chutou e desempatou: 2x1 Botafogo;
- 29 min: jogada do time adversário pela direita, a bola foi para a nossa área, um jogador dominou de costas para o gol, ajeitou para um companheiro que chutou da marca do pênalti e empatou: 2x2.

Cartões

 Amarelo para Carli, Dierson, Diego e Sidão.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Diego, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Dierson, Bruno Silva (Marcinho), Nuñez, Gegê (Geovane Maranhão) e Salgueiro; Luis Henrique (Vinícius Tanque).

 Saudações alvinegras.

 *Atualização às 23h58 para inserir a informação de cartão amarelo recebido por Sidão.

sábado, 9 de julho de 2016

No fim das contas, um bom resultado

 O empate do Botafogo neste sábado, por 0x0, contra o Coritiba, pode ser considerado um bom resultado, afinal a partida foi disputada em Curitiba, o adversário nos ultrapassaria em caso de vitória e nos colocaria sob grande risco de retornar à zona de rebaixamento. Agora não há risco de retornarmos ao Z4 ao fim da rodada.

 A equipe alvinegra não teve uma atuação tão boa, errou muitos passes, principalmente em contra-ataques, desperdiçando os mesmos. Em alguns momentos a bola parecia que estava queimando os pés de nossos atletas.

 Nos primeiros 10 minutos o adversário atacou bastante pelo lado de Luis Ricardo e em um desses ataques quase marcou aos três minutos. Depois equilibramos as ações, porém tivemos apenas uma boa chance, com Camilo aos 15, mas o goleiro defendeu e a bola foi para escanteio.

 A partir dos 35 minutos a equipe adversária passou a pressionar e teve uma grande chance aos 43, mas Sidão nos salvou ao praticar uma excelente defesa, em cima da linha.

 O Botafogo voltou do intervalo com Leandro na vaga de Neilton, quando o treinador, caso quisesse, poderia ter optado pela saída do apagado Pimpão, provavelmente ainda longe de seu condicionamento ideal.

 A 2ª etapa começou com o alvinegro tentando se ajeitar após a mudança ocorrida no intervalo. O jogo seguia equilibrado e aos 7 minutos, em jogada aérea, a bola tocou a parte superior de nosso travessão. Aos 11, após grande jogada de Sassá, quase o zagueiro adversário fez contra, mas a bola acertou em cheio o travessão deles.

 O treinador ainda colocou Fernandes na vaga de Airton, que sentiu câimbras, e sacou Sassá para a entrada de Vinícius Tanque, mas nenhuma jogada a mais de emoção ocorreu, nem para um lado, nem para o outro.

 Foi a segunda partida no campeonato que não sofremos gol, mas em ambas também não marcamos nenhum e a vitória não veio.

 A arbitragem deu cartão amarelo para Airton no 1º tempo, por uma falta comum no atacante adversário. Depois, em outra jogada, esse mesmo atacante cometeu falta em Airton e ainda pisou no pé do volante, mas a arbitragem nada fez. Aos 13 minutos do 2º tempo houve um lance no mínimo duvidoso, em que o zagueiro deixou a bola e foi mais no corpo de Pimpão, derrubando-o, mas a arbitragem entendeu como lance normal.

 Nosso próximo jogo pelo Brasileiro será sábado, contra o Flamengo, na Arena Botafogo, na Ilha do Governador. Antes disso, no meio de semana, enfrentaremos o Bragantino pela Copa do Brasil.

Lances do jogo

1º tempo

- 3 min: em ataque deles pela esquerda, a bola foi jogada rasteira para a nossa área, o atacante se antecipou à marcação e concluiu rente à trave;
- 12 min: Camilo roubou uma bola, Neilton ficou com ela, avançou pela direita e quando iria concluir, a jogada foi interceptada para escanteio;
- 15 min: Diogo lançou na área, Camilo dominou, girou o corpo, chutou, o goleiro defendeu parcialmente e a zaga cortou para escanteio;
- 36 min: Diogo foi batido, a bola foi rasteira para nossa área, o atacante chutou e Sidão defendeu;
- 43 min: escanteio da direita, o atacante concluiu forte e Sidão fez grande defesa, salvando em cima da linha.

2º tempo

- 5 min: após troca de passes pela meia direita, Airton recebeu, avançou, chutou cruzado e a bola foi para fora;
- 7 min: em falta cobrada pela esquerda, houve o lançamento para a nossa área, um jogador adversário cabeceou, a bola tocou na parte superior do travessão e saiu;
- 11 min: Sassá fez grande jogada pela esquerda, cruzou na área, o zagueiro tentou cortar e acertou o travessão;
- 46 min: Luis Ricardo roubou a bola próximo da meia lua, mas concluiu por cima da meta.

Cartões

 Amarelo para Airton, Fernandes e Diogo.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo; Airton (Fernandes), Lindoso e Camilo; Neilton (Leandro), Sassá (Vinícius) e Pimpão.

 Saudações alvinegras.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Perspectiva para a rodada 14

 O Glorioso entrará em campo pela 14ª rodada no próximo sábado, às 16h30, contra o Coritiba, em partida que será realizada em Curitiba.

 Gostaríamos de estar disputando a parte de cima da tabela, mas no momento precisamos nos desgarrar das últimas posições. Ao final da última rodada conseguimos sair da zona de rebaixamento, após quatro rodadas, e passamos a ocupar a 15ª posição.

 Uma vitória no sábado nos dará a possibilidade de maior folga na classificação. A vitória, além de nos manter na frente dos cinco últimos colocados atuais, garantiria ultrapassarmos mais uma equipe, já que Vitória e Fluminense se enfrentam. Em caso de empate entre eles, passaríamos os dois, com a possibilidade de outras equipes que estão na frente também tropeçarem, o que poderia render mais alguma posição.

 Caso ocorra um empate no sábado, o alvinegro não correria risco de retornar ao Z4, já que iria a 16 pontos, o Coritiba a 15 e Sport, Santa Cruz e América/MG somente poderiam terminar, respectivamente, com 15, 14 e 11 pontos.

 O Botafogo não poderá contar com Bruno Silva, suspenso por três amarelos. Esperamos que Airton tenha condições de atuar no sábado, compondo o setor de contenção ao lado de Rodrigo Lindoso.

 Outra expectativa é pelo retorno do Joel Carli, para formar a dupla de zaga com Emerson Santos, que retornou na última rodada e deu maior segurança à defesa. Com os dois em campo, esperamos melhorar o rendimento defensivo, já que tomamos 21 gols em 13 jogos. A única partida em que não sofremos gol foi contra o Figueirense, quando ficamos apenas no empate.

 Para esta partida, no que se refere ao meio de campo para a frente, precisamos aguardar, já que o treinador pode manter a formação do último jogo, com Camilo, Neilton, Sassá e Pimpão, ou então não abrir tanto o time, fazendo entrar Fernandes e deixar Pimpão no banco, já que este ainda vem readquirindo a melhor forma.

 Poupados do treino hoje, esperamos que Sassá (dores musculares) e Camilo (pancada no joelho) possam estar aptos para sábado.

 Saudações alvinegras.

domingo, 3 de julho de 2016

Vencemos, após grande 1º tempo

 O Botafogo derrotou o Santa Cruz por 2x1 em Juiz de Fora e saiu da zona de rebaixamento. Caso o Sport não vença o Palmeiras na segunda-feira, o alvinegro terminará a rodada na 15ª posição, mas se os pernambucanos vencerem, ficaremos em 16º.

 O treinador colocou a equipe ofensiva, com Neilton, Sassá e Pimpão na frente e Camilo na armação, sempre com os homens de frente com a incumbência de recompor a marcação quando não tínhamos a bola.

 A equipe fez um 1º tempo muito bom, ligada no jogo, tanto ofensiva, como defensivamente. Criamos situações de gol e não deixamos o adversário nos assustar nesta etapa. Diferente da rodada anterior, dessa vez fomos nós que abrimos o placar logo no início, com Sassá a um minuto. Ampliamos aos 17 com Neilton e controlamos a partida até o final da etapa.

 Voltamos do intervalo com Luis Henrique no lugar de Sassá. Apesar da boa atuação na 1ª etapa, mal o jogo foi reiniciado para o tempo final, sofremos um gol, aos 3 minutos, fazendo com que um jogo que parecia tranquilo no 1º tempo ficasse tenso.

 Chegamos após cabeçada de Luis Henrique aos 8, porém para fora. Levamos um grande susto aos 20, em lance pelo alto, que Sidão não alcançou, com a bola sobrando para um adversário completar, mas Diogo, bem posicionado, salvou em cima da linha.

 O jogo seguiu sem a qualidade da 1ª etapa e sem chances claras até aos 40 minutos, quando o time pernambucano, em chute cruzado, viu a bola passar rente à trave de Sidão. Logo depois, aos 42, outra chance deles, mas o chute foi por cima. Poderíamos ter ampliado aos 47, após chute de Bruno Silva, que o goleiro quase deixou passar.

 Nosso meio de campo melhorou bastante com a entrada de Camilo, que mostra qualidade que muitos que por ali passaram não mostraram. Outro detalhe é que, com a presença de Camilo, Neilton vem subindo de produção. Que o nosso meia se recupere rapidamente da pancada sofrida na partida de hoje.

 Emerson Santos, zagueiro oriundo da base, que retornou de contusão, nos passa muito mais confiança que o seu xará, Emerson Silva. Falta agora o retorno do Carli, para dar maior segurança pelo lado onde atualmente joga o Renan.

 Diogo hoje salvou o Glorioso de levar um gol, ao cortar uma bola em cima da linha.

 Sassá tem sido importante e hoje deixou mais um gol nas redes do adversário. Tem 6 gols na competição.

 Achei a arbitragem muito condescendente com o nível de faltas que nossos jogadores receberam, tendo uma delas feito Camilo sair da partida.

 Nosso próximo jogo será no sábado, contra o Coritiba, em Curitiba, quando não poderemos contar com Bruno Silva, suspenso pelo 3º cartão amarelo.

Lances do jogo

1º tempo

- 1 min: Neilton tabelou com Camilo e enfiou um bolão para Sassá, que tirou do goleiro e abriu o placar: 1x0 Fogão;
- 17 min: Pimpão iniciou contra-ataque, lançou Sassá na esquerda, que tocou para Camilo no meio e esse mandou na medida para Neilton na direita, que dominou, puxou para o pé esquerdo, chutou prensado e ampliou: 2x0 Fogão;
- 28 min: bola perigosa na nossa área, mas Emerson Santos abafou o arremate e afastou o perigo;
- 32 min: Luis Ricardo recebeu na direita, mandou para a área, Bruno Silva concluiu de bicicleta e o goleiro espalmou para escanteio;
- 38 min: Luis Ricardo recebeu no ataque, chutou de fora da área, o goleiro deu rebote, mas nenhum alvinegro aproveitou.

2º tempo

- 3 min: um jogador pernambucano recebeu na esquerda, passou por Bruno Silva e Renan Fonseca, cruzou rasteiro para a pequena área, onde um atacante se antecipou a Sidão e diminuiu: 2x1;
- 8 min: Pimpão cruzou da direita e Luis Henrique cabeceou, mas para fora;
- 20 min: após escanteio da esquerda, Sidão não alcançou, a bola bateu em Lindoso, sobrou para um adversário, que tocou para o gol e Diogo salvou em cima da linha;
- 40 min: em ataque pela esquerda da equipe pernambucana, a bola foi chutada cruzada e saiu rente à nossa trave;
- 42 min: novo ataque pernambucano, agora pela direita, mas o chute foi por cima da trave;
- 47 min: chute de Bruno Silva da entrada da área, o goleiro ia deixando passar, mas se recuperou a tempo e defendeu.

Cartões

 Amarelo para Bruno Silva, 3º dele, que está suspenso do jogo contra o Coritiba.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo; Lindoso, Bruno Silva e Camilo (Fernandes); Neilton, Sassá (Luis Henrique) e Pimpão (Nuñez).

 Saudações alvinegras.