quarta-feira, 3 de maio de 2017

A força é do conjunto, da cooperação

 A derrota para o Barcelona, ocasionada principalmente por uma jornada muito ruim da equipe alvinegra na terça-feira, no Nilton Santos, deve ser utilizada como lição pelo grupo de jogadores e pela comissão técnica.

 O Botafogo não tem no plantel um jogador fora de série, que "carregue a equipe nas costas", e o que fez o time ter até aqui uma boa campanha na Libertadores, a tal ponto de ainda depender apenas de uma vitória em dois jogos para se classificar, foi o conjunto, foi a compactação, foi a cooperação mútua demonstrada pelo elenco. Tais fatores não foram vistos contra o Barcelona. Houve falta de atenção, falta de qualidade no passe e muitos espaços concedidos à equipe adversária no nosso setor defensivo.

 Repito, não temos um time de craques, mas sim um time de operários, que se desdobram nos jogos e essa característica não pode ser deixada de lado em nenhum momento, sob risco de acontecer derrota como a de ontem. Claro que derrotas fazem parte do futebol, mas não podem ocorrer por não colocarmos em campo as qualidades pertinentes ao elenco.

 Muitos jogadores estiveram bem abaixo do que podem render. Lembrando a estes que declarações em redes sociais são bacanas, incentivam os torcedores, mas precisam estar sempre presentes na prática, dentro do gramado, caso contrário perdem o sentido.

 É importante ficar claro que o treinador é um dos responsáveis por estarmos disputando a Libertadores e fazendo boa campanha na mesma. Ele tem todo o crédito, merece o nosso respeito, mas é necessário manter os pés no chão e sempre ter a humildade para admitir quando a coisa não funciona em determinado momento. Dizer simplesmente que o sistema de jogo (4/2/3/1) ontem foi o mesmo que venceu outras três partidas não basta. Às vezes as peças utilizadas não são as adequadas ou não funcionam, como de fato não funcionaram. A marcação esteve falha, não vimos as dobras funcionarem e até escanteios foram mal cobrados.

 Ele, reconhecendo a jornada ruim diante do Barcelona, deve trabalhar isso internamente e buscar corrigir as falhas, para que na próxima partida tenhamos de volta as atuações sólidas que vínhamos tendo.

 Estamos ainda em situação confortável na busca pela classificação, dependendo somente de nossas forças, pois precisamos de uma vitória em duas partidas a serem realizadas, uma no Nilton Santos e outra na Argentina. Caso o Estudiantes não derrote o Barcelona no Equador, poderemos nos classificar com um simples empate no Nilton Santos, contra o Atlético Nacional. É trabalhar bastante para chegarmos bem nos referidos confrontos.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: