quinta-feira, 22 de junho de 2017

Botafogo vence o clássico, quebra tabu e sobe na tabela

 O Botafogo recebeu o Vasco no Nilton Santos, venceu por 3x1, com 2 gols de Roger e outro de Victor Luis e quebrou uma sequência de 11 partidas sem derrotar a equipe adversária. O jogo marcou o retorno, mesmo que para o banco de reservas, do nosso paredão Jefferson.

 Apresentando um bom conjunto, a equipe alvinegra construiu a vitória com certa tranquilidade, superando até mesmo os momentos de adversidade na partida.

 Em entrevista após o jogo, um jogador adversário disse que o Botafogo teve umas seis oportunidades e aproveitou três delas, enquanto sua equipe teve muito mais chances e não foi eficaz. Sinceramente, não sei onde ele viu tantas oportunidades para eles assim. Gatito não foi tão exigido na partida, mesmo nos momentos em que tiveram maior posse de bola e tentaram exercer pressão.

 O time adversário chegou com certo perigo em duas bolas alçadas na 1ª etapa e no tempo final acertou nosso travessão aos 8 minutos e chegou em duas bolas aéreas entre os 25 e 30 minutos. Marcaram o gol aos 38, em lance de falta sobre Igor Rabello.

 O time alvinegro recebeu 5 cartões amarelos e entre os atletas penalizados estão Joel Carli e João Paulo, que estavam pendurados e não enfrentarão o Avaí, na próxima segunda-feira, no Nilton Santos.

 O Botafogo começou tocando bem a bola, envolvendo a equipe adversária e chegou ao gol com Roger, aos 4 minutos, em grande assistência de Bruno Silva. Depois do gol mantivemos a postura e chegamos bem em duas jogadas, uma com Arnaldo e outra em arremate de Matheus Fernandes.

 A partir dos 25 minutos a equipe adversária adiantou a marcação e melhorou em campo, criando dificuldades para a equipe alvinegra chegar na frente. Porém, mesmo com certo domínio, eles chegaram apenas em bolas aéreas, aos 29 e 46 minutos, quando, respectivamente, Roger cortou para escanteio e o atacante cabeceou para fora. No último lance do 1º tempo, Victor Luis acertou um chutaço, em falta cobrada por João Paulo e fez o 2º gol.

 O Glorioso voltou tranquilo para o 2º tempo, tocando bem a bola e controlando o jogo. Mesmo com a equipe alvinegra melhor em campo, foi o adversário que assustou no início, em chute de fora da área, que acertou nosso travessão. Poderíamos ter ampliado aos 11, mas a conclusão de João Paulo saiu perto da trave. Não demorou e pegando uma sobra, aos 15, Roger chutou forte, rasteiro e ampliou para 3x0.

 Com o campo pesado pela chuva, desgastando os atletas, nosso treinador substituiu Lindoso por Montillo, aos 18 minutos. Com a vantagem no placar, a equipe diminuiu um pouco o ritmo. O adversário assustou aos 26, em jogada aérea.

 Aos 26 Dudu Cearense substituiu Matheus Fernandes, que havia sentido. A equipe adversária chegou com perigo aos 29, em nova jogada aérea. Aos 30 o nosso treinador sacou Bruno Silva, possivelmente para preservá-lo e me surpreendeu ao colocar Guilherme. Quase no final do jogo, aos 38, a equipe vascaína diminuiu o placar, em jogada em que Igor Rabello foi empurrado e o juiz não assinalou a falta.

 Uma grande apresentação da equipe que entrou em campo. Ainda me preocupa um pouco a marcação no setor de Arnaldo, embora receba ajuda por ali. Montillo entrou, mas infelizmente não conseguiu produzir muito, assim como Guilherme.

Lances do jogo

1º tempo

- 4 min: Bruno Silva recebeu na direita, puxou para a perna canhota, cruzou, Roger cabeceou da grande área, tirando do goleiro e abriu o placar: 1x0 Fogão!
- 7 min: Arnaldo avançou bem pela direita, cruzou, a zaga cortou, a bola voltou para o nosso lateral, que cruzou novamente e mais uma vez a zaga interceptou;
- 15 min: após boa troca de passes no ataque, Matheus Fernandes chutou de fora e a bola passou por cima da meta adversária;
- 29 min: em cobrança de falta perigosa para a nossa área, Roger subiu junto com um adversário e cortou de cabeça para escanteio;
- 46 min: Arnaldo foi cortar uma jogada e furou, a bola foi cruzada para a nossa área e o atacante cabeceou por cima;
- 49 min: em cobrança de falta no campo de ataque, João Paulo rolou para Victor Luis, que encheu o pé e marcou um golaço: 2x0 Fogão!

2º tempo

- 8 min: a bola sobrou para o lateral deles no campo de ataque, que chutou de virada e acertou o travessão de Gatito;
- 11 min: Arnaldo avançou pela direita, cruzou e João Paulo chutou forte, rente à trave;
- 15 min: Bruno Silva recebeu no campo de ataque, tocou para João Paulo lançar na área para o próprio Bruno Silva, que dividiu no alto com um zagueiro e a bola sobrou para Roger chutar e ampliar: 3x0 Fogão!
- 26 min: após escanteio, um jogador adversário cabeceou para fora, com perigo;
- 29 min: após cruzamento da esquerda, um jogador adversário cabeceou da marca do pênalti, mas para fora;
- 38 min: o atacante recebeu na área, empurrou Igor Rabello, que caiu, o juiz não marcou, a bola foi tocada para a pequena área e escorada para as redes: 3x1.

Cartões

 Amarelo para Victor Luis, Dudu Cearense, Joel Carli, Roger e João Paulo.

Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso (Montillo), Matheus Fernandes (Dudu Cearense), Bruno Silva (Guilherme) e João Paulo; Pimpão e Roger.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: