domingo, 9 de julho de 2017

O Paredão voltou!

 O Botafogo empatou por 1x1 com o Atlético/MG no estádio Nilton Santos, em noite que marcou o retorno de Jefferson à meta alvinegra. E que retorno! O “Paredão Alvinegro” fez excelentes e difíceis defesas na partida, entre elas uma penalidade máxima. No gol do adversário, após o chute, nosso goleiro foi traído por um desvio de cabeça do zagueiro Emerson Silva, que impediu que a noite fosse ainda melhor.

 Sobre Emerson Silva, além do lance no gol dos mineiros, o pênalti para eles também foi em jogada em cima do zagueiro, quando a bola foi no seu braço. O nosso treinador cita muito a questão da meritocracia e onde ela se encaixa na escalação do Emerson Silva em detrimento ao Igor Rabello, que vinha bem no time? O treinador foi perguntado sobre a questão na entrevista pós-jogo e respondeu que optou pela experiência no jogo contra o mesmo adversário pela Copa do Brasil (a questão é que o de hoje foi o 3º jogo após o citado pelo treinador). Ele também disse que não pode escalar com base na opinião pública.

 O Glorioso repetiu a escalação da partida contra o Nacional, no Uruguai, apenas com Jefferson no lugar de Gatito e atuou com a postura conhecida, fechado, buscando contra-ataques, mas uma vez mais encontrou bastante dificuldade para chegar com perigo na área adversária.

 No 1º tempo a equipe mineira deu trabalho a Jefferson aos 9 e aos 12, com nosso goleiro fazendo duas grandes defesas, em chutes da entrada da área. Aos 22 nosso goleiro nada pode fazer, já que a conclusão foi desviada por Emerson Silva e foi para as redes.

 O alvinegro chegou com certo perigo somente aos 29, em jogada aérea, e aos 43, em belo arremate de Pimpão, que o goleiro teve dificuldade para defender.

 O Botafogo voltou do intervalo com Camilo na vaga de Matheus Fernandes. Logo aos 2 minutos, a bola foi cruzada para a nossa área e tocou no braço de Emerson Silva, com o juiz assinalando a penalidade. Na cobrança, aos 3 minutos, Jefferson se esticou, fazendo nova grande defesa e evitando o 2º gol.

 O Botafogo tentava chegar na frente, mas esbarrava na conhecida dificuldade em criar jogadas ofensivas. Aos 9, em contra-ataque deles, Jefferson apareceu novamente.

 O treinador alvinegro tirou Pimpão da partida aos 10 minutos e colocou Guilherme. Aos 16 conseguimos uma boa chegada, em cruzamento de Victor Luis, que a zaga cortou. O jogo seguia com o placar sem alteração e, aos 32, mais uma mudança no time, saindo Lindoso e entrando Marcos Vinícius.

 O final acabou sendo emocionante. Aos 45, em contra-ataque do adversário, Jefferson salvou novamente e, aos 46, Marcos Vinícius foi derrubado na área e o juiz marcou a penalidade. Roger cobrou aos 48 e empatou no rebote do goleiro.

 Tivemos 9.630 torcedores presentes no Nilton Santos.

Lances de jogo

1º tempo

- 9 min: um jogador adversário chutou forte e colocado da entrada da área, pelo lado esquerdo e Jefferson espalmou;
- 12 min: novo arremate da equipe adversária da entrada da área, agora pelo lado direito e Jefferson espalmou novamente;
- 22 min: Matheus Fernandes perdeu a bola no meio de campo, um atacante recebeu na esquerda, cortou para o meio, chutou, a bola foi desviada por Emerson Silva e foi no canto, sem chance para Jefferson: 0x1;
- 29 min: João Paulo cobrou escanteio da direita e Emerson Silva cabeceou por cima;
- 42 min: após escanteio da esquerda, Jefferson defendeu junto à trave;
- 43 min: em jogada aérea na área adversária, Pimpão deu uma puxada e o goleiro espalmou, com dificuldade, para escanteio.

2º tempo

- 2 min: em cruzamento da esquerda para a nossa área, a bola bateu no braço de Emerson Silva e o juiz marcou pênalti;
- 3 min: na cobrança da penalidade máxima, Jefferson se esticou e fez grande defesa, para escanteio;
- 9 min: em contra-ataque do adversário, um jogador adversário recebeu pelo lado direito, na área, chutou e Jefferson espalmou;
- 16 min: em ataque rápido, Guilherme tocou para Victor Luis, que cruzou e a zaga cortou;
- 45 min: em cobrança de falta para o alvinegro, no meio de campo, a bola foi tocada errada, um adversário avançou em velocidade, Jefferson saiu bem e interceptou a jogada, evitando o gol;
- 46 min: Marcos Vinícius recebeu no ataque, invadiu a área, foi derrubado e o juiz marcou o pênalti;
- 48 min: Roger cobrou a penalidade, o goleiro defendeu parcialmente e o próprio Roger pegou o rebote e empatou a partida: 1x1.

Cartões

 Amarelo para Joel Carli.

Escalação/substituições

 Jefferson, Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso (Marcos Vinícius), Matheus Fernandes (Camilo), Bruno Silva e João Paulo; Pimpão (Guilherme) e Roger.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: