sexta-feira, 21 de julho de 2017

Um bom empate ou nem tanto?

 O Botafogo empatou por 0x0 com o Atlético/PR, na Arena da Baixada. Considerando o adversário difícil, atuando em seus domínios e precisando fugir das últimas posições, o resultado foi bom, até porque é sempre importante pontuar fora de casa. Agora, se considerarmos que a vitória nos colocaria no G4 e acabamos ficando na 7ª posição, o empate não agradou tanto.

 Na realidade, sabemos a dificuldade que é o Campeonato Brasileiro e até aqui estamos realizando uma boa campanha, com um elenco de certa forma reduzido, comparado a muitos outros. Ainda tem o fato de estarmos disputando, simultaneamente, mais duas competições: Copa do Brasil e Libertadores.

 O Botafogo demorou a se encontrar em campo no 1º tempo, além disso errou muitos passes, melhorando somente no terço final da etapa. O alvinegro, bem defensivamente, não deu muitas chances ao adversário, que chegou aos 4, em bola cruzada, que Jefferson espalmou, depois aos 23, em arremate na entrada da área, e aos 29, em contra-ataque rápido não aproveitado. Já o alvinegro teve um arremate de Matheus Fernandes interceptado aos 10 e uma conclusão de Roger aos 25, que foi para fora.

 No 2º tempo os erros de passe continuaram, o que nos dificultava bastante para articular ações ofensivas. A equipe adversária tentava nos pressionar, mas aos 11, enfim, encaixamos um contra-ataque, mas o goleiro se antecipou a Pimpão e afastou o perigo. Alguns espaços surgiam em campo. Aos 20, uma bola cruzada da esquerda foi cabeceada por cima da meta de Jefferson, com certo perigo. Aos 22, Pimpão deixou Matheus Fernandes de frente para a meta adversária, mas a conclusão foi por cima.

 Nosso treinador substituiu Roger por Guilherme aos 28 e logo depois o atacante teve boa chance, após jogada de Bruno Silva. A melhor oportunidade dos paranaenses aconteceu aos 32, mas após defesa de Jefferson, Victor Luis salvou.

 Aos 39 passamos a jogar com um jogador a menos, já que Emerson Santos recebeu o 2º cartão amarelo (o 1º foi recebido aos 18, também da 2ª etapa) e foi expulso. Automaticamente o treinador alvinegro colocou Marcelo em campo, na vaga de Lindoso, para recompor o lado direito. Aos 44 mais uma mudança, saindo Pimpão para a entrada de Gilson.

 Nos últimos minutos uma chance para cada equipe: aos 47, em contra-ataque, Guilherme tirou tinta da trave adversária e aos 49, após corte parcial de Matheus Fernandes, a bola foi chutada para fora, com perigo.

 Taticamente a equipe esteve bem, mas tecnicamente alguns atletas estiveram abaixo do que podem render. Defensivamente fizemos por onde para não sairmos derrotados, mas ofensivamente não produzimos o suficiente para a vitória.   

Lances de jogo

1º tempo

- 4 min: cruzamento da esquerda, a bola foi cabeceada com perigo, Jefferson espalmou e Victor Luis cortou para escanteio;
- 10 min: Pimpão recebeu na esquerda, tocou um pouco atrás para Matheus Fernandes, que chutou, a bola resvalou na zaga e saiu para escanteio;
- 23 min: em ataque da equipe paranaense pelo lado esquerdo, a bola foi chutada com perigo, mas para fora;
- 25 min: Pimpão lançou Roger, que chutou prensado e a bola foi para fora;
- 29 min: em rápido contra-ataque paranaense pela esquerda, a bola foi atravessada para a área, mas o lateral sentiu uma contusão e não chegou na bola.

2º tempo

- 11 min: Roger recebeu no meio, lançou Pimpão, que avançou em velocidade, mas o goleiro se antecipou e cortou;
- 20 min: a equipe adversária atacou com perigo pela esquerda, a bola foi cruzada e cabeceada por cima;
- 22 min: Pimpão recebeu na esquerda, rolou para Matheus Fernandes na área, que chutou por cima e perdeu boa chance;
- 31 min: Bruno Silva recebeu na direita, foi ao fundo, cruzou, a bola sobrou para Guilherme, que teve o chute interceptado, mas ainda ficou com o rebote, lançou para a pequena área e quase Bruno Silva tocou para as redes;
- 32 min: a bola foi chutada com força, Jefferson espalmou para o lado e no rebote Victor Luis se antecipou ao atacante e salvou;
- 47 min: Guilherme puxou contra-ataque pela esquerda, cortou para o meio, chutou e a bola saiu com muito perigo;
- 49 min: Matheus Fernandes foi cortar, não pegou bem na bola, que sobrou na entrada da área para um jogador adversário chutar para fora, com perigo.

Cartões

 Amarelo para Joel Carli, Pimpão, Igor Rabello e Jefferson. 
 Cartão vermelho para Emerson Santos (2 cartões amarelos).
 Foi o 3º amarelo de Carli, Rabello e Pimpão, que não poderão enfrentar o Atlético/GO, assim como o expulso Emerson Santos.

Escalação/substituições

 Jefferson, Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso (Marcelo), Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Pimpão (Gilson) e Roger (Guilherme).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: