quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Atuação segura, classificação merecida e festa da torcida

 O Botafogo derrotou o Nacional do Uruguai por 2x0 no Nilton Santos lotado e se classificou para as quartas de final da Libertadores. O Glorioso construiu o placar com apenas 5 minutos de jogo, com Bruno Silva e Pimpão, o que tranquilizou um pouco mais a equipe e os torcedores, já que somada à vitória em Montevidéu, a vantagem aumentou muito.

 Em se tratando de competição difícil como a Libertadores, a tranquilidade não poderia gerar relaxamento e falta de atenção, mas felizmente o time alvinegro manteve-se ligado durante todo o jogo e garantiu a classificação para enfrentar o Grêmio na próxima fase.

 O Botafogo abriu o placar aos 2 minutos, após escanteio cobrado por João Paulo na cabeça de Bruno Silva. Logo depois, aos 5, a bola foi recuada para o goleiro e Pimpão se antecipou e aumentou o placar.

 Com a vantagem, a equipe alvinegra se postou em campo da maneira que gosta, fechada e tentando sair em contra-ataque. Sem sofrer perigo, o Botafogo por pouco não ampliou aos 20, em chute de Roger que o goleiro salvou. A primeira chegada do Nacional ocorreu aos 32, em chute de fora que saiu para escanteio. Depois o adversário chegou em duas cobranças de falta no final da etapa, mas ambas ficaram nas mãos de Gatito.

 No início da etapa final, a equipe uruguaia, precisando reverter a desvantagem, tentou exercer pressão. Logo aos 3 minutos Gatito fez bela defesa, para escanteio, mas depois disso, bem postada defensivamente, a equipe alvinegra não dava chances aos adversários, que tentavam cruzamentos, sempre bem interceptados por nossa defesa.

 Aos 20 minutos, o treinador Jair Ventura colocou Guilherme na vaga de Pimpão. Aos 23, Gatito fez grande defesa em chute à queima-roupa. Aos 29 foi a vez de Dudu Cearense ir para o jogo no lugar de Matheus Fernandes.

 Espaços foram surgindo e Guilherme, que entrou bem no jogo, puxou contra-ataques e serviu companheiros, como aos 33, mas Roger não aproveitou. Aos 34, Lindoso cabeceou com perigo. Aos 35 Guilherme tocou boa bola para Roger, que chutou mal.

 Nossa última alteração ocorreu aos 42, com Roger saindo para a entrada de Gilson. Nos últimos minutos, com a vitória alvinegra garantida, o que se viu foi o destempero dos uruguaios, que acabaram com três jogadores expulsos, mas infelizmente o juiz também mostrou vermelho para Victor Luis, em confusão iniciada após agressão ao nosso lateral.

 Uma grande vitória do Botafogo!

 Uma grande festa dos 40 mil torcedores presentes no Nilton Santos!

 Que venham as quartas de final!

Lances do jogo

1º tempo

- 2 min: João Paulo cobrou escanteio pela direita, Bruno Silva, bem posicionado próximo à marca de pênalti, cabeceou no canto e abriu o placar: 1x0 Fogão!
- 5 min: Gatito deu um chutão para a frente, a bola ficou com a defesa uruguaia e foi atrasada para o goleiro, mas Pimpão acreditou na jogada, chegou antes do goleiro, tocou na bola e mandou para as redes: 2x0 Fogão!
- 20 min: Pimpão dividiu com os defensores uruguaios, a bola sobrou para Roger, que chutou de primeira da entrada da área, no canto alto e o goleiro saltou e espalmou para escanteio;
- 32 min: um uruguaio arriscou de fora da área, a bola resvalou na nossa zaga e saiu com perigo para escanteio;
- 45 min: em cobrança de falta do time uruguaio de fora da área, Gatito defendeu sem rebote;
- 46 min: em nova cobrança de falta do Nacional, a bola passou na frente de vários jogadores, com perigo, e ficou com Gatito.

2º tempo

- 3 min: após chute forte, de longe, Gatito se esticou e mandou para escanteio;
- 23 min: um uruguaio ficou com um rebote na área, pelo lado direito, chutou forte, mas Gatito abafou muito bem a jogada e evitou o gol;
- 34 min: após cobrança de escanteio, Lindoso cabeceou e a bola saiu com perigo;
- 35 min: Guilherme dominou na área, pelo lado esquerdo, tocou para Roger, que chutou fraco e perdeu grande chance para ampliar.

Cartões

 Amarelo para Matheus Fernandes, João Paulo, Roger e Dudu Cearense.
 Vermelho para Victor Luis.

Escalação/substituições

 Gatito, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Matheus Fernandes (Dudu Cearense), Bruno Silva e João Paulo; Pimpão (Guilherme) e Roger (Gilson).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: