domingo, 13 de agosto de 2017

Leandro e Gatito decidem e o Botafogo vence no início do returno

 O Botafogo derrotou o Grêmio por 1x0, no Nilton Santos, e subiu três posições na classificação do Brasileiro. A equipe alvinegra só não terminará a rodada nessa posição se o Santos for derrotado em casa na segunda-feira.

 O Glorioso entrou em campo praticamente com a equipe reserva, assim como o seu adversário. Dos titulares, somente Gatito, Bruno Silva e Matheus Fernandes começaram a partida, mas a equipe entrou com a postura semelhante a que iniciou os últimos jogos pela Copa do Brasil e Libertadores.

 Assim como nas citadas competições, o alvinegro abriu o placar logo no início, com Leandro, após excelente contra-ataque aos 6 minutos. Com a vantagem, o Botafogo se manteve melhor que o adversário na partida, criou chances para ampliar e neutralizava as investidas dos gaúchos, que chegaram pela primeira vez somente aos 21, mas Emerson Silva, atento, salvou em cima da linha.

 O time alvinegro chegava bem no ataque, mas não conseguia ampliar o placar, por outro lado não dava espaços ao adversário, que teve somente mais uma chance aos 28, em contra-ataque e em cobrança de falta aos 44, que resultou em pênalti duvidoso assinalado pelo juiz, ao ver um toque no braço de Matheus Fernandes. Na cobrança, Gatito defendeu e levou a vantagem mínima para o intervalo.

 O alvinegro não repetiu na etapa final a atuação do 1º tempo, devido a erros de passes em demasia e a faltas seguidas marcadas pela arbitragem, para o adversário, nos primeiros 15 minutos. Mesmo assim, o time encaixou bons contra-ataques e poderia matar o jogo, mas foram desperdiçados, tanto por excesso de individualismo em alguns, como em falta de capricho nas finalizações em outros.

 O adversário chegou em jogadas aéreas, logo a um minuto e aos 18, assim como em chute aos 42, que desviou em Marcelo e saiu com perigo. Fora isso, o Botafogo conseguiu neutralizar muito bem os avanços dos gaúchos.

 O treinador Jair Ventura, que completou um ano no comando técnico do alvinegro, fez três substituições no 2º tempo: Victor Luis na vaga de Leandro (aos 17); Fernandes no lugar de Brenner (aos 20); Emerson Santos na vaga de Arnaldo (aos 27).

 Agora é semifinal da Copa do Brasil, na quarta-feira, também no Nilton Santos e a presença do torcedor alvinegro será fundamental para buscarmos a classificação para a final.

Lances do jogo

1º tempo

- 6 min: Leandro recuperou uma bola no campo de defesa, tocou para Matheus Fernandes, daí para Léo Valencia no campo de ataque. O chileno abriu na direita para Brenner que enfiou um bolão na área para Leandro chutar cruzado, na saída do goleiro e abrir o placar: 1x0 Fogão!
- 9 min: Gilson cruzou da esquerda, a bola desviou na zaga, foi em direção ao gol, mas o goleiro mandou para escanteio;
- 11 min: Léo Valencia recebeu na área, pela direita, cruzou, mas Emerson Silva não conseguiu tocar de cabeça;
- 21 min: após escanteio pela esquerda, a bola foi na nossa área, houve um chute cruzado e Emerson Sila salvou em cima da linha;
- 24 min: Guilherme puxou contra-ataque, Bruno Silva recebeu, tocou de volta para Guilherme, que driblou um marcador, mas chutou em cima do goleiro;
- 26 min: Léo Valencia tocou para Matheus Fernandes na área, que arriscou e o goleiro defendeu;
- 28 min: em contra-ataque do time adversário pela esquerda, Arnaldo foi driblado, a bola foi chutada, desviada e saiu para escanteio;
- 44 min: em cobrança de falta da equipe gaúcha da entrada da área, o juiz marcou pênalti por toque, discutível, no braço de Matheus Fernandes;
- 46 min: na cobrança da penalidade, Gatito se esticou e foi buscar no cantinho, evitando o gol de empate.

2º tempo

- 1 min: escanteio para o adversário pela direita, Brenner raspou no 1º pau e um atacante cabeceou por cima;
- 4 min: Brenner cruzou rasteiro da direita, a bola atravessou a área, mas ninguém conseguiu tocar nela;
- 13 min: em contra-ataque, Bruno Silva tocou na área para Léo Valencia, que chutou e o goleiro espalmou para escanteio;
- 18 min: em bola cruzada para a nossa área, houve um bate-rebate e a zaga cortou;
- 19 min: Arnaldo avançou, costurou a zaga adversária, chutou e o goleiro salvou;
- 34 min: Léo Valencia puxou contra-ataque, mas não tocou a bola e acabou desarmado;
- 36 min: Guilherme puxou contra-ataque, poderia ter tocado para Gilson na esquerda ou Léo Valencia na direita, mas preferiu chutar e mandou por cima;
- 41 min: Guilherme tocou para Victor Luis na esquerda, que cruzou rasteiro, a bola atravessou a área e ninguém tocou;
- 42 min: em chute da entrada da área, a bola desviou em Marcelo e sai com perigo para escanteio;
- 47 min: em roubada de bola no ataque, Bruno Silva tocou para Gilson, que chutou para fora, com perigo.

Cartões

 Amarelo para Matheus Fernandes, Gilson e Emerson Silva.

Escalação/substituições

 Gatito, Arnaldo (Emerson Santos), Marcelo, Emerson Silva e Gilson; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandro (Victor Luis) e Léo Valencia; Guilherme e Brenner (Fernandes).

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: